Foz do Iguaçu: CORREDOR FERROVIÁRIO LIGANDO O OESTE DO PARANÁ E O POLO PRODUTOR DE GRÃOS DO MS AO PORTO DE PARANAGUÁ TERÁ RAMAL PARA FOZ

Projeto avança e ferrovia que liga MS deve ser licitada até fim do ano.

O processo de licenciamento da Ferroeste, que ligará o Paraná Mato Grosso do Sul e terá um ramal entre Foz do Iguaçu e Cascavel, avançou mais uma etapa com a autorização do diagnóstico ambiental emitido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) – chamado Abio.

O Corredor Oeste de Exportação – Nova Ferroeste, com extensão estimada de 1.370 km, abrange a construção de novos trechos e a criação de um corredor ferroviário de exportação ligando o Oeste do Paraná e o polo produtor de grãos do MS ao porto de Paranaguá.

O projeto da Nova Ferroeste ligará Cascavel a Maracaju (MS); revitalizará o atual trecho ferroviário que vai de Cascavel a Guarapuava; construirá uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá e terá um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

A iniciativa atende ao objetivo de ampliar a malha ferroviária nacional, de modo a atender ao transporte de cargas voltado à exportação e promover maior participação desse modal na matriz de transportes, o que favorece a competitividade de nossa economia e a segurança do transporte de mercadorias.

A Abio permite o início dos trabalhos de campo para o diagnóstico ambiental da fauna na área do projeto da Nova Ferroeste. Essa etapa é balizada por um plano de trabalho, analisado e aprovado pelo Ibama, no qual são indicados os pontos de amostragem e a metodologia a ser aplicada. Os dados a serem coletados em campo são essenciais para a avaliação de impactos ambientais da ferrovia, que será debatida com a sociedade após a conclusão dos estudos.

As atividades de monitoramento ocorrerão nas áreas amostrais definidas no Plano de Trabalho aprovado pelo Ibama.

(Por Darlon Dutra, da Redação, com Midiamax)

leave a reply