Mercosul: EM FOZ, BOLSONARO E FERNÁNDEZ DEVEM SE ENCONTRAR EM NOVEMBRO

Foz do Iguaçu é prevista como local do primeiro encontro entre os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Argentina, Alberto Fernández, em novembro. Foi em Foz do Iguaçu, onde os ex-presidentes José Sarney e Raúl Alfonsín tiveram o encontro histórico que marcou o início do Mercosul.

Bolsonaro e Fernández jamais se falaram. E a relação pública, entre eles, foi marcada, desde o início da campanha presidencial do argentino, por troca de críticas, ironias e silêncios. Fato inédito em pelo menos 35 anos entre presidentes dos dois países vizinhos.

O anúncio de Scioli, falando de Brasília, foi feito durante o encontro, via Zoom, chamado ‘Apresentação do Plano de Ação 2020-2022. Promoção de Exportações para o Brasil’.

Scioli contou sobre seu encontro com Bolsonaro e a mensagem de Fernández que levou ao presidente brasileiro, assim que desembarcou em Brasília. Fiel ao seu estilo, de evitar crises ou esfriá-las, o embaixador e ex-vice-presidente argentino falou: “para que precisamos de conflitos? Juntos sairemos dessa”.

Ele disse que já existem quatro voos semanais entre Buenos Aires e São Paulo. Que quer tentar reativar, por exemplo, os 77 voos semanais que a companhia aérea Gol realizava entre os dois países. Disse ainda que teve Covid-19 assim que chegou ao Brasil. “Tive apenas leve cansaço. Mas já estou bem e trabalhando normalmente”, afirmou.

A previsão do encontro dos mandatários brasileiro e argentino na “Terra das Cataratas” está previsto para o próximo dia 30 de novembro.

(Da Redação com El Clarín)

leave a reply