“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”

(Salmos 126:5-6)

A “lei da semeadura” ou a regra de plantio é um conceito bastante abordado em toda a Bíblia. Jesus ensinou diversas parábolas sobre semeador, tipos de solo e sementes (como o grão de mostarda, por exemplo). Paulo também disse (em Gálatas 6:7) que tudo que o homem semear isso também colherá. Por essas e outras referências, entendemos que naturalmente, em todos os âmbitos da vida, nós colhemos aquilo que plantamos. 

O salmo de hoje fala-nos de um aspecto diferente do plantio. Na verdade, é o único lugar na Bíblia em que é mencionado um tipo de colheita diferente do que aquele que se plantou. A lei da semeadura aqui é envolvida pela graça e misericórdia do Senhor que sustenta todas as coisas! 

Deus concede aos que plantam com lágrimas (humildade, confiança e contrição), colherem os seus feixes cheios de alegria (felicidade, contentamento e satisfação)!

Confie a sua semente a Jesus que pode transformar uma pequena semente e muitos feixes. Ele também pode mudar o seu pranto em festa!

Mesmo com lágrimas e dificuldades, semeie a sua semente:

  • – Plantar está relacionado com confiança. Entregue ao Senhor os seus planos e confie que Ele tudo fará.
  • – Ore a Deus constantemente, peça que Ele te sustente e dirija em todos os propósitos de sua vida.
  • Deus faz nascer e dá o crescimento, mas você precisa plantar! Se esforce e tenha bom ânimo!
  • Depois de semear com fé, ore e espere com paciência no Senhor.
  • Peça orientação a Deus para que sempre produza bons frutos, através da ação do Seu Espírito em sua vida.
  • – A Palavra de Deus é a Boa semente. Compartilhe a Palavra d’Deus com outras pessoas à sua volta. 

OREMOS:

Senhor, ajuda-me a plantar sementes com fé e esperança em Ti. Que eu possa confiar pois o Senhor sustenta todas as coisas, assim também sustenta a minha vida, minha família e todos os meus sonhos. Mesmo quando eu chorar, cansado ou abatido pelo desgaste da vida ou pelo esforço do trabalho, que eu continue plantando boas sementes. Que essas sementes possam produzir bons frutos que permaneçam, para bênção de muitos e para Sua glória, em nome de Jesus! Amém.