Soldados de patrulha antiterrorista são atropelados em Paris

Um automóvel atropelou na manhã desta terça-feira (09/08) uma patrulha militar antiterrorista no subúrbio noroeste de Paris, causando seis feridos. Apesar de não correrem risco de morte, dois deles estão em estado grave, segundo informações da polícia da capital francesa.

O motorista está foragido. Os soldados da força de operações “Sentinelle” foram atropelados diante de uma caserna militar no centro de Levallois-Perret, a cerca de oito quilômetros do centro de Paris.

A delegacia de polícia do departamento Hauts-de-Seine, região responsável pela cidade de Levallois, evocou uma “ação a priori voluntária”, embora o motivo do ataque ainda seja desconhecido – ato terrorista ou acidente.

Soldados patrulham a área próxima ao local de atropelamento, em Levallois-PerretSoldados patrulham a área próxima ao local do atropelamento, em Levallois-Perret

Já o prefeito da cidade, Patrick Balkany, disse ao canal de televisão francês BFM TV que considera “intolerável” e “vergonhosa” a agressão contra os militares. Ele também afirmou que o “odioso ataque” foi “sem dúvida deliberado”. “Trata-se de um veículo (…) que acelerou muito quando eles saíram [da caserna]”, explicou o político conservador.

O atropelamento aconteceu quatro dias depois de um jovem de 18 anos com problemas psiquiátricos ter tentado entrar na Torre Eiffel, em Paris, munido de uma faca enquanto gritava “Alá é Grande”. Apesar da situação clínica, o jovem está sendo investigado porque afirmou estar em contato com os extremistas do “Estado Islâmico”.

As patrulhas antiterroristas foram mobilizadas na França após os atentados de Paris, em 2015. Desde janeiro daquele ano, 239 pessoas morreram em atentados extremistas islâmicos. Os ataques mais recentes tiveram como alvo especialmente forças da ordem em locais emblemáticos, como pontos turísticos. Em junho, um homem bateu num carro de polícia na Avenida Champs-Elysées. Ninguém ficou ferido na ocasião.

 

Com DW

leave a reply