Pandemia: PRAIAS DO LITORAL BRASILEIRO VOLTAM A FICAR LOTADAS

Mesmo com a proibição de permanência na areia, banhistas lotaram praias por todo o litoral do país. Turistas também desrespeitaram regras e poucos usavam máscara.

Sob sol intenso, calor de 31°C e sensação térmica ainda maior, as praias da zona sul do Rio de Janeiro lotaram novamente neste sábado, 12, embora menos do que no final de semana anterior, que emendou com o feriado da Independência do Brasil e permitiu que, com três dias de folga, mais turistas visitassem ao Rio.

Mesmo com menos gente, a aglomeração voltou a acontecer neste sábado pelo menos nas praias de Copacabana e Ipanema. Desde março está proibido permanecer na areia das praias do Rio, e a prefeitura alega que tem fiscalizado regularmente os locais. Mas não se encontrava nenhuma fiscalização por essas praias, quando do registro das imagens (feitas das 14h30 às 15h15) neste sábado.

Na sexta-feira, o prefeito Marcelo Crivella cogitou liberar o acesso do público aos estádios, em jogos de futebol, como forma de reduzir a lotação das praias. Por enquanto, os jogos de futebol têm acontecido sem torcida.

“Nossa esperança é que as pessoas, indo para os estádios no domingo, não vão para a praia. Estamos tentando combinar, até antecipar os horários dos jogos um pouco. No estádio tem espaçamento e todos de máscara direitinho”, afirmou o prefeito. A ideia da prefeitura é que o Maracanã, que tem capacidade para quase 79 mil pessoas, fique limitado a receber de 10 mil a 12 mil lugares – cerca de 15% da lotação. Mas essa proposta ainda está em análise.

Outra medida anunciada na sexta-feira pelo prefeito para tentar reduzir o número de banhistas foi a proibição de estacionamento de automóveis ao longo de toda a orla do município, aos sábados, domingos e feriados. Nada capaz de impedir a aglomeração que se repetiu neste sábado.

A prefeitura do Rio informou, em nota, que 40 guardas municipais fiscalizaram a orla neste sábado e aplicaram 296 multas por irregularidades como estacionamento em local proibido. Ainda de acordo com o texto, outros 271 guardas fiscalizaram as praias, e o balanço de multas aplicadas neste sábado e domingo será divulgado durante a próxima semana.

De 5 de junho e 10 de setembro, a Guarda Municipal registrou 7.100 multas sanitárias, sendo 5.734 (80,76%) pela falta do uso de máscaras (5.443 em vias públicas e 291 dentro de estabelecimentos comerciais); 519 (7,3%) em estabelecimentos essenciais que estavam funcionando fora do horário fixado; 178 (2,5%) por aglomeração em estabelecimentos, incluindo filas, e 167 (2,35%) em casos de aglomerações em vias públicas; 285 (4,01%) em estabelecimentos e atividades não autorizados a funcionar; 214 (3,01%) em estabelecimentos e atividades essenciais fora das condições impostas por lei.

Praias cheias também no litoral de São Paulo

Com previsão de temperatura na casa dos 35ºC, turistas e moradores de Santos e Guarujá também decidiram ir às praias neste fim de semana.

Em Santos, moradores e turistas foram às praias, muitos apenas para caminhar na beira d´água, já que estão proibidos os guarda-sóis e cadeiras na areia. Mas alguns descumpriram a regra e se concentravam principalmente nas áreas onde estão os coqueiros ou perto dos jardins. Ambulantes não podem colocar carrinhos na areia.

No início da tarde, Natália Kariny Medanha Ventura aproveitava a praia na companhia da filha Marjorie, de 12 anos, e do sobrinho Gustavo, 7. Moradora de Salvador, ela está em Santos para visitar os pais. “Olha, eu vi muita gente sem máscara hoje. Eu e as pessoas que estão comigo estamos usando. Acho que nessa hora o mais importante é cada um fazer sua parte”, disse.

Muita gente na praia não usava máscara e preferiu não falar sobre regras de distanciamento. Ao serem abordados pelo Estadão, um grupo com dois homens, duas mulheres e uma criança, todos da mesma família e que conversavam tranquilamente embaixo de um coqueiro, na areia da praia, encerraram a conversa e não quiseram dar entrevista.

A Prefeitura de Santos informou que, durante a manhã deste sábado, a Guarda Civil Municipal realizou 898 abordagens na orla da praia, sendo 391 relacionadas a orientações para uso obrigatório de máscara, 501 a respeito do uso da faixa de areia e seis referentes à presença de animais (cães) na praia. Não houve aplicação de multas ou registro de problemas nas abordagens.

No Guarujá, na Praia de Pitangueiras, guarda-sóis e grupos dominavam a faixa de areia e pouca gente usava máscara. A prefeitura informou que fiscais percorreram as principais praias para verificar possíveis irregularidades em relação a ambulantes e quiosqueiros. A atividade está liberada no município, mas os profissionais devem seguir protocolos de higiene.

Até às 13 horas deste sábado foram atendidas 30 ocorrências referentes à disposição de mesas, cadeiras e guarda-sóis na faixa de areia. Tais itens foram proibidos por meio do decreto 13.814, publicado em 25 de julho no Diário Oficial do Município.

A equipe de fiscalização aplicou advertência nos ambulantes que descumpriram as regras estabelecidas e os infratores, por sua vez, foram obrigados a retirar os equipamentos da praia. No caso de reincidência, poderão ter o alvará ou licença de funcionamento cassadas. Em todas as abordagens realizadas pelas equipes da Prefeitura, as pessoas que não faziam uso de máscara, atenderam às recomendações e colocaram o equipamento de proteção.

(Da Redação com Agência Estado e fotos de Bruno Martins e Leo Orestes)

leave a reply