Lugares são exuberantes, e cheios de histórias!
O Estudio C do último sábado, 29/5, mostrou um passeio pela Cachoeira da Mariquinha, nos Campos Gerais. enquanto Daiane Fardin aprendia dicas de sobrevivência na selva com dois especialistas em bushcraft. Além das dicas, nossa apresentadora se impressionou com as belezas do local, repleto de trilhas, lagos e a cachoeira que dá nome ao lugar!
Separamos alguns dos mais incríveis pontos turísticos do Paraná e fizemos uma lista das 7 Maravilhas Naturais do estado. Todas elas podem ser visitadas – depois que a pandemia acabar, claro. Confira:
CATARATAS DO IGUAÇU
Foto: Divulgação.
Impossível fazer uma lista sobre as maravilhas naturais do Paraná e não começá-la com as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Afinal, é a única do Paraná e segunda do Brasil a entrar na lista oficial das 7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo eleitas em um concurso pelo “New7Wonders”.
As cataratas ficam no Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, e é de uma beleza única no mundo. Ao todo possui um conjunto de 275 quedas d’água em uma área de 252 mil hectares.
O Estúdio C já visitou e contou as histórias das Cataratas inúmeras vezes. Em 2018 levamos o então recém ex-BBB Kaysar para conhecê-las.
No ano seguinte mostramos as lendas indígenas e a ligação dos povos nativos com a região
E, ano passado, a Camila Barbieri voltou no tempo para entender a ligação de Santos Dumont, o pai da aviação, com o PARQUE Nacional do Iguaçu.
ILHA DO MEL
Foto: Divulgação.
Saindo da região oeste, uma das maravilhas naturais do Paraná fica do outro lado do estado, mais especificamente no litoral paranaense. A Ilha do Mel fica na Baía de Paranaguá e é um dos pontos turísticos mais importantes da região.
A ilha possui 2762 hectares com muitas árvores, córregos, rios e claro, monumentos antigos. Afinal, é na Ilha do Mel que fica a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, único monumento militar do século 18 no Paraná. Esta construção foi usada na época como principal defesa do estado contra invasões de piratas e navios inimigos no nosso litoral.
A região ainda guarda outros locais igualmente importantes, como o Farol das Conchas, do século 19, e a Gruta das Encantadas, permeada de histórias de pescadores e lendas de outro mundo.
Em 2020 mostramos uma das batalhas mais famosas nos mares paranaenses que aconteceu por ali: a Batalha de Cormorant.
VILA VELHA
Foto: Divulgação.
O Parque Estadual de Vila Velha fica na região dos Campos Gerais, próximo de Ponta Grossa. Quem já viajou pela região deve ter visto as pedras com formato curiosos de longe. A Vila Velha virou Parque Estadual em 1953 e, em 1966, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná.
O que chama a atenção ao visitar o parque são os caminhos em meio ao arenito e formações rochosas bem curiosas, que possuem milhares de anos! O Parque Vila Velha ainda possui cavernas verticais, furnas e uma belíssima lagoa, chamada de Lagoa Dourada.
Em outubro de 2020 a Camila Barbieri fez um passeio inesquecível pelo parque e contou um pouco sobre as curiosidades e lendas que permeiam o lugar.
BURACO DO PADRE
Foto: Divulgação.
Pertinho da Vila Velha, ainda nos Campos Gerais, fica outra grande maravilha da natureza paranaense: o Buraco do Padre! O local é uma furna com uma cascata com cerca de 30 metros de altura. O nome remete aos antigos padres jesuítas que meditavam há alguns séculos.
Desde 2005 faz parte do Parque Nacional dos Campos Gerais, que mantém uma trilha incrível que precisa ser usada para chegar a pé ao Buraco do Padre.
Enfim, o local é perfeito para relaxar em meio à natureza e tirar ótimas fotos para as redes sociais. Falando nisso, o Estúdio C já visitou o Buraco do Padre com o fotógrafo Brian Baldrati.
CANYON GUARTELÁ
Foto: Divulgação.
O Parque Estadual do Guartelá possui um ponto turístico natural impressionante: o Cânion Guartelá. Com cerca de 30 km de extensão e 450 metros de altura, é considerado o sexto maior cânion do mundo! Situado no município de Tibagi, esse cânion monstruoso encanta pelas belezas, mas também é uma viagem ao passado longínquo, na época dos primeiros homens a pisar no continente. Por lá, além da natureza exuberante é possível encontrar pinturas rupestres e formações de arenito milenares.
SALTO SÃO FRANCISCO
Foto: Digulvação.
Prudentópolis, na região centro-oeste do Paraná, é conhecida como a “Terra das Cachoeiras”. Ao todo são mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos que estão na região do município. Mas é a Salto São Francisco que mais chama a atenção.
Essa nada pequena queda d’água possui 196 metros de altura, o equivalente a um prédio de 60 andares! Isso faz com que Salto São Francisco seja considerada a segunda maior cachoeira da região sul e uma das maiores do Brasil. Não é pouca coisa!
SUPERAGUI
Foto> Divulgação.
Voltando ao litoral paranaense, a região possui outro ponto turístico muito conhecido do estado: a Ilha de Superagui. A ilha possui poucos habitantes humanos – cerca de 700 -, mas é conhecida por seus outros moradores: são dezenas de espécies de plantas, árvores e animais diferentes que vivem por ali.
(Da Redação com G1)