Foz: MORTES DIÁRIAS SEGUEM COM FORTE ALTA. FORAM 10 DE SEGUNDA PARA TERÇA-FEIRA. O TOTAL É DE 906 ÓBITOS PELA COVID

Secretaria de Saúde da cidade ainda não esclareceu porque estão morrendo pessoas, várias delas que, em tese, teriam sido vacinadas contra a Covid.

A quantidade de óbitos continua alta em Foz do Iguaçu, que registra o maior índice de mortes por grupo de 100 mil habitantes no Paraná. Nas últimas 24 horas, a Vigilância Epidemiológica confirmou mais 10 óbitos em consequência da covid-19. As vítimas são 5 homens de 46, 52, 63, 76 e 82 anos e 5 mulheres de 55, 61, 65, 71 e 79 anos. No total, são 906 mortes pela doença no município, ou seja, em cada grupo de 100 mil habitantes, 351 morreram em decorrência da doença.

A secretária municipal de saúde, Rosa Jerônimo, primeira-dama do município, ainda não esclareceu as mortes de pessoas que, em tese, estariam vacinadas contra a covid. Considerando a idade, todas as pessoas com 60 anos ou mais receberam ao menos a primeira dose. A Secretaria de Saúde ainda não foi capaz de informar a estatística de quantas pessoas imunizadas com a primeira ou a segunda dose contraíram a doença e morreram.

SOLUÇÃO É A VACINA: LOCKDOWN E TOQUE DE RECOLHER NÃO ESTÃO RESOLVENDO

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou nesta terça-feira 01/06/2021, mais 141 casos de covid-19. No total, são 37.394 casos da doença no município desde o início da pandemia. Dos 141 novos casos, 71 são mulheres e 70 homens, com idades entre 2 e 82 anos. Entre eles, 137 estão em isolamento domiciliar e 4 internados.

Do total de casos ativos, 488 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 163 pessoas estão internadas. Os números continuam crescendo mesmo com as medidas restritivas impostas desde março pelo prefeito Chico Brasileiro como lockdown e toque de recolher.

Na última quinta-feira, Brasileiro publicou decreto que acompanha o governo estadual e estabelece a restrição de circulação de pessoas das 20h às 5h. As atividades gastronômicas podem funcionar até 21h, porém o consumo de bebidas alcoólicas nestes locais devem ser encerrado às 20h.

No domingo, supermercados e shoppings centers ficam fechados. Somente podem funcionar os serviços essenciais (previstos no decreto nº 29.078) e, das 11h às 15h, restaurantes, com reserva antecipada de mesas, e vendas de carne assada e acompanhamentos. Já os serviços de delivery podem funcionar 24h, ficando proibida a retirada no balcão após as 20h.

A solução é a vacina, que continua em ritmo lento. Só agora, Foz do Iguaçu começa a vacinar pessoas com 58 anos ou mais. O anúncio da nova faixa etária convocada para agendar a vacinação traz uma diferença em relação às anteriores. Agora é uma faixa com dois anos (58 e 59 anos) e não mais cinco anos como as atendidas até o momento.

Analisando os dados divulgados ontem, o IGUASSU NEWS verificou que a situação começou a complicar no mês de novembro, talvez resultado da reta final das eleições, com reuniões, caminhadas e aglomerações. E é preciso lembrar que na campanha eleitoral de 2020 o discurso e as promessas eram outras, inclusive do então candidato a reeleição a prefeito, Chico Brasileiro, que divulgou amplamente um vídeo prometendo que não iria fazer lockdown em Foz do Iguaçu, promessa aquela que vem sendo considerado por muitos como “um estelionato eleitoral”.

CONFIRA GRÁFICO DETALHADO DOS NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA (01-06) DA PANDEMIA EM FOZ DO IGUAÇU:

Estelionato Eleitoral?: CHICO BRASILEIRO, PARA SER REELEITO EM 2020, DIZIA QUE NÃO FECHARIA COMÉRCIO EM FOZ NA PANDEMIA. Confira o vídeo:

(Da Redação)

leave a reply