Energia: CHINA DESENVOLVE SEGUNDA MAIOR USINA HIDRELÉTRICA DO MUNDO E PRETENDE INAUGURÁ-LA NO PRÓXIMO MÊS DE JULHO

A China, que já é detentora da maior usina hidrelétrica do mundo, terminou, em maio, sua segunda maior usina hidrelétrica, conhecida como Baihetan.

A obra chamou atenção do mundo todo tanto pelo seu tamanho, quanto pela velocidade da construção. No último dia de maio, 31, a China concluiu a usina de Baihetan, que é considerada a segunda maior hidrelétrica do mundo.

A usina hidrelétrica chamou a atenção de pessoas por todo o mundo devido a sua velocidade e eficiência na construção, que utilizou diversas tecnologias avançadas, até mesmo inteligência artificial. Outro fato merecedor de destaque é que a usina foi construída em um terreno montanhoso e ativo geologicamente, motivo que causou preocupação para alguns.

A segunda maior usina hidrelétrica da China tem previsão para entrar em operação no começo do próximo mês, Julho. Ela tem como missão ajudar Pequim a reduzir suas emissões de dióxido de carbono em mais de 50 milhões de toneladas por ano.

A obra criou tensões com a população da Região Autônoma do Tibete e também com a Índia. O relacionamento da China com esses países não tem sido um dos melhores e tem piorado a cada ano. Algumas pessoas se questionam se os investimentos em hidrelétricas são mesmo uma resposta compreensível a longo prazo para promover a sustentabilidade e lutar contra as mudanças do clima.

Bruno Gastal, um especialista, diz que as usinas hidrelétricas podem ajudar o meio ambiente em algumas partes, porém, elas também podem piorar o estado de concentração de sedimentos nos rios, ou seja, causar um desequilíbrio grave nos ecossistemas ao seu redor.

“Qualquer forma de produção de energia a partir das hidrelétricas é sempre bem-vinda, já que é uma das fontes de energia renovável mais confiável, barata e eficiente do mercado. Entretanto, isso não significa que ela é uma alternativa sustentável sempre” ressalta Gastal.

CONHEÇA A MAIOR USINA HIDRELÉTRICA DO MUNDO

Atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo também está localizada na China, no rio Yan Tsé. Inaugurada em 2008, ela possui cerca de 2.335m de comprimento e suas obras demoraram cerca de 14 anos para serem concluídas. Sendo assim, além de ser uma das maiores geradoras de energia elétrica do mundo, a usina hidrelétrica também é utilizada para conter enchentes que ocorrem na região.

A usina, conhecida como Três Gargantas, produz cerca de 22.500 MW de energia por dia. O Brasil também não fica de fora dessa, a posição de terceira usina fica para a usina de Itaipú, que fica localizada na fronteira entre o Paraguai e o Brasil. A usina brasileira tem a capacidade de gerar cerca de 14.000 MW de energia.

(Da Redação com Portal CPG)

leave a reply