Paraná: TRÊS PROJETOS DE INCENTIVO AO TURISMO AVANÇAM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou três projetos de lei (PLs) na segunda reunião ordinária de 2021, realizada remotamente nesta terça-feira (08), após a sessão plenária.

Segundo o presidente do colegiado, deputado Soldado Fruet (PROS), o Estado tem um vasto potencial a ser explorado em diferentes modalidades de turismo. “Estamos dando nossa contribuição para incentivar várias atividades turísticas que, com certeza, terão um papel muito importante para a retomada do setor durante e após a pandemia”, destacou.

Os integrantes do grupo temático aprovaram o PL nº 639/2020, de autoria do deputado Tercílio Turini (Cidadania), que concede o título de Capital Paranaense do Turismo de Aventura ao Município de Sapopema. Após pedir baixa em diligência à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) na última reunião, o relator, deputado Anibelli Neto (MDB), emitiu parecer favorável à matéria. O objetivo deste reconhecimento é dar mais visibilidade aos 45 atrativos naturais catalogados no município, entre eles onze saltos e cachoeiras que recebem visitação e o Pico Agudo, o mais alto do Norte do Paraná, com 1.180 metros, fomentando as atividades a eles ligados e contribuindo com a geração de empregos e renda.

Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná

Também passou o PL nº 549/2020, proposto pelo deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho, integrado por trechos e trilhas que cruzam os municípios de Jataizinho, Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Tamarana. Os membros da Comissão acataram o parecer favorável da relatora, deputada Cristina Silvestri (Cidadania). A criação do circuito visa fomentar o turismo ciclístico e a integração à natureza dos municípios da região de Londrina.

Avançou ainda o PL nº 601/2020, apresentado pelo Soldado Fruet, que insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no município de Itaipulândia, e insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a peregrinação de fiéis ao santuário, que ocorre, anualmente, na semana de 12 de outubro. O deputado Professor Lemos (PT) deu parecer favorável ao PL, na forma do substitutivo geral aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Itaipulândia vem se destacando no turismo religioso por abrigar o maior monumento de Nossa Senhora Aparecida do País, com 26 metros de altura, e receber 50 mil fiéis na data nacional de devoção à santa, entre eles os romeiros que percorrem a pé os 70 quilômetros de Foz do Iguaçu até o município.

Além do presidente e dos relatores dos PLs, também participaram da reunião os deputados Galo (Podemos), Rodrigo Estacho (PV) e Francisco Bührer (PSD).

(Da Redação com Assessoria)

leave a reply