Paraná: CÂMARA APROVA URGÊNCIA PARA CRIAÇÃO DE ESTRADA NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Autor da proposta, o deputado federal Vermelho destaca que o país tem competência para construir estradas ecologicamente corretas, e cita a Rodovia Anchieta em São Paulo como exemplo de ponto de partida para a iniciativa que tem como cerne a maior integração entre as Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

 

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 984/19, do deputado Vermelho do PSD-PR (foto ao lado), que cria a categoria de Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu (PR).

A proposto do deputado Vermelho é que seja criada a “Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu para o trajeto que era atendido pela “Estrada do Colono”.

“Somos responsáveis e estamos no ano de 2021. Se não tivermos competência e capacidade de construir uma estrada ecologicamente correta, podemos devolver o Brasil aos índios. Este parque existe, mas antes dele existiu a estrada em 1920. O parque foi criado em 1939”, argumentou Vermelho. Ele observou que outras estradas passam por parques ecológicos, como a Rodovia Imigrantes em São Paulo.

 

RODOVIA DO IMIGRANTES:

 

 

Autor da proposta, o deputado federal Vermelho disse ao IGUASSU News que “Rodovia Anchieta em São Paulo é exemplo de ponto de partida para a nossa iniciativa, que tem como objetivo principal atender o antigo anseio da população das Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná por mais integração socioeconômica entre essas importantes partes do nosso Estado.”

 

TRAJETO DA “ESTRADA DO COLONO”:

 

 

O deputado Luizão Goulart (Republicanos-PR) lembrou que a estrada não é nova e já ligava dois municípios por 17 quilômetros. “Por uma deficiência na legislação, ela foi fechada judicialmente. Hoje, os moradores de Serranópolis e Capanema têm que dar uma volta de 180 quilômetros”, lamentou.

Luizão Goulart observou que em todo o Brasil há estradas-parques bem conservadas e com manejo. “É possível sim manter a preservação do meio ambiente e uma estrada no local.”

 

Rodovia Imigrantes em São Paulo, é uma das estradas passam por parques ecológicos no Brasil

PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO VERMELHO SOBRE A ESTRADA PARQUE CAMINHO CO COLONO:

(Da Redação com Agência Câmara de Notícias)

 

 

leave a reply