Unidade Móvel: UNIDADE CAMPESTRE LEVA ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO AO ARROIO DOURADO

O projeto da Secretaria Municipal de Saúde, iniciado na semana passada, estará nesta quarta (09), das 8h às 12h ,no pátio da Igreja Católica Santo Antônio.

A Secretaria Municipal de Saúde segue com o cronograma de atendimentos na Unidade Campestre, projeto que leva atendimento médico, odontológico e de enfermagem às áreas rurais de Foz do Iguaçu. A equipe estará nesta semana, entre terça-feira (8) e quarta-feira (9), na região do Arroio Dourado, das 8h às 12h, no pátio da Igreja Católica Santo Antônio.

Esta é a segunda semana de atendimento do projeto, que desloca à área rural uma unidade móvel equipada com consultórios e uma van onde funciona a farmácia, e composta por médico, um dentista, uma auxiliar, uma enfermeira, agente comunitário de saúde e quatro estagiários.

Entre os dias 1 e 2 de junho, a unidade esteve no Remanso Grande. Nos dois dias, foram realizados 20 testes rápidos para a Covid-19; 30 consultas médicas; 10 atendimentos odontológicos, além do encaminhamento de três pacientes com quadros sintomáticos respiratórios para a Unidade Básica de Saúde da Vila Yolanda.

“Nossa intenção é realmente promover a saúde, fazendo com que as pessoas tenham fácil acesso para buscar atendimento frequente, monitorando sua condição de saúde e, assim, dificultando condições agravadas de doenças”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Além de facilitar o acesso dos cidadãos aos atendimentos essenciais, também é possível monitorar os indicadores de saúde da população, traçar estratégias para cada região e cadastrá-los para o acompanhamento na atenção básica.

“Assim conhecemos os territórios e as necessidades dos iguaçuenses, que vivem em realidades diferentes, mas não podem deixar de receber atenção especial da saúde no município”, afirma a diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tontini.

Nas próximas semanas, o caminhão deverá passar por outras regiões rurais da cidade. Entre as já definidas estão: Aparecidinha, Lote Grande e Alto da Boa Vista.

(Da redação com AMN)

leave a reply