Foz do Iguaçu: MUNICÍPIO JÁ CONTABILIZA 975 ÓBITOS, E MAIS 108 NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS EM 24 HORAS

Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia.

A prefeitura de Foz do Iguaçu divulgou nesta quarta-feira (16), o mais recente boletim dos números da pandemia no município. Segundo os dados informados, de terça-feira para ontem (16), ocorreram mais 8 óbitos em consequência da covid-19. As vítimas são 6 homens de 86, 60, 59, 53, 52 e 38 anos e 2 mulheres de 46 e 44 anos. No total, são 975 mortes pela doença no município desde o início da pandemia.

Dos 108 novos casos, 54 são mulheres e 54 homens, com idades entre6 meses e 81anos. Entre eles, 107 estão em isolamento domiciliar e 1 internados. Do total de casos ativos, 440 pessoas estão em isolamento domiciliar com sinais e sintomas leves e 152 pessoas estão internadas.


FOZ TEM QUASE 50% DA POPULAÇÃO ADULTA VACINADA COM A PRIMEIRA DOSE CONTRA A COVID

Até agora, 92.472 pessoas receberam a primeira dose e 27.087 completaram a imunização com as duas doses; Município é o quinto do Paraná que mais vacina.

Foz do Iguaçu tem até agora 92.472 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, o que representa 46,7% da população adulta do município, formada por 198.169 habitantes. Completaram a imunização com as duas doses da vacina 27.087 pessoas, o que corresponde a 13,7%.

Os grupos prioritários que mais vacinaram foram os idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Foz do Iguaçu é a quinta cidade do Paraná que mais vacinou com a primeira dose, em números absolutos, atrás apenas de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

Em todo o Paraná, são 3.341.077 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 37,88% da população, e 1.284.264 com a segunda dose (14,56%).

“No início de junho começamos a vacinar a população em geral e hoje estamos vacinando pessoas com 48 anos. A meta é ampliar a faixa etária conforme o recebimento de novas doses. Além disso, continuamos vacinando os grupos prioritários e avançando a cada dia”, comentou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do município, Adriana Izuka, entre julho e agosto a cobertura vacinal deve aumentar com a aplicação de segundas doses.

“Conseguimos avançar bastante com a vacinação, com quase 50% da população com a primeira dose. As equipes de saúde têm se empenhado ao máximo para garantir agilidade na aplicação, trabalhando também aos finais de semana. Temos agora nos próximos meses cerca de 50 mil pessoas para receber a segunda dose, então vamos aumentar a cobertura vacinal”, informou.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior disse essa semana que a meta é vacinar toda a população adulta do Paraná até o final de setembro.

VACINAÇÃO

Nesta semana, a Secretaria de Saúde deu início à vacinação de pessoas com 48 anos ou mais (população em geral) e ampliou a faixa etária dos profissionais de saúde (30 anos ou mais). O agendamento pode ser feito pelo site: http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

Os profissionais que podem receber a vacina são: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionista, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. As doses para os profissionais de saúde são ofertadas na sede da Vigilância, na Vila Yolanda, por meio de agendamento on-line.

Também seguem sendo vacinadas pessoas com comorbidades, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente, gestantes, puérperas, forças de segurança e idosos.

“Aquelas pessoas que pertencem aos grupos prioritários e que por ventura ainda não tenham recebido a primeira dose, devem procurar uma das unidades de saúde para receber a vacina”, orientou a coordenadora do programa de imunização, Adriana Izuka.

(Da Redação com AMN)

 

leave a reply