CRESÇAMOS EM NOSSA RELAÇÃO DE INTIMIDADE COM DEUS!

“Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu.”

(Mateus 6:1)

Na sociedade em que estamos, onde tudo tem que ser mostrado e propagado, onde as pessoas precisam muito de likes, precisam ser reconhecidas por aquilo que estão fazendo, nós, muitas vezes, perdemos a direção evangélica da vida, que é a gratuidade.

Aquilo que fazemos não é para sermos reconhecidos, para sermos louvados, exaltados nem glorificados. De forma alguma, aquilo que fazemos é para Deus que realizamos.

Você pode fazer uma oração pública ou nas suas redes sociais, mas não pode deixar de fazer a sua oração sublime. E qual é a oração sublime? É a oração particular, reservada, aquela que ninguém precisa ver nem saber o que você faz; é aquela intimidade e particularidade que você tem com Deus, que é só sua.

É dela que nos abastecemos e nos alimentamos, a partir dela podemos levar orações para todos os lugares. Agora, quem só ora em público, é para o público que importa, e não para Deus; mas quem, realmente, se comunica com Deus, comunga do coração de Deus, busca-O na sua intimidade e no silêncio, busca Deus no seu momento particular que ninguém vê.

Precisamos fazer sacrifícios, penitências, precisamos jejuar para crescermos na intimidade com Deus

Busquemos o nosso interior, busquemos o nosso quarto mais íntimo, pois é ali que Deus está. Temos que, para a honra e glória de Deus e com humildade, ser exemplos para este mundo. Precisamos cuidar dos mais pobres e necessitados, mas não façamos disso uma vitrine ou uma ocasião para nos expormos.

Que a caridade praticada seja testemunho, mas a caridade sublime é aquela que fazemos de coração, sem ninguém saber e sem esperar nada em troca de Deus ou de quem quer que seja. Façamos a caridade com mais intensidade, gosto e não sigamos a mentalidade do mundo, que é a mentalidade da publicidade, de propagar tudo o que fazemos para que as pessoas vejam.

A mística da relação com Deus é que tudo o que fazemos seja para Ele. Que a intensidade da nossa vida seja vivida, sobretudo, na particularidade do nosso encontro com o Senhor. Precisamos fazer sacrifícios e jejuar, mas não para nos mostrarmos ou para parecer que somos “heróis”. Que seja tudo para crescermos na nossa relação e intimidade com Deus. Que nunca seja para chamar a atenção sobre nós.

Que aprendamos o sentido da gratuidade, da relação íntima e profunda com Deus. A vida vai fazer transparecer na transformação interior, nos gestos e nas atitudes, aquilo que vivemos na intimidade. Ou seja, busquemos a oração, o jejum, o sacrifício, a caridade e o amor para com o próximo sem fazermos disso publicidade ou propaganda, mas que isso seja, de verdade, um ato do nosso amor para com Deus e para com o próximo.

Deus abençoe você!

OREMOS:

Deus Pai todo Poderoso, pela Tua graça, ajuda-nos a viver sempre em comunhão e em intimidade contigo. Perdoa as nossas falhas e faltas. Ajuda-nos a ser suporte e amparo para todos que necessitem de ajuda. Como família, que estejamos todos, em Jesus, unidos apesar dos problemas e das dificuldades que possam surgir. Senhor, ensina-nos a amar e servir uns aos outros no amor de Cristo. Que possamos conviver sempre em paz e união, de acordo com a Tua vontade. Em nome de Jesus, Amém!

(Com Roger Araújo da Comunidade Canção Nova)

 

leave a reply