Foz do Iguaçu: EXCLUSIVO. PREFEITO CHICO BRASILEIRO PASSA MAL, E É SUBMETIDO A CATETERISMO

Procedimento foi realizado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, referência regional em cardiologia.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, foi internado na manhã desta sexta-feira (25) no Hospital Costa Cavalcanti (HMCC), onde passou por um delicado procedimento cardiológico denominado cateterismo. Segundo apurado com exclusividade pelo IGUASSU News, Chico Brasileiro começou a não se sentir bem no dia anterior, quinta-feira (24).

Na manhã desta sexta, ainda segundo apurado pela reportagem, o prefeito teve um piora em sua indisposição e se dirigiu para uma consulta médica, na qual se detectou a necessidade de que ele fosse submetido ao procedimento de cateterismo cardíaco, que foi realizado HMCC.

Intervenção – O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, que consiste na introdução de um catéter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço, ou da perna, até o coração. O cateterismo cardíaco também pode ser conhecido como angiografia coronária.

Agenda – Na manhã desta sexta-feira (25), era prevista a participação de Chico Brasileiro em uma reunião no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o que, em razão da internação do prefeito para o atendimento e procedimento de cateterismo pelo qual passou. Toda a agenda oficial do prefeito está suspensa até a alta médica dele.

Recuperação – O procedimento pelo qual passou o prefeito Chico Brasileiro teve sucesso e, para minimizar os riscos de uma internação, considerando os riscos maiores de contaminação pela Covid-19 em hospitais, conforme a reportagem apurou, foi recomendado ao prefeito para que ele passasse o período de recuperação em casa, onde ele se encontra com o respectivo acompanhamento profissional.

Recentemente Chico Brasileiro recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, mas não há nenhuma informação sobre qualquer relação do imunizante com o problema que resultou no procedimento pelo qual o prefeito de Foz passou no HMCC.

Cateterismo cardíaco

Este tipo de procedimento pode ser indicado tanto para o diagnóstico de alguns problemas cardíacos, como para o tratamento do infarto ou da angina, pois examina o interior dos vasos sanguíneos e do coração, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura ou lesões nestas regiões.

Para que serve o cateterismo

O cateterismo cardíaco serve para diagnosticar e/ou tratar diversas condições cardíacas, dentre as quais se pode destacar:

  • Avaliar se as artérias coronárias, que irrigam a musculatura do coração, estão entupidas ou não;
  • Desobstruir artérias e válvulas, devido ao acúmulo de placas de gordura;
  • Verificar se existe lesões nas válvulas e do músculo cardíaco;
  • Verificar a existência de alterações na anatomia do coração não confirmadas por outros exames;
  • Mostrar em detalhes, caso exista, uma malformação congênita em recém-nascidos e crianças.

O cateterismo cardíaco pode ser realizado combinado com outras técnicas como angioplastia coronariana, técnica utilizada para desobstruir vaso coronariano e pode ser realizada com um implante de um stent (prótese metálica) ou apenas com o uso de um balão, que com elevadas pressões, empurram as placas, abrindo o vaso. Saiba mais sobre como é feita uma angioplastia. 

Também pode ser feito em conjunto com a valvuloplastia percutânea com balão, usada como tratamento de doenças como, por exemplos, das válvulas cardíacas, estenose pulmonar, estenose aórtica e etc.

(Da Redação)

 

 

leave a reply