Na início da manhã de sábado (26), policiais militares do BPFRON – Batalhão de Polícia de Fronteira, no âmbito da Operação Hórus, realizavam patrulhamento pela rodovia PR-486, a cerca do município de Brasilândia do Sul, quando avistaram uma movimentação de caminhões, que estavam sendo lavados com a utilização de um trator e uma bomba d’água acoplada, em uma estrada rural de acesso.
Durante a abordagem, diversos indivíduos fugiram em meio a mata, sendo possível deter apenas o condutor de um dos caminhões. Foi solicitado apoio, para a realização de buscas no local, comparecendo uma equipe do NEPOM de Guaíra-PR, não sendo encontrado mais nenhum indivíduo.
Foi realizada a busca veicular, sendo constatado que os veículos estavam carregados com 85 mil pacotes de cigarro contrabandeado, 7 placas veiculares, que seriam as originais dos caminhões, sendo que as que estavam neles eram placas clonadas.
Os veículos, os pacotes de cigarro e o detido foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra-PR. Estima-se que somente nesta ocorrência houve um prejuízo de 5 milhões de reais ao crime organizado da região.
As ações integradas dos órgãos de segurança pública, federais e estaduais ocorrem pelo amparo legal do PPIF – Programa de Proteção Integrada de Fronteiras que busca integrar e articular ações de segurança pública da União, de inteligência, de controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira, incluídas suas águas interiores e costa marítima.