Foz do Iguaçu: SECRETÁRIA MUNICIPAL É ACUSADA DE BOICOTAR ENTREGA DE RAÇÃO PARA ANIMAIS VÍTIMAS DE MAUS TRATOS

Guerra dos protetores estoura em cima da Secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, que está querendo mandar mais que o prefeito Chico

A guerra dos protetores voltou-se contra a secretária do Meio Ambiente, Angela Meira (foto ao lado), duramente criticada na Câmara de Vereadores por boicotar o programa de distribuição de ração para os animais. O ato de crueldade foi exposto em sessão da Câmara um dia depois de os protetores independentes realizarem protesto na frente da prefeitura.

Pelos relatos, Angela Meira, está mandando mais que o prefeito Chico Brasileiro. O que ele tem determinado a secretária não faz, ou seja, o prefeito manda e ela não obedece.

O protesto realizado na segunda-feira foi no sentido de exigir que a prefeitura distribua a alimentação que está estocada, proveniente, inclusive, de emendas impositivas dos vereadores aprovadas no ano passado. É obrigação da prefeitura atender sob pena de responsabilidade administrativa sujeita à cassação de mandato do prefeito.

No mesmo protesto, o Departamento de Bem Estar Animal foi acusado de inoperância.

Além da distribuição de ração, os protetores independentes pediram a retomada imediata do programa de castração. No dia seguinte, a prefeitura anunciou que estava abrindo o credenciamento para distribuição de ração, fato que também gerou críticas, pois já existe um credenciamento feito ano passado. E a questão é urgente.

VEREADORA ATACA SECRETÁRIA

Durante a sessão da Câmara de terça-feira, a vereadora Protetora Carol Dedonatti se posicionou em relação ao manifesto dos protetores de animais na frente à Prefeitura. Abordou o problema da demora na entrega de ração de gatos estocada na Diretoria de Bem-Estar Animal desde o mês de junho, demora na compra de ração de cães e inércia da diretoria no atendimento de maus tratos aos animais.

A vereadora usou a tribuna para esclarecer a população em geral, que vem fiscalizando e acompanhado de perto a atuação do município na causa animal. A assessoria da vereadora publicou vídeo com o pronunciamento com o seguinte título: “VEREADORA PROTETORA CAROL DESMASCARA SECRETÁRIA QUE ATRAPALHA A CAUSA ANIMAL”.

No texto informa que “embora o prefeito não tenha medido esforços em atender as necessidades que envolvem os protetores e os animais, a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, faz verdadeiro boicote as ações que devem ser desenvolvidas, com desserviço para a administração municipal”.

“Fui surpreendida no dia 22 de junho, pois, o edital para credenciamento a pedido do Conselho Municipal de Proteção e Direitos dos Animais e da Secretária de Meio Ambiente, Angela Meira. Desde então, a secretária não se manifestou, vindo a republicar o edital somente ontem (segunda-feira, dia do protesto)”, declarou Dedonati.

Sobre a demora na aquisição de ração para cães, a vereadora disse que o prefeito disponibilizou um responsável técnico para verificar e acompanhar a homologação da licitação. “No entanto, novamente a secretária Angela Meira se indispõe e exigia que os vencimentos do servidor de carreira deveria ser de responsabilidade da Secretaria de Saúde”, revelou.

Segundo Carol, em relação à acusação de inércia do Departamento de Bem Estar Animal sobre a verificação de maus tratos, “o prefeito Chico Brasileiro prontamente atendeu minha solicitação, destinando um guarda municipal para realizar esse trabalho. Porém, novamente travamos numa normativa de atribuição da Diretoria, pois, a referida secretária, Angela Meira, não teve a capacidade de alterar a atribuição da diretoria até o presente momento”.

Sobre o programa de castração que já tem licitação (contrato 096/2021), todos os responsáveis já assinaram o contrato, inclusive o prefeito, mas a única assinatura que falta é justamente da Secretária Angela Meira. “Recebo inúmeras informações de que a então secretária Angela Meira está fazendo um boicote à causa animal. O prefeito não tem medido esforços, porém a Secretária de Meio Ambiente está fazendo um desserviço para a cidade, deixando inúmeros animais sem ter o que comer, sendo que tem ração estocada há mais de 30 dias”.

Sobre a manifestação, a Protetora Carol, disse que é legítimo, mas que não deveria ocorrer na frente do gabinete do prefeito e sim na frente da Secretaria de Meio Ambiente.

Até o fechamento dessa reportagem, a Secretária Angela Meira, ainda não havia se pronunciado sobre as duras críticas e acusações feitas contra ela na Câmara de Vereadores.

Diante das circunstâncias, a secretária teve ontem, nas redes sociais, o nome dela sendo lembrado como da personagem CRUELLA, do filme, 101 Dálmatas.

(Da Redação)

leave a reply