Avião de Guerra: POUSO DE AVIÃO DOS EUA EM TAIWAN É PROVOCAÇÃO E NÃO DEVE SE TORNAR ROTINA, DIZEM ANALISTAS CHINESES

O pouso de avião militar usado de forma civil na ilha de Taiwan é mais uma "provocação mesquinha" dos EUA e enviou um sinal errado aos separatistas de Taiwan, disseram analistas chineses.

Nesta segunda-feira (19), os Estados Unidos enviaram um sinal errado aos separatistas de Taiwan, depois do pouso de uma variante civil de um avião de guerra na ilha. Para os analistas chineses o pouso não passou de uma “provocação mesquinha” norte-americana. Enquanto isso, especialistas afirmam que o continente chinês não permitirá que os recentes pousos de aviões militares dos EUA na ilha de Taiwan se tornem rotina.

A aeronave do tipo L-100-30 foi fretada pelo Instituto Americano de Taiwan (AIT, na sigla em inglês) e é uma versão de uso civil da aeronave de transporte C-130 das Forças Armadas dos EUA. O L-100-30 pousou no Aeroporto Internacional Taoyuan de Taiwan ao meio-dia, carregou, descarregou e decolou depois de cerca de uma hora, informou o site de notícias udn.com de Taipei.

O C-130, do qual o L-100-30 é derivado, é uma aeronave de transporte tático de médio porte totalmente projetada para uso militar, disse Fu Qianshao, um especialista em aviação militar do continente chinês, ao Global Times. Há a suspeita de que a aeronave seja afiliada a um empreiteiro da CIA, a Agência Central de Inteligência dos EUA.

Mesmo que a aeronave seja usada para fins civis, o fato de ser de natureza militar é uma grande provocação, opinou Fu.

Os EUA têm enviado aeronaves militares disfarçadas de civis para operações de reconhecimento de perto nas costas, ilhas e recifes chineses, algumas delas implantadas por empreiteiros de defesa e outras falsificando seus códigos de identificação como aeronaves civis, disse um analista que não quis ser identificado, observando que este também pode acontecer quando se trata de desembarques militares dos EUA na ilha de Taiwan.

Taipei, Taiwan.

O pouso do L-100-30 ocorreu depois que um avião C-146A da Força Aérea dos EUA e um avião de transporte C-17 pousaram na ilha na quinta-feira (15) e em 6 de junho, respectivamente.

“Uma vez que os EUA têm frequentemente enviado aeronaves militares para pousar na ilha de Taiwan, o continente chinês poderia expandir seus esforços de identificação de defesa aérea perto da ilha, avaliar a situação da aeronave próxima e enviar aviões de guerra para identificá-los, rastreá-los e conduzi-los afastados quando necessário”, Fu explicou.

Para ele, o continente chinês não deve permitir que esta grave condição se torne rotina e deve haver contramedidas.

O Exército e a Marinha do Exército de Libertação Popular Chinês (ELP) realizaram exercícios de pouso anfíbio conjuntos nas águas ao largo da província de Fujian, no leste da China, na sexta-feira (16), geograficamente dividida da ilha de Taiwan apenas pelo Estreito de Taiwan, apenas um dia após o C-146A pousar em a ilha. Também no mesmo dia, o PLA consduziu exercícios militares nas águas da província de Zhejiang, no leste da China.

A China está seriamente preocupada com a aterrissagem de um avião da Força Aérea dos EUA na ilha de Taiwan na quinta-feira (15), e qualquer invasão de navios ou aviões estrangeiros no espaço aéreo ou em águas territoriais da China resultará em sérias consequências, disse o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional chinês, Wu Qian, na semana passada, enquanto avisa os EUA para pararem de brincar com fogo.

(Da Redação com Sputnik)

leave a reply