“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor” (Provérbios 19:21).
A Palavra de Deus, a Bíblia, nos ensina que devemos pedir a orientação de Deus antes de tomar uma decisão.
Todos enfrentamos decisões importantes na vida e a Bíblia nos dá conselhos para tomar decisões acertadas:
Ore antes de tomar uma decisão. Ore a Deus, pedindo Sua orientação para ter a sabedoria de escolher o caminho certo; Deus sabe o que é melhor para você (Tiago 1:5).
Não é bom tomar uma decisão apressadamente; antes de decidir, pense nas consequências de cada possibilidade (Provérbios 4:26).
Cuidado com os sentimentos! – os sentimentos nem sempre estão certos, às vezes nos enganam e confundem; um caminho pode parecer bom no calor do momento mas depois ser errado – não tome uma decisão baseada só no sentimento (Provérbios 14:12)
Analise sua decisão à luz da Palavra de Deus, a Bíblia; se você sabe que uma das opções vai levar você a pecar, não escolha esse caminho (Salmos 119:9-11).
Peça conselho – fale com alguém mais experiente na área de sua decisão; seus conselhos podem ser muito valiosos, dê-lhes consideração (Provérbios 15:22).
Siga a vontade de Deus – às vezes o caminho certo é o mais difícil mas se Deus lhe está chamando, obedeça; peça força e coragem a Deus para tomar a decisão que você sabe que é certa; se não é de Deus, o caminho que parece mais fácil vai acabar sendo mais difícil (Provérbios 16:3).
Um cristão de verdade pode tomar decisão errada?
Sim, até o verdadeiro cristão pode tomar uma decisão errada. Deus não se alegra quando alguém toma uma decisão errada, mas nós, quando nós afastamos d’Ele, não temos como saber se estamos seguindo a direção de Sua vontade, a qual é sempre a melhor para nós. E, certamente, “colheremos o fruto” que plantamos com esse afastamento do nosso Deus…
Deus sabe o que é melhor para nós, e pode, nos orientar para tomarmos a decisão certa, basta estarmos perto d’Ele para tanto.
Se o verdadeiro cristão tomar uma decisão errada, estando afastado de Deus, nem sempre Ele intervém para lhe impedir, e provavelmente haverão, como já explicado, consequências ruins nessas situações. Mas Deus sempre oferece uma oportunidade para voltarmos a Ele, e fazermos o que está certo.
Deus não abandonará seus filhos, mesmo quando tomamos uma decisão errada. Ele pode reverter até a pior decisão ao contrário, quando nos voltamos a Ele pedido por ajuda (Romanos 8:28).
OREMOS:
Ó Deus, dai-me sabedoria e orientação para a tomada de decisões e no enfrentamento dos desafios que tenho que enfrentar. Dê-me a caridade para lidar apropriadamente com aqueles que encontro. Dê-me a gratidão por tudo que o Senhor tem feito para me abençoar. Dê-me a claridade para entender que viver para Jesus é a melhor de todas as escolhas. No nome do Senhor Jesus eu oro. Amém.
(Com Devocional Diário e Respostas Bíblicas)