A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu realizará, na próxima semana, ações alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, ao Novembro Azul, o mês de promoção e prevenção à saúde do homem, e ao Novembro Vermelho, do combate ao câncer de boca.
As atividades acontecerão de terça a sexta (09 a 12 de novembro), das 8h às 12h, no calçadão da Rua Rio Branco, ao lado da Praça da Paz, onde estará a unidade e a farmácia móvel, para a oferta de medicamentos e atendimento à população.
Durante a ação, feita em parceria com a ADIFI (Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu), serão ofertados testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação do pé diabético. Dentistas da rede pública farão avaliações bucais, podendo também fazer a coleta de material para exame histopatológico em casos suspeitos de câncer.
Haverá ainda rodas de conversa sobre educação em diabetes e a importância da atividade física, orientações sobre alimentação saudável e práticas de longamento e pilates.
Novembro Azul
Os homens atendidos durante a ação itinerante também serão encaminhados para as unidades básicas de saúde para consultas médicas e solicitação de exames, como o de prevenção do câncer de próstata. Todas as 29 UBS do município irão priorizar o atendimento ao público masculino neste mês, com a oferta de consultas, testes rápidos de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), além de orientações sobre tabagismo e alimentação saudável.
Novembro Vermelho
O mês de conscientização e prevenção do câncer de boca foi instituído no Paraná em 2019 através da Lei 19.868. Esse tipo de câncer é o quinto mais frequente entre homens e o sétimo em mulheres. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que na região Sul do Brasil aproximadamente 15 novos casos de câncer de boca são diagnosticados para cada grupo de cem mil habitantes. Por isso é importante ações que visem conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce.
Dia Mundial do Diabetes
A data é celebrada em 14 de novembro, mas neste ano como o dia cairá em um domingo, a ADIFI e a Secretaria de Saúde decidiram organizar uma semana dedicada ao tema. Segundo dados do Ministério da Saúde, o diabetes afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes afirmou que, em 2019, mais de 13 milhões de pessoas viviam com a doença, sendo esse um número com potencial de crescimento. O dado é alarmante, uma vez que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes, são responsáveis por mais de setenta por cento das mortes.