Uma briga generalizada entre torcedores do Querétaro e do Atlas, pelo Campeonato Mexicano de Futebol, neste sábado (5), no estadio La Corregidora de Querétaro, no México, deixou 17 mortos e pelo menos 22 feridos.
Imagens que circulam na internet mostram pessoas desacordadas e algumas até sem as roupas. A briga começou aos 17 minutos do 2º tempo, quando o Altas ganhava de 1 a 0. Os torcedores invadiram o campo e começaram o confronto. O campeonato foi suspenso por causa disso.
Os dois times divulgaram notas condenando a atitude. “O Atlas lamenta e reprova os acontecimentos. O futebol deve ser um aliado para promover valores e diversão para a família. Solicitamos às autoridades investigar a fundo e chegar às últimas consequências. Que se aplique toda a força da lei”.
Pancadaria começou na arquibancada e foi para dentro do campo. — Foto: STR / AFP
O presidente da liga, Mikel Arriola, também se pronunciou sobre a situação: “Inadmissível e lamentável a violência no estádio do Querétaro. Tomaremos medidas drásticas contra os responsáveis pela ausênica de segurança no estádio. A segurança de nossos jogadores e torcedores é a prioridade. Seguiremos os informando”.
Em nota, a Liga MX lamentou os atos de violência no estádio Querétaro e afirmou que já iniciou investigações para apurar o ocorrido na partida entre Querétaro vs. Atlas. Além disso, os organizadores da Liga Mexicana declaram que recorreram à Comissão Disciplinar da Federação de Futebol e solicitaram que sejam aplicadas sanções disciplinares.
Leia a nota da liga mexicana na íntegra:
Diante dos lamentáveis atos de violência no estádio de Querétaro, a LIGA BBVA MX tomou as seguintes medidas:
- A Liga iniciou uma investigação aprofundada sobre o que aconteceu nas arquibancadas, no campo e fora do prédio durante o jogo Querétaro vs. Atlas correspondente à 9ª rodada da LIGA BBVA MX.
- A LIGA MX imediatamente recorreu à Comissão Disciplinar da Federação Mexicana de Futebol o que aconteceu com base nos relatórios oficiais dos Comissários e Árbitros da partida, pedindo à Comissão sanções exemplares.
- Derivados dos fatos, também serão apresentadas as correspondentes denúncias criminais pelos atos de violência no Estádio La Corregidora.
- Os relatórios do comissário da LIGA MX e das autoridades de Querétaro indicam que os feridos foram transferidos de ambulância para hospitais próximos e aguarda-se o relatório oficial sobre seu estado de saúde.
- O jogo Querétaro vs. O Atlas será reagendado em data e horário a confirmar, com base no Artigo 64 do Regulamento da Competição LIGA BBVA MX, que indica:
“Quando a partida não puder ser retomada nas 24 horas seguintes, os Clubes jogarão o tempo restante da partida, onde e quando determinado pela Presidência Executiva da LIGA MX.”