As infecções por Salmonella podem ocorrer em qualquer época do ano. Porém, o verão é a época de maior risco, pois altas temperaturas e umidade são fatores que favorecem a multiplicação de bactérias e microrganismos.
A seguir, compartilhamos com você uma série de cuidados de higiene para evitar esses tipos de infecções e ter um verão tranquilo.
Como evitar a salmonella
- Compre ovos limpos e lave-os somente se for usá-los imediatamente para cozinhar.
- Não use a casca do ovo para separar a gema da clara.
- Não quebre os ovos no mesmo recipiente onde vai misturá-los ou preparar sua receita.
- Cozinhe bem os alimentos e tome cuidado para não deixar pedaços crus, principalmente se forem alimentos como frango, boi ou porco, ou se um dos ingredientes for ovo.
Como evitar a salmonella
- Limpe a superfície e os utensílios da cozinha, especialmente se tiverem estado em contacto com alimentos crus (aves, principalmente).
- Lave frutas e vegetais antes de consumi-los, as saladas depois de lavadas devem ficar em água com vinagre por uns 10 a 15 minutos e depois seque-as na centrífuga de saladas.
- Lave as mãos sempre que manusear ovos e carnes cruas e também ao tocar e brincar com animais, especialmente aves, pássaros ou répteis.
Sintomas
A boa notícia é que, em condições normais, a infecção dura entre 3 e 7 dias e os sintomas incluem náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, febre, dor de cabeça e dores musculares