Controle: TESTE PARA COVID-19 SERÁ FEITO POR AGENDAMENTO EM FOZ DO IGUAÇU

O novo protocolo visa evitar a circulação do vírus nos equipamentos de saúde e facilitar acesso para a população.

A Secretaria Municipal de Saúde abriu agendamento para quem precisa fazer teste de Covid-19, a partir desta segunda-feira (25). O exame continua disponível para pacientes sintomáticos em todas as Unidades Básicas de Saúde e o objetivo é desafogar os equipamentos nos horários de maior movimento.

O atendimento previamente agendado será das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas, exceto nas UBS’s Vila Adriana, Parque Presidente, Ouro Verde e Jardim Jupira, que funcionam meio período e onde os testes poderão ser agendados das 8 às 11 horas. A Unidade Básica 24 horas Padre Ítalo fará testes em tempo integral. As equipes realizarão um exame a cada 30 minutos.

A decisão considerou a alta demanda registrada nos últimos meses, com as quedas de temperatura, e o aumento de casos de Covid-19 desde o início do ano. Segundo a diretora de Atenção Básica, Marcia Batista, com o agendamento o tempo de espera será reduzido e evitará a exposição desnecessária do usuário no ambiente com outros pacientes.

“Às vezes a pessoa está com uma gripe, mas precisa descartar a possibilidade de contaminação com o coronavírus”, explicou. “Ela vai à UBS e fica em contato com outros pacientes que podem estar positivados. Com o agendamento, vamos diminuir a circulação do vírus e melhorar a qualidade do atendimento”.

Pacientes com sintomas respiratórios entram no site da Prefeitura e agendam o exame que deve ser feito, preferencialmente, na unidade mais próxima de casa. A secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, esclareceu que o novo protocolo não significa que o paciente deixará de ser testado, caso seja sintomático e comparecer à UBS sem agendar.

“Nada muda em relação ao fluxo de atendimento da população”, afirmou. “O objetivo é melhorar a qualidade do acolhimento, oferecendo mais comodidade para quem trabalha e não pode aguardar, e preservar a saúde de todos”. Tontini disse que o paciente escolhe o horário que quer fazer o teste e não perde tempo desnecessário, lembrando que aqueles com resultado positivo precisam passar por avaliação médica.

O agendamento já está disponível pelo link: https://rpsaude.pmfi.pr.gov.br/rp/saudepublico/agendaservico/index

 

(Da Redação AMN – Foto: Christian Rizzi/PMFI) 

leave a reply