Ecologia: BOLSAS RETORNÁVEIS EVITAM USO DE 12,5 BILHÕES DE SACOLAS DESCARTÁVEIS

A CáPraLá, criadora da coleção Artistas do Brasil, já comercializou mais de 50 milhões de ecobags.

Cada brasileiro descarta, em média, 16 quilos de lixo plástico por ano, segundo estudo realizado pelo Blue Keepers, no segundo semestre de 2022, para o Pacto Global da ONU.

Somando os mais de 215 milhões de habitantes no país, temos cerca de 3,4 milhões de toneladas descartadas no meio ambiente a cada ano, grande parte de maneira irregular.

De acordo com relatório divulgado em 2021 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o plástico reponde por 85% dos resíduos que chegam aos oceanos e, até 2040, o volume deve triplicar, ficando entre 23 milhões e 37 milhões de toneladas.

O fundador da Artistas do Brasil, Carlos Nauff, explica que deixar de usar sacolinhas plásticas descartáveis é fundamental para prevenir este cenário e aponta que para cada vez que uma ecobag é usada, ao menos cinco sacolinhas deixam de ser consumidas.

“Se utilizada uma vez por semana, cada bolsa retornável é responsável por tirar de circulação 250 sacolas plásticas por ano, o que traz um impacto ambiental significativo, especialmente se pensarmos que é um item que vai passar só 5 minutos na sua mão, e mais de 500 anos nos oceanos”, afirma.

Desde 2016, a CáPraLá, criadora da coleção Artistas do Brasil, já comercializou mais de 50 milhões de ecobags, o que a coloca como a marca de bolsas mais vendidas do País e, também, responsável por retirar de circulação mais de 12,5 bilhões de sacolas plásticas descartáveis – o que equivale a cerca de 125 mil toneladas de plástico.

“A história da marca começou em 2016, mas a empresa CáPraLá, foi fundada em 2009 com o nome B4U Bags e o objetivo de cuidar do meio ambiente, reduzindo a quantidade de plásticos na natureza, que é um dos principais problemas ambientais do mundo”, conta Nauff.

Desodorante livre de plástico e alumínio?

Para 2023, a marca irá confeccionar mais 15 milhões de bolsas retornáveis. O que equivale a evitar a circulação de mais 3,75 bilhões de sacolas plásticas no Brasil, ou deixar de gerar 37,5 mil toneladas de lixo plástico. “Em médio prazo, nossa expectativa é eliminar a necessidade dos brasileiros por sacolas descartáveis”, completa.

(Da Redação com Notícia Sustentável – /Foto: Divulgação)

leave a reply