Acompanhe: VÍDEO MOSTRA LANÇAMENTO DO ÚLTIMO MÓDULO DA ESTAÇÃO ESPACIAL DA CHINA

A China lançou o último módulo experimental para concluir a construção de sua estação espacial, a Tiangong, que orbitará a Terra como um posto avançado espacial e laboratório de pesquisa.

Carregado por um foguete de carga pesada Longa Marcha 5B, o módulo, chamado Mengtian e que tem 23 toneladas, decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Wenchang, na ilha de Hainan, no sul da China. Espera-se que ele se encaixe no módulo central da Tiangong algumas horas após a decolagem.

Carregado por um foguete de carga pesada Longa Marcha 5B, o módulo, chamado Mengtian e que tem 23 toneladas, decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Wenchang, na ilha de Hainan, no sul da China. Espera-se que ele se encaixe no módulo central da Tiangong algumas horas após a decolagem.
A construção da estação começou oficialmente em 29 de abril de 2021 e deve terminar ainda neste ano. Em 2025, será lançado o módulo astrofísico independente Xuntian, que periodicamente será acoplado à estação para sua manutenção.
A estação espacial Tiangong ficará pronta após os devidos encaixes dos módulos.
No total, a primeira fase da estação vai contar com três módulos. O primeiro e central, chamado Tianhe, foi colocado em órbita em abril do ano passado.
Apresentando o Módulo de Laboratório Mengtian
17,9 metros de comprimento
4 metros de largura
~23 toneladas
~110 metros cúbicos de volume pressurizado
~32 metros cúbicos habitáveis
4 submódulos: pressurizado, de cargas úteis, de câmara de carga e módulo de serviço
não inferior a 10 anos de vida útil e podem ser prorrogados
Em abril deste ano, três astronautas que estavam trabalhando no Tianhe voltaram à Terra. Zhai Zhigang, Wang Yaping e Ye Guangfu ficaram em órbita durante 182 dias, um recorde nacional.
Wang também fez história em novembro de 2021, quando se tornou a primeira mulher chinesa a realizar uma caminhada espacial, já tendo sido a primeira mulher a servir na estação.
O trio de astronautas realizou diversos trabalhos na estação espacial chinesa, como a instalação de um braço externo, a configuração de câmeras e a realização de testes.
Além disso, a China já começou a fazer experimentos com sementes no espaço. Após serem cultivadas na espaçonave tripulada do voo Shenzhou 13 por seis meses, 12 mil sementes retornaram à Terra em 16 de abril.
Com isso, os chineses esperam gerar novas espécies de plantas, a partir de mutações induzidas nas sementes pelas condições espaciais.
Sementes e microrganismos de 88 organizações científicas do país foram levadas ao espaço para experimentos.

Programa espacial chinês segue avançando

A China desenvolve ativamente seu programa espacial e tem feito avanços significativos ao longo dos últimos anos. Em abril, o país asiático deu início à construção da estação espacial Tiangong e lançou com sucesso o módulo central Tianhe. A estação foi projetada para acomodar até três astronautas — podendo subir para seis durante mudanças de tripulação.
O programa espacial chinês também tornou a China o terceiro país a enviar uma sonda à Lua; apenas EUA e União Soviética tinham conseguido o feito. A China também planeja construir um protótipo de estação científica na Lua até 2030 e enviar missões de pesquisa ao satélite natural da Terra nos próximos anos.
(Da Redação com Sputnik Ciência & Tech)

leave a reply