Comércio: RÚSSIA INTEGRA ACORDO PARA EXPORTAÇÃO DE GRÃOS DA UCRÂNIA

Corredor de grãos do Mar Negro não será usado em ataque contra russos.

A Rússia anunciou hoje (2) que retomará sua participação em um acordo que libera as exportações de grãos da Ucrânia, revertendo um movimento que líderes mundiais disseram ameaçar aumentar a fome no mundo. 

Moscou anunciou a reversão repentina após a Turquia e as Nações Unidas ajudarem a manter o fluxo de grãos ucraniano por vários dias sem a participação russa nas inspeções. 

O Ministério da Defesa russo justificou a reviravolta dizendo ter recebido garantias de Kiev de que o corredor de grãos do Mar Negro não será utilizado para operações militares contra a Rússia.

Kiev não comentou imediatamente a questão, mas já negou, no passado, que tenha usado o corredor de transporte como cobertura para ataques. 

“A Federação Russa considera que as garantias recebidas no momento parecem suficientes e retoma a implementação do acordo”, disse o comunicado do ministério russo. 

O acordo de grãos, originalmente firmado três meses atrás, dispersou uma crise mundial de alimentos ao suspender o bloqueio russo à Ucrânia, país que é um dos maiores fornecedores do mundo. A perspectiva de que o tratado poderia desmoronar nesta semana reavivou os temores de fome global e elevou os preços dos suprimentos. 

Segurança

A Rússia suspendeu seu envolvimento no acordo no sábado, dizendo não poder garantir a segurança dos navios civis que cruzam o Mar Negro após um ataque à sua frota.

A Ucrânia e os países ocidentais chamaram o argumento de falso pretexto para “chantagem” fazendo o uso de ameaças ao fornecimento global de alimentos. 

Mas a suspensão da Rússia não impediu os embarques, que foram retomados na segunda-feira (31) sem a participação de Moscou, em um programa apoiado pela Turquia e pelas Nações Unidas.

De acordo com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse ao seu par turco que o acordo voltaria. 

“Os transportes de grãos continuarão conforme acertado anteriormente a partir das 12h de hoje“, disse Erdogan, aparentemente lendo uma nota que um assessor passou a ele enquanto se dirigia a membros de seu partido AK. 

 

(Da Redação com Agência Brasil – Foto: Yoruk Isik)

leave a reply