Em Greve: FRANCESES LEVAM 1 MILHÃO ÀS RUAS EM PROTESTO CONTRA NOVA IDADE PARA APOSENTADORIA

Oito dos maiores sindicatos convocaram um primeiro dia de greves e protestos contra as reformas previdenciárias anunciadas pelo governo.

Greves interromperam serviços de trem, voos, escolas e empresas na França nesta quinta-feira (19), quando mais de um milhão de pessoas protestaram contra os planos do governo de aumentar a idade de aposentadoria para a maioria dos trabalhadores.

Protestos nas principais cidades francesas, incluindo Paris, Marselha, Toulouse, Nantes e Nice, paralisaram muitos serviços de transporte. A Torre Eiffel foi fechada para visitantes.

O Ministério do Interior da França disse que mais de um milhão de pessoas foram às ruas em todo o país, incluindo 80 mil em Paris, onde pequenos grupos de manifestantes jogaram garrafas, pedras e fogos de artifício contra a tropa de choque.

Oito dos maiores sindicatos convocaram um primeiro dia de greves e protestos contra as reformas previdenciárias anunciadas pelo governo do presidente Emmanuel Macron. A legislação exigirá que os cidadãos franceses trabalhem até os 64 anos, dos 62 atuais, para se qualificarem para uma pensão completa do estado.

O governo francês disse que isso é necessário para enfrentar o déficit de fundos de pensão, mas as reformas irritaram os trabalhadores em um momento em que o custo de vida está subindo.

Professores e trabalhadores do transporte estavam entre os que não compareceram ao trabalho. Mais de 40% dos professores do ensino fundamental e mais de um terço dos professores do ensino médio entraram em greve, de acordo com o Ministério da Educação da França.

As linhas de trem em toda a França sofreram “severas interrupções”, de acordo com a autoridade ferroviária francesa SNCF, e as linhas de metrô em Paris foram afetadas por fechamentos totais ou parciais, disse a autoridade de transporte da cidade, RATP, no Twitter.

Entretanto, o Eurostar cancelou vários voos entre a capital francesa e Londres, segundo o seu site, e alguns voos no aeroporto de Orly foram riscados. O aeroporto Charles de Gaulle relatou “alguns atrasos” devido à greve dos controladores de tráfego aéreo, mas nenhum cancelamento.

A CGT, uma das principais confederações sindicais da França, estimou que dois milhões de pessoas participaram de mais de 200 eventos de protesto em todo o país e disse que a maioria dos trabalhadores das refinarias da TotalEnergies (TOT) saiu, interrompendo as entregas de derivados de petróleo.

A TotalEnergies (TOT) disse que o abastecimento de combustível em sua rede de postos de gasolina não seria afetado.

Por que as pessoas estão protestando?

As reformas previdenciárias propostas por Macron ocorrem quando os trabalhadores na França, como em outros lugares, estão sendo pressionados pelo aumento nas contas de alimentos e energia. Enfermeiros e motoristas de ambulâncias no Reino Unido também estão em greve na quinta-feira por causa de salários e condições de trabalho.

Milhares participaram de manifestações em massa nas ruas de Paris no ano passado protestando contra o custo de vida, e greves de trabalhadores exigindo salários mais altos causaram o esgotamento das bombas de combustível em todo o país há alguns meses.

“Essa reforma cai em um momento de muita raiva, muita frustração, muito cansaço. Na verdade, está chegando no pior momento ”, disse o chefe do sindicato CFE-CGC, François Hommeril, à CNN na terça-feira, apontando para a inflação que assolou a Europa este ano após a pandemia de Covid-19 e a invasão russa da Ucrânia.

Falando a jornalistas na Espanha na quinta-feira, Macron defendeu as mudanças como “justas e responsáveis”.

“Se você quer que o pacto entre as gerações seja justo, devemos prosseguir com essa reforma”, acrescentou.

A França gastou quase 14% do PIB em pensões estatais em 2018, mais do que a maioria dos outros países, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Como se aposenta na França?

O porta-voz do governo, Olivier Veran, disse a jornalistas na quarta-feira que 40% dos trabalhadores franceses poderão se aposentar antes dos 64 anos sob o regime proposto por causa de exceções para aqueles que começaram a trabalhar cedo ou que têm empregos fisicamente desgastantes.

“Temos o sistema mais protetor e desenvolvido da Europa [para pensões]”, disse ele. “Mesmo depois das reformas, vamos nos aposentar na França melhor e mais cedo do que em quase todos os países da zona do euro”, acrescentou.

Na Europa e em muitas outras economias desenvolvidas, a idade em que os benefícios de pensão completa são adquiridos é de 65 anos e se aproxima cada vez mais dos 67.

A revisão das pensões tem sido uma questão controversa na França, com protestos de rua interrompendo os esforços de reforma em 1995 e sucessivos governos enfrentando forte resistência às mudanças que acabaram sendo aprovadas em 2004, 2008 e 2010.

Uma tentativa anterior de Macron de renovar o sistema de pensões da França foi recebida com greves nacionais em 2019 antes de ser abandonada por causa da pandemia de Covid-19.

Os sindicatos franceses devem se reunir na noite de quinta-feira para decidir se a greve deve continuar.

 

 

(Da Redação com  CNN Brasil – Foto: Reprodução/Reuters)
 

leave a reply