Foto: FÓSSIL DE ‘CROCODILO’ DE 185 MILHÕES DE ANOS É DESCOBERTO NO REINO UNIDO

O fóssil de uma nova espécie de réptil crocodilomorfo foi descoberta na região da Costa Jurássica em Dorset, no Reino Unido.

A espécie, chamada de Turnersuchus hingleyae, foi encontrada com boa parte de seus membros intactos.
Os arqueólogos estimam que o animal tenha vivido há 185 milhões de anos, sendo este o único registro do animal durante a idade Pliensbaquiana, no Jurássico.
De acordo com os pesquisadores, o fóssil encontrado ajuda a preencher uma lacuna no registro, e sugere que a espécie deve ter se originado no final do período Triássico, aproximadamente 15 milhões de anos antes do que se imaginava.
A espécie, chamada de Turnersuchus hingleyae, foi encontrada com boa parte de seus membros intactos - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2023

A espécie, chamada de Turnersuchus hingleyae, foi encontrada com boa parte de seus membros intactos

Por mais que sejam chamados de “crocodilos marinhos” ou “crocodilos do mar”, os Thalattosuchia são parentes mais distantes destes animais.
Ao longo da evolução, a espécie se adaptou à vida nos oceanos, apresentando membros curtos modificados em nadadeiras, barbatana caudal semelhante à de um tubarão, glândulas salinas e, provavelmente, a capacidade de dar à luz em vez de botar ovos.
(Da Redação com Sptunik News – Foto / Júlia d’Oliveira)

leave a reply