Tecnologia: UPA JOÃO SAMEK RECEBE EQUIPAMENTO QUE PODERÁ DETECTAR CASOS POSITIVOS DE DENGUE PELA RESPIRAÇÃO

Foz do Iguaçu será o primeiro município do Brasil a participar do teste com a máquina, que apresenta os resultados de forma ágil.

A partir desta quinta-feira (9), Foz do Iguaçu sediará uma pesquisa pioneira no Brasil para a detecção de casos positivos de dengue de forma ágil. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek, no Jardim das Palmeiras, irá receber um equipamento que detecta por meio do sopro os sintomas da doença e apresenta os resultados em até três minutos.

O trabalho é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Foz do Iguaçu e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Nesta fase preliminar, a pesquisa deve durar dois meses e irá captar os resultados com pacientes voluntários, sintomáticos para a dengue há menos de cinco dias, para identificar os compostos na respiração e verificar a correlação com o estado de positividade da doença.

Luciana Abraão Pires, pesquisadora responsável pelos testes e doutoranda da UFPR, explica que todos os dados serão utilizados como base para a elaboração do estudo que busca comprovar a eficácia do equipamento e, futuramente, torná-lo seguro para ser utilizado no sistema de saúde.

“Vamos conseguir informações detalhadas sobre os princípios da doença e trabalhar para que seja possível aplicar essa solução rápida e segura aos pacientes. Toda pesquisa demanda tempo, mas recebemos todo o apoio possível da Secretaria da Saúde de Foz para que tudo seja feito de forma ágil e traga resultados benéficos”, frisou Luciana.

Dengue em Foz do Iguaçu

O diretor das Unidades Básicas de Saúde, Ademir Ferreira, ressalta que, por se tratar de um teste, a pesquisa não irá substituir os protocolos vigentes no município para o tratamento da dengue, como a prova do laço e os demais exames necessários.

“A nossa cidade está sempre aberta a receber projetos como esse, que se dispõe a contribuir com a melhoria do trabalho diário de acolhimento dos pacientes. Reforçamos que as nossas equipes continuarão seguindo o protocolo e nenhum usuário ficará sem atendimento”, detalhou.

Ferreira ainda relembra que os pacientes com sintomas leves devem sempre procurar as Unidades Básicas de Saúde para a realização do exame. O horário de atendimento foi ampliado nas UBS da Vila Yolanda, Profilurb II, Morumbi III, São João e Cidade Nova – de segunda a sexta-feira, até 22h, e aos sábados das 16h às 22h.

“Todas as 29 unidades estão com as portas abertas para fazer este primeiro acolhimento. Queremos aliviar as filas de esperas nas UPAs, por isso é importante que os pacientes procurem as UBS para realizar o primeiro exame”, completou.

 

 

(Da Redação com AMN /Assessoria – Fotos: Thiago Dutra/PMFI)

leave a reply