Cultura: FOZ DO IGUAÇU RECEBE BALÉ TEATRO GUAÍRA COM AS COREOGRAFIAS V.IC.A. E PIÁ

Espetáculo será no dia 14 de maio, no Cineteatro dos Barrageiros do Parque Tecnológico Itaipu, com apoio da Fundação Cultural.

Foz do Iguaçu será palco, no dia 14 de maio, às 18h, da apresentação do Balé Teatro Guaíra, com as coreografias Piá, de Alex Soares, e V.I.C.A., de Liliane de Grammont, como parte da 14ª Mostra Paranaense de Dança. O espetáculo, que tem apoio da Fundação Cultural, será no Cineteatro dos Barrageiros do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).

Foz é a quarta cidade do estado a receber o Balé Teatro Guaíra no mês de maio, em um movimento de democratização das artes. As inscrições para acompanhar a apresentação são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/X7y6wTZYZLGVx6mR9. O horário de embarque no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu (CRV) será das 16h30 às 17h30.

Sobre os espetáculos

“V.I.C.A” – O acrônimo que dá título à peça do Balé Teatro Guaíra – “V.I.C.A.” – significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características do mundo pós-moderno e exacerbadas com a pandemia de Covid-19.

“V.I.C.A.” nos faz questionar o que queremos daqui para frente e nos propõe refletir sobre a humanidade no tempo presente. Em meio a um mundo confuso, saído de uma pandemia, a coreógrafa Lili de Grammont e o Balé Teatro Guaíra nos revelam que a Arte pode ser uma estratégia porque nos conecta de uma maneira única.

“PIÁ” – Um dos traços que mais define o brasileiro é a mestiçagem. Brasileiros podem ter qualquer aparência, podem pertencer a qualquer etnia e, com frequência, são confundidos com outras nacionalidades quando estão no Exterior.

“Piá”, por definição, são os filhos de etnia indígena ou mestiços de brancos com índios, mas só em Curitiba as pessoas chamam-se carinhosamente, umas às outras, de “piá”. Nenhuma outra cidade do Brasil adotou o termo, que não se trata de uma gíria.

De origem tupi-guarani, “piá” era a forma utilizada pelas mães indígenas para chamar carinhosamente seus filhos e filhas e significa “coração”. “Piá”, de Alex Soares abre caminhos para a percepção de uma identidade mestiça carregada de afeto, no melhor sentido do tão sonhado Brasil, que se une e se define a partir das diferenças.

Serviço

Espetáculo do Balé do Teatro Guaíra

Data: 14/05/2023 (domingo)

Horário de início espetáculo: 18h

Horário de embarque no CRV de Itaipu: 16h30 às 17h30

Local: Cineteatro dos Barrageiros – Parque Tecnológico Itaipu

Inscrições: https://forms.gle/X7y6wTZYZLGVx6mR9.

 

 

 

(Da Redação com PMFI – AEN)

leave a reply