Merenda Escolar: FOZ TEM A MELHOR AVALIAÇÃO DO TCE-PR ENTRE AS CIDADES COM MAIS DE 200 MIL HABITANTES

Município conquistou a nota 9,90 no serviço de alimentação escolar. Por dia, mais de 50 mil refeições são produzidas para atender os 27 mil alunos da rede.

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) deu nota 9,90 para o serviço de alimentação escolar da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, a melhor avaliação entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, a frente de Curitiba (8,50), Maringá (7,70), Ponta Grossa (6,40) e São José dos Pinhais (7,70), por exemplo. Foz do Iguaçu também pontuou à frente de cidades do Oeste do Paraná, como Toledo (7,70), Cascavel (7,80) e Medianeira (8,20).

O diagnóstico referente ao ano de 2022 foi divulgado na última sexta-feira (05) pelo TCE-PR, que avaliou a situação dos 399 municípios paranaenses em seis áreas: educação; saúde; assistência social; administração financeira; previdência social e transparência e relacionamento com o cidadão. Os números foram obtidos por meio do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov).

No ano passado, os investimentos em alimentação escolar no município somaram R$ 22 milhões, e a previsão para este ano é de R$ 25 milhões, incluindo mão de obra (preparo da merenda), transporte e os gêneros alimentícios. Por dia, são produzidas cerca de 50 mil refeições para atender os mais de 27 mil alunos das 50 escolas, 44 Cmeis (Centros de Educação Infantil), 9 instituições conveniadas e 6 centros de convivência escola bairro.

“Tivemos muitos avanços na alimentação escolar nos últimos anos, o primeiro deles foi a recomposição da equipe, que até 2017 era formada por apenas duas nutricionistas e hoje temos onze servidoras atuantes na Divisão de Alimentação Escolar. Também dobramos os investimentos na aquisição de produtos da agricultura familiar. Temos, pela primeira vez, a oferta de alimentos orgânicos na merenda dos nossos alunos”, disse a secretária da educação, Maria Justina da Silva.

Todos os alimentos fornecidos pela Secretaria Municipal da Educação às unidades escolares , assim como os cardápios executados, o número de alunos atendidos e refeições servidas diariamente são registrados em um Sistema Digital de Alimentação Escolar (SIDAE), também conhecido como “Mapa da Merenda”, que garante o maior controle de dados e segurança na oferta dos alimentos às crianças.

Todos os cardápios são elaborados com base na Resolução nº 6/2020 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Na área da educação, Foz do Iguaçu também conquistou a nota 10 em planejamento, 9,30 no transportes escolar, 7,90 em práticas pedagógicas e 7,90 em equipamentos. A avaliação geral da pasta conquistou a nota 8,13. Foz do Iguaçu também conquistou boas notas na Transparência (8,07), Previdência (8,08) e Saúde (7,55).

 

 

 

(Da Redação com AMN/PMFI)

leave a reply