Fórum G7: GESTORES CULTURAIS DO PARANÁ SE REÚNEM PARA DEBATER SOBRE AÇÕES EM CONJUNTO NO TERRITÓRIO

O grupo composto por gestores de cultura dos maiores municípios do interior do Paraná, reuniu-se em Foz do Iguaçu, com intuito de fortalecer o setor;.

O G7, composto por gestores culturais das maiores cidades Paraná, esteve reunido na última quinta (11) e sexta-feira (12), no Parque Tecnológico Itaipu e na Fundação Cultural, respectivamente, com vistas a fortalecer o protagonismo do interior na produção e circulação de projetos da área no estado.

Com um território de mais de 2,7 milhões de habitantes, o grupo formado por Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa trouxe à pauta os desafios em comum e as estratégias para impulsionar o desenvolvimento regional e atrair mais investimentos para o setor. 

O diretor presidente da Fundação Cultural de Foz, Juca Rodrigues, enfatizou a importância da parceria com a Itaipu e o PTI para promover a integração entre os municípios para o fortalecimento das ações culturais. “É importante termos parceiros como o PTI e Itaipu, olhando para a promoção da cultura para que possamos prosperar em conjunto”, afirmou Juca. Na oportunidade, ele apresentou o objetivo, missão e atuação do G7 aos presentes.

O diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, destacou que em termos materiais, o impacto se reflete na economia e na geração de empregos. “Entre os aspectos imateriais, podemos ressaltar a preservação do patrimônio cultural e artístico, o fomento da prosperidade em regiões não convencionais para o turismo e a promoção de intercâmbios culturais enriquecedores”. Outro ponto relevante ao PTI, é a democratização da cultura a partir de ações para toda a sociedade, olhando para o território e quais suas especificidades, comenta Benites.

 

 

 

 

 

 

(Da Redação com AMN/PMFI)

leave a reply