Entre os dias 07 e 08 de agosto, um grupo de 90 idosos do Complexo Social Cidade do Idoso de Irati realizou uma viagem para Foz do Iguaçu, por meio projeto Viaja 60+ em parceria com a Prefeitura Municipal de Irati. O grupo visitou pontos turísticos como as Cataratas do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
A diretora do Departamento da Política da Pessoa Idosa, Vanessa Bourdeaux Silva Henich conta que o grupo ficou encantado ao contemplar as belezas naturais das cataratas, especialmente para aqueles que estavam visitando o local pela primeira vez. A visita à Usina de Itaipu também teve um significado especial para alguns dos participantes.
“No nosso grupo havia idosos que trabalharam na construção da Itaipu. Foi emocionante ver a alegria deles ao retornar anos depois e testemunhar o crescimento da empresa. Esse passeio teve um significado muito importante, pois foi escolhido pelos próprios idosos que participam das atividades, tanto do Complexo quanto dos CRAS de Irati”, destaca Vanessa.
O transporte e a hospedagem foram custeados pelo projeto Viaja 60+ do Governo do Estado do Paraná e pela Prefeitura de Irati, enquanto os ingressos e a alimentação ficaram a cargo dos próprios idosos. A viagem, segundo Vanessa, também traz benefícios como o aumento da autoestima, autonomia e independência.
“Conhecer novas culturas e sair um pouco da rotina para distrair é essencial para uma melhor qualidade de vida. Só temos a agradecer a cada idoso que nos acompanhou nessa viagem, aos profissionais do Complexo que estiveram conosco e a toda gestão da Prefeitura que nos auxiliou em todo o percurso”, ressalta a diretora.
O que é o Viaja 60+?
O programa Viaja 60+ é uma iniciativa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (SETU) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR). Tem como objetivo promover a cultura e o lazer para pessoas idosas através do turismo social e acessível, atendendo aos desejos expressos pela população idosa de viajar mais.
Financiado com recursos do Tesouro e do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Fipar/PR), o projeto busca atender as demandas dos idosos, fomentar o turismo nas regiões do estado, e garantir que essas atividades sejam realizadas de forma inclusiva, acessível e sustentável.
(Da Redação com Folha de Irati)