Tragédia: BRIGADISTA DO DF FEZ DECLARAÇÃO AO MEIO AMBIENTE DIAS ANTES DE MORRER

Em legenda, brigadista escreveu: “Só nós sabemos a luta pelo meio ambiente”. Uellinton morreu carbonizado enquanto combatia incêndio.

Apaixonado pela profissão, o brigadista do Distrito Federal Uellinton Lopes, 39 anos, fez uma declaração sobre a luta pelo meio ambiente 16 dias antes de morrer, combatendo um incêndio florestal em Mato Grosso.

Na postagem, Uellinton publicou um vídeo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) exaltando a profissão. Na legenda, ele escreveu: “Só nós [brigadistas] sabemos a luta pelo meio ambiente. A luta dos brigadistas poucos sabem, e só Deus vê tudo”, disse.

Esse não foi o único conteúdo de Uellinton dedicado ao trabalho que exercia e ao meio ambiente, que protegeu até os últimos segundos de sua vida. O perfil é repleto de cenas de combate às chamas.

Em 9 de julho, o servidor publicou um vídeo fazendo um aceiro no Parque Ecológico Águas Emendadas. Aceiros são faixas de terreno sem vegetação, que impede de o fogo se espalhar em caso de queimada.

Em outro post, Uellinton mostrou uma cobra enorme rastejando no cerrado brasileiro. O amor pela natureza era grande por parte do brigadista. “Buscando preservar sempre nosso bioma, fauna e flora”, escreveu em outra publicação com os colegas. Ele ainda colocou a hashtag #LutarSempreDesistirJamais na legenda.

Uellinton compunha o quadro de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do instituto.

O homem havia sido contratado pelo PrevFogo em 2024 e integrava a Brigada Pronto Emprego de Brasília, no Distrito Federal. O enterro ocorreu na tarde dessa quinta-feira (29/8), no cemitério de Sobradinho.

leave a reply