Donald Trump e Kamala Harris, candidatos à Presidência dos Estados Unidos, estão se enfrentando pela primeira no Debate da ABC News.
Eles se cumprimentaram ao entrarem no palco. Kamala foi até Trump e estendeu a mão, e ele aceitou o cumprimento.
Pelas regras a ABC News, o debate não pode ser transmitido pelo YouTube da CNN Brasil. Contudo, é possível acompanhar a transmissão ao vivo no canal 577 nas operadoras de TV por assinatura, e via Samsung TV Plus no canal 2042, PrimeVideo, TCL e parabólicas pela banda Ku também no canal 577.
Assista abaixo à transmissão, em inglês, do Debate da ABC News:
A primeira pergunta foi sobre a economia dos Estados Unidos. Kamala Harris falou sobre a classe média e corte de impostos. A democrata aproveitou para atacar Trump e suas políticas econômicas.
Em seguida, Kamala destacou que o público ouviria no debate desta noite seria o mesmo “livro de jogadas” e mentiras. “O que você vai ouvir é um plano detalhado e perigoso chamado Projeto 2025, que o ex-presidente quer implementar se for reeleito”, destacou.
Trump rechaçou qualquer conexão com o Projeto 2025, afirmando que nunca leu o documento e que não vai fazê-lo. Também comentou que ele é um “livro aberto” e que vai cortar taxas e criar uma “grande economia”.
Regras do Debate da ABC
Trump está no lado esquerdo do palco, enquanto Kamala está no direito. O republicano fará as considerações finais por último. O microfone ficará ligado apenas quando o candidato estiver falando. Além disso, eles não puderam levar rascunhos — as “colas” — ao estúdio.
As equipes das campanhas não poderão entrar em contato com os candidatos durante os intervalos comerciais. Não há plateia no estúdio.
Primeira vez em que Trump e Kamala se encontram
O debate desta terça-feira (10) marca a primeira vez que Donald Trump e Kamala Harris se encontram pessoalmente. As últimas pesquisas mostram uma disputa acirrada entre os candidatos.
Este é o sétimo debate presidencial de Trump — três contra Hillary Clinton e três contra Joe Biden.
O confronto acontece na Pensilvânia, um estado que pode decidir a eleição dos Estados Unidos.
Kamala assumiu a candidatura democrata após Joe Biden ter desistido de concorrer à reeleição. O desempenho do presidente americano no Debate da CNN levantou dúvidas sobre sua idade e aptidão para um novo mandato — o que gerou críticas até de apoiadores.
Já Trump tenta voltar à Casa Branca após ter sido derrotado por Biden em 2020.
A eleição presidencial nos Estados Unidos acontecerá no dia 5 de novembro.