Dos cinco países onde estão os destinos turísticos mais buscados por brasileiros em maio, segundo o Google, três (Estados Unidos, França e Portugal) não aceitam viajantes a lazer que chegam diretamente do Brasil. Já nos outros dois, México e República Dominicana, brasileiros entram com pouca ou nenhuma exigência.
— Desde abril, temos notado um crescimento significativo nas vendas de pacotes internacionais, principalmente para México e Caribe, com extensão para os EUA — diz Roberto Nedelciu, presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa).
Ele lembra que, antes de escolher um destino, é preciso estar atento às exigências e à situação da pandemia no local. A seguir, reunimos algumas dessas informações a respeito dos países mais buscados por brasileiros no Google. Os dados relativos aos números de casos e vacinas são do portal Our World in Data.
Estados Unidos
Orlando, Nova York e Miami ocupam, respectivamente, as primeira, terceira e quinta colocações no ranking dos dez destinos internacionais mais buscados no Google no Brasil. Mas, salvo poucas exceções, viajantes que estiveram no Brasil nos 14 dias anteriores ao voo não podem entrar nos EUA. Uma forma de driblar este bloqueio é fazendo uma escala de duas semanas num terceiro país, que receba brasileiros e de onde é possível entrar em território americano diretamente, como México e República Dominicana.
No país, o número de novos casos diários, que chegou a 250 mil em janeiro, caiu para pouco mais de 20 mil em 1º de junho, o menor desde final de março de 2020. Reflexo da campanha de imunização, que já garantiu ao menos uma dose a 50,4% da população (55,8% no estado de Nova York e 49,3% na Flórida).
México
Cancún foi o segundo destino mais pesquisado por brasileiros no Google no mês passado. E, como todo o México, está de portas bem abertas aos turistas, que não precisam nem de teste PCR negativo para Covid para desembarcar. Basta um documento digital com informações de saúde (acvuelaseguro.com).
No México, o número de novos casos confirmados de Covid-19 em 1º de junho foi de 2.981, bem menor do que o pico de mais de 17.500 em janeiro, mas ainda assim com uma leve alta em relação às últimas semanas. Apenas 17% da população já recebeu ao menos uma dose da vacina.
França
Paris é a quarta colocada no ranking do Google. E, ainda assim, poucos turistas brasileiros podem entrar na França neste momento. Como os demais países da União Europeia, a França não permite a chegada de pessoas saídas do Brasil, a não ser cidadãos do bloco, residentes ou em viagens essenciais. E quem chega precisa apresentar teste PCR negativo realizado 72 horas antes do voo e ficar em quarentena por dez dias.
O país vive um momento de reabertura e também de queda no número de novos casos diários. Foram 8.779 em 31 de maio, um quinto dos mais de 46 mil registrados em meados de abril. Até agora, 38% da população recebeu ao menos uma dose da vacina.
República Dominicana
Punta Cana foi o sexto destino mais buscado no Google por brasileiros, que podem entrar na República Dominicana com um exame PCR negativo realizado 72 horas antes do desembarque. É necessário também apresentar uma declaração de condições de saúde digital, no site eticket.migracion.gob.do.
Vinte e nove por cento da população foi vacinada no país caribenho, que registra uma preocupante alta no número de casos confirmados diários. Foram 1.258 em 1º de junho (um mês antes, estava na casa dos 320).
Portugal
Sétima colocada no ranking do Google, Lisboa é um amor antigo dos turistas brasileiros. Mas as restrições de entrada são parecidas com as da França (a diferença é que a quarentena em Portugal é de 14 dias, não dez).
Após um pico de mais de 12 mil novos casos por dia em janeiro, Portugal conseguiu derrubar sua taxa de infecção e agora tem registrado cerca de 500 novos doentes por dia, com 38% da população vacinada com ao menos uma dose.
(Da Redação com Pequenas Empresas & Grandes Negócios)