Mais um episódio lamentável do Instituto de Trânsito (Foztrans) fez piorar a imagem do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, do PSD. Depois das reclamações sobre ações simples que demoram meses, denúncias de ineficiência no atendimento à população, o péssimo serviço do transporte coletivo e o imbróglio do Estarfi com carro satélite para aplicação generalizada de multas, agora houve uma nova exposição negativa nas redes sociais por conta erros técnicos e absurdos em uma obra de lombada elevada, na Avenida República Argentina, na frente da Unidade de Saúde Maracanã, próximo do estádio ABC.
Construíram a faixa elevada, fechando o acesso a um comércio – uma borracharia – o que a lei (Código de Posturas) proíbe. A rampa para cadeirantes, além de desalinhada, tem desnível, em afronta às novas leis da acessibilidade. O completo absurdo é tão gritante que logo foi parar nas redes sociais, aumentando a série de vexames na administração do prefeito Chico Brasileiro.
Um vídeo com milhares e visualizações e centenas de comentários e compartilhamentos mostra um assessor (nomeado por Brasileiro como cargo comissionado no Foztrans) sendo questionado por um cidadão que se diz engenheiro. A cobrança do cidadão é incisiva em cima do diretor CC que, sem respostas, só pensa em deixar o local. As cenas foram gravadas no local da obra, foco dos questionamentos.
O cidadão se identifica como engenheiro e vai para cima do diretor de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Ademilton Araújo da Silva. (_)“Eu sou engenheiro, eu tenho CREA.” E o diretor responde: “Então o senhor faça a reclamação devida.” O cidadão reforça: “Eu sou engenheiro e só quero saber. Isso foi bem feito? O senhor é diretor de trânsito. Não vai fazer nenhum boletim que foi feito errado?”
O diretor responde: “Vamos notificar para que o proprietário resolva o problema da calçada”. O cidadão aumenta o tom de voz: “E quando vai notificar? Já é final de ano. Vocês vão tirar férias. Entrada o que? E essa faixa é o que? Me diz. Quer dizer que a entrada é aqui. Me explica agora. Se o senhor é diretor de trânsito, o senhor sabe das regras, leis e diretrizes”, questionou o cidadão mostrando que a faixa elevada fechou o acesso a um comércio.
Com ironia, Ademilton, cargo comissionado do Foztrans, diz: “O senhor já teve seu minuto de fama”. A fala causa ainda mais indignação do cidadão que não só segue mostrando os erros técnicos na obra, como também denuncia que o diretor (cargo de confiança) do Foztrans estacionou em desacordo com as normas de trânsito, exatamente o que vem rendendo multas para centenas de motoristas todos os meses.
“Estamos vendo aqui o diretor de trânsito. Que não sabe nada sobre regras e leis de trânsito. Olha como ele estacionou. Esse é o diretor de trânsito!” E Ademilton, segue com ironia: “Fique a vontade cidadão. Já teve seu minuto de fama”.
O cidadão continua filmando e mostrando os erros grosseiros da obra. “É isso que Foz do Iguaçu tem? Para os senhores verem, ele nem vai reclamar. Olha o que ele está fazendo, não está nem reclamando. Vamos mostrar a vergonha do servidor público. Isso aqui é do cadeirante, era para eles estarem passando aqui. Veja com estão fazendo o serviço.” A imagem mostra um alto desnível entre a faixa elevada de pedestre e a calçada.