Tensão: COREIA DO NORTE CONTINUA CONSTRUINDO ARMAS QUÍMICAS E BIOLÓGICAS

A Coreia do Norte continua construindo armas biológicas e químicas, além de suas armas de destruição em massa (ADM) tais como armas nucleares, o que representa uma ameaça séria para as forças norte-americanas e seu aliado, a Coreia do Sul, afirmou alta funcionária dos EUA.

Na terça-feira (4), Jeniffer Walsh, a vice-secretária principal de Defesa para a Defesa Interna e Segurança Global, também disse que o líder norte-coreano Kim Jong-un poderia realmente usar uma arma desse tipo em caso de conflito na península coreana, segundo a agência Yonhap.

“A busca continua da Coreia do Norte de armas nucleares, químicas e biológicas compromete a estabilidade internacional e enfraquece o regime de não-proliferação global. Estas capacidades representam uma ameaça para as forças dos EUA, aliados”, disse Walsh em um comunicado apresentado ao Subcomitê da Câmara para Inteligência e Operações Especiais.

“Tendo em conta o risco que Kim Jong-un poderia pretender usar ADM no âmbito de ou para evitar um conflito na península coreana, a Força Conjunta deve estar preparada para qualquer número de contingências relacionadas a ADM requerendo que se opere em ambiente QBRN [química, biológica, radiológica e nuclearmente] contaminado”, adicionou a funcionária dos EUA.

Lembrando que Pyongyang teria usado armas químicas para matar o irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-nam, na Malásia em 2017, Walsh afirmou que a Coreia do Norte, junto com tais países como a China, Rússia e Irã, continua avançando as capacidades de armas químicas e biológicas.

Além disso, Walsh disse que os Estados Unidos e a Coreia do Sul colaboram para enfrentar qualquer tipo de ameaça norte-coreana. A funcionária disse que os dois países se reúnem anualmente no fórum bilateral sobre combate a ADM.

“Estamos trabalhando com nossos aliados da República da Coreia para garantir que estamos preparados para contingências de ADM, independentemente de qual seja a ameaça”, segundo a vice-secretária norte-americana.

Walsh nomeou a China como uma das maiores fontes de materiais para armas químicas e biológicas para a Coreia do Norte e outros agentes.

“Entidades e indivíduos chineses continuam transferindo materiais sensíveis em termos de proliferação para a Coreia do Norte, Irã e outros agentes maliciosos, e a China demostrou uma aplicação pouco rigorosa dos controles das exportações internas e dos regimes de sanções multilaterais a fim de evitar essas transferências”, disse Walsh.

                                                                                                                                                                                               

MERKEL REVELA MUDANÇA DE EQUILÍBRIO DE FORÇAS NO MUNDO POR CAUSA DE RÚSSIA E CHINA

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) passou a enfrentar alterações de distribuição de forças no mundo devido ao reforço político da China e comportamento “parcialmente agressivo” da Rússia, declarou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

Nesta quarta-feira (5), durante a conferência Parceria Transatlântica Orientada para o Futuro, organizada pela aliança dos partidos alemães União Democrata-Cristã e União Social-Cristã, Angela Merkel afirmou que, além da pandemia do coronavírus e mudanças climáticas, Rússia e China estão entre os desafios.

Ponderando os desafios para Europa e Estados Unidos, Merkel citou como possível exemplo “uma constelação de poder alterada com base no reforço econômico e político da China e a aparência parcialmente agressiva da Rússia”, segundo a agência AP.

A chanceler da Alemanha destacou que os EUA permanecem sendo uns dos parceiros mais importantes da Europa e os únicos aliados “inevitáveis” da Alemanha. Os países europeus “não possuem tantos valores e interesses comuns” com qualquer outro Estado do mundo, segundo Merkel.

“Apenas juntos com os EUA podemos efetivamente participar da globalização, estamos mais fortes se tivermos posicionamentos comuns”, disse Merkel.

Em março, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, acusou Rússia de “comportamento agressivo” e declarou a necessidade de conter as ações russas. Tal situação requer os esforços da Aliança Atlântica e aumento de financiamento, ponderou Stoltenberg. Por sua vez, a ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp‑Karrenbauer, justificou as grandes despesas em armamento se apoiando no “comportamento da Rússia”.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores russo sublinhou que Moscou levará em consideração a atitude da OTAN em seu planejamento externo e militar. O Kremlin ressaltou que a Rússia não ameaça ninguém, mas não ignorará as ações potencialmente perigosas para seus interesses.

(Da Redação com Sputnik)

leave a reply