SECRETARIA DE AGRICULTURA INVESTE EM ESTRADAS RURAIS, REATIVAÇÃO DE CONSELHOS E NOVOS PROJETOS PARA O MUNICÍPIO

Projetar ações futuras que tragam bons resultados já era uma das metas para cada uma das secretarias municipais da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Porém, na Secretaria de Agricultura algumas das metas para os 100 primeiros dias de governo da nova gestão eram a reestruturação de toda a pasta, com responsabilidades de cada setor, revisão e elaboração de projetos para tocar adiante o trabalho.
 
O Lançamento do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), na modalidade doação instantânea para 2017 foi conquistada, assim como o projeto das hortas nas escolas, que as interessadas e que foram mapeadas com local adequado para receber a horta já estão iniciando a atividade. A Secretaria está executando a compra de sementes e equipamentos para a manutenção.
 
Outra tarefa importante é o estudo e planejamento de hortas urbanas. A Secretaria está mapeando regiões onde a Prefeitura tem áreas de reserva técnica, catalogando pedidos de hortas que chegam. As sementes e ferramentas estão em processo de compra. 
 
A cessão do espaço para a implantação do abatedouro de peixe municipal é outro projeto que está em andamento, em fase de estudo para identificar local e viabilidade técnica e financeira, bem como a captação de recursos para a realização. A reforma do Horto Municipal está acontecendo e outra meta importante idealizada logo no início da gestão. 
 
As estradas rurais passaram por uma readequação e uma parte delas já recebeu melhorias, ajudando o produtor rural a melhor escoar a sua produção. Há previsão para a continuidade das reformas em outras linhas rurais que ainda não foram atendidas. O projeto de recuperação recebe parceria da Secretaria de Obras e da INFRAERO. 
 
Outros projetos em andamento são o curso de qualificação de jardinagem para MEIs, Micro empreendedores individuais, uma parceria com o SENAR e Sindicato Rural. “Outras tarefas, como atualização da lei do alvará rural e cadastro do produtor, estudo e criação do projeto para adesão do SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e o pedido de reforma do Banco de Alimentos de Foz, para torná-lo uma referência em todo país já foi encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDS. Ainda temos os projetos que poderão ser tocados em parceria com o PTI. Queremos avançar e iremos conseguir, com trabalho e esforço de todas as equipes”, disse o secretário de Agricultura, Thiago Kodama. 
Com PMFI

leave a reply