Foz do Iguaçu: LOCKDOWN. FISCALIZAÇÃO SERÁ INTENSIFICADA NO FINAL DE SEMANA, E MULTARÁ QUEM NÃO CUMPRIR MEDIDAS RESTRITIVAS

Blitzes, barreiras sanitárias e patrulhamento integram as ações. Restrição da circulação de pessoas começa às 18h de sábado e segue até as 5h de segunda-feira.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu vai intensificar a fiscalização neste final de semana para garantir o cumprimento do Decreto nº 29.199, que estabelece medidas mais restritivas para conter a transmissão da Covid-19.

Além das barreiras sanitárias para controle do fluxo de pessoas vindas do Paraguai, a prefeitura vai reforçar o patrulhamento em toda a cidade, com apoio dos órgãos de segurança, e a fiscalização a estabelecimentos comerciais e festas clandestinas.

A atuação ficará por conta da Secretaria Municipal da Fazenda, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia Militar, por meio da Ação Integrada de Fiscalização Urbana – AIFU.

Conforme prevê o decreto, as atividades comerciais deverão encerrar o funcionamento às 17h de sábado (15). O toque de recolher começa às 18h de sábado e segue até as 5h de segunda-feira (17). Neste período, será proibida a circulação de pessoas, salvo por motivo de força maior devidamente justificada.

MULTAS

Os estabelecimentos comerciais que desrespeitarem as medidas poderão ter as atividades suspensas por sete dias ou a cassação do alvará de funcionamento, em caso de reincidência. A multa para pessoa física é de 10 unidades fiscais (R$ 916,10) e 100 unidades fiscais para pessoa jurídica (R$ 9.161).

BLOQUEIOS

Conforme prevê o decreto, os órgãos de segurança estão autorizados a realizar bloqueios em locais de circulação pública a fim de garantir o cumprimento das medidas restritivas. Nos bloqueios, os estrangeiros e brasileiros oriundos de outros países deverão apresentar comprovante de teste negativo para Covid-19 em exame RT-PCR, realizado por instituição ou empresa licenciada pelo país de origem, em até 72 horas do ingresso no município.

Aos trabalhadores, empresários fronteiriços e estudantes em trânsito entre os países, para seus locais de trabalho ou residência, não será exigido o teste, desde que comprovado residência ou trabalho.

REAÇÃO

Empresários iguaçuenses, desesperados com o aumento do desaquecimento da já falimentar economia de Foz do Iguaçu, iniciaram nesta sexta-feira (14), uma campanha de protesto contra as medidas restritivas impostas pelo prefeito Chico Brasileiro. Faixas de protestos foram colocadas em inúmeros estabelecimentos comerciais da cidade.

“O ‘represamento’ da circulação das pessoas no fim de semana com esses lockdown’s, que não resolvem nada, acabam ‘estourando’ nas segundas-feiras e nos demais dias seguintes a essas medidas restritivas, enquanto o transporte coletivo público, que tenho certeza que é onde mais se espalha propagação da Covid, continua funcionando com ônibus lotados. Os grandes supermercados também lotam, mas eles não são multados pela prefeitura, só nós que somos pequenos é que pagamos o pato.”, disse ao IGUASSU News um proprietário de pequeno mercado de bairro de Foz do Iguaçu, que pediu para não ser identificado.


SAÚDE PÚBLICA

Conforme lembrou o prefeito, a restrição de circulação de pessoas, especialmente aos finais de semana, foi a medida mais eficaz adotada pelo município.

De acordo com o gerente da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan, três indicadores preocupam as autoridades em saúde, um deles é a taxa de transmissão do vírus, que está em 1,50 – a maior desde o início da pandemia.

“Isso significa que 100 pessoas transmitem o vírus para outras 150. Essa é a maior taxa desde o início da pandemia. A média móvel aumentou assustadoramente, com mais de 100 casos dia. E o mais preocupante é a taxa de ocupação de leitos do Hospital Municipal, que está em 100% há mais de uma semana”, afirmou Doldan.

Disque-denúncia

A população pode denunciar o descumprimento das medidas restritivas pelo telefone 199.

(Da Redação com AMN)

leave a reply