Coluna Tribuna Livre: CÂMARA DE FOZ PARTICIPA DE LIMPEZA NA OCUPAÇÃO DO BUBAS

Veja também: Anice participa de reunião com funcionários da Infraero para planejamento de vacinação; Comissão Mista e demais vereadores acompanham prestação de contas da Prefeitura

Câmara de Foz participa de limpeza na ocupação do Bubas

A Câmara de Foz participou de ação de limpeza na ocupação do Bubas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e lideranças comunitárias. A Prefeitura disponibilizou caminhões e caçambas para recolhimento dos resíduos e entulhos.

Adriana Fuzetti, Chefe da Divisão de Limpeza Pública, relatou “colocamos aqui as caçambas para dar a oportunidade dessas famílias tirarem os resíduos de seus quintais. Cada morador é responsável por tirar de sua residência e colocar no caminhão”. “Os moradores procuraram a Câmara e fizemos o pedido ao Executivo, que nos atendeu prontamente. Essa união com a secretaria de meio ambiente visa trazer um projeto de conscientização junto com os moradores do Bubas”, afirmou o Vereador Edivaldo Alcântara.

O Vereador Ney Patrício (PSD) destacou: “é uma atenção especial para essas pessoas que precisam. Então, a Câmara, juntamente com o Executivo, está desenvolvendo uma das primeiras ações na ocupação”. O vice-presidente do bairro, Ronaldo Vargas, enfatizou “cada um que produz seu lixo, seu material, deve destinar para o local correto. Mas, como aqui as pessoas não têm muitas condições financeiras, que se mantenham essas ações para que possa ter uma caçamba que leve até o destino correto, para que não seja jogado em áreas públicas ou outros locais”.

A ação terá continuidade no dia 05/06 e integrará o movimento Paraná Mais Limpo, promovido pelo Governo do Estado do Paraná, o Instituto Água e Terra e o Grupo R20, como ação em comemoração à semana do Meio Ambiente.

——————–

COMISSÃO MISTA E DEMAIS VEREADORES ACOMPANHAM PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PREFEITURA

Comissão Mista e demais vereadores acompanham a prestação de contas da Prefeitura

A Comissão Mista e demais vereadores participaram da audiência pública, realizada pela Prefeitura, para apresentação da prestação de contas do último quadrimestre. Acompanharam a audiência os vereadores: Rogério Quadros (PTB), Adnan El Sayed (PSD), Yasmin Hachem (MDB), Kalito (PSD), Jairo Cardoso (DEM) e Cabo Cassol (Podemos).

O demonstrativo aponta receitas, despesas, déficit de todas as contas do município. De acordo com dados expostos pelo Diretor de Gestão Orçamentária, Darlei Finkler, houve uma queda de 25% do ISS em relação ao que seria se não houvesse a pandemia. O ITBI teve quase 70% a mais de arrecadação, devido ao mercado de imóveis estar aquecido e aconteceu já no início deste ano uma arrecadação maior de IPTU. Com relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), neste ano houve aumento de 20%, tal como ICMS, diferente no segundo quadrimestre do ano passado, período de maio, em que as atividades econômicas foram paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

“No ano passado foram aprovadas na Câmara a LDO, que define metas e diretrizes para o orçamento e a LOA, que é orçamento. Cabe ao Poder Legislativo acompanhar as metas e todo trabalhado realizado pelo Poder Executivo. Nesta audiência, recebemos as planilhas. É um acompanhamento da aplicação do dinheiro do contribuinte. Estamos analisando a LDO para o ano que vem, o projeto está tramitando nas comissões e teremos uma audiência pública nos próximos dias. Alguns setores, como a área de educação, precisam de mais avanços, de acordo com os ditames constitucionais”, afirmou o vereador Rogério Quadros (PTB), Presidente da Comissão Mista.

——————–

ANICE PARTICIPA DE REUNIÃO COM FUNCIONÁRIOS DA INFRAERO PARA PLANEJAMENTO DE VACINAÇÃO

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, sentada e em pé

Anice afirmou que a iniciativa prevê a segurança e preservação da saúde destes funcionários, além da preocupação com o desenvolvimento econômico

A vereadora Anice Gazzaoui esteve na manhã de quinta-feira (27) reunida com funcionários da Infraero e gestores da Secretaria Municipal de Saúde para juntos discutirem um plano de vacinação para estes profissionais. Assim que as pessoas contempladas nesta fase forem vacinadas, novos grupos serão incluídos na lista para imunização contra a covid-19, dentre eles os funcionários da Infraero. Segundo a vereadora Anice, esta iniciativa prevê a segurança e preservação da saúde destes funcionários, além da preocupação com o desenvolvimento econômico do município. “Imunizando esses profissionais, nós asseguramos sua saúde e garantimos um destino mais seguro a quem busca conhecer nossa cidade” reforçou Anice.

——————–

CÂMARA DE FOZ INTEGRA AÇÃO DE LIMPEZA NESTE SÁBADO NA OCUPAÇÃO DO BUBAS

Câmara participa, neste sábado (29/05), de ação de limpeza na ocupação do Bubas

Os pontos de descarte estarão nas seguintes ruas: das Palmas, José, dos Girassóis, Dom Cármino Rocco e Rua Verde

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu participa neste sábado, 29 de maio, às 08h30min, de uma ação de limpeza na ocupação do Bubas. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, lideranças comunitárias e Legislativo. Neste sábado (29/05) os pontos de descarte estarão nas seguintes ruas: das Palmas, José, dos Girassóis, Dom Cármino Rocco e Rua Verde.

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, serão disponibilizados 05 pontos de coleta para que os moradores possam fazer o descarte dos resíduos (entulhos e inservíveis). A ação terá continuidade no dia 05/06 e integrará o movimento Paraná Mais Limpo, promovido pelo Governo do Estado do Paraná, o Instituto Água e Terra e o Grupo R20, como ação em comemoração à semana do Meio Ambiente. Cada morador poderá levar os entulhos até a caçamba ou caminhão que estará na rua. Serão permitidos, entulhos, madeiras e inservíveis. A ação faz parte do programa de gestão de resíduos.

——————–

ALEX MEYER PEDE PRIORIDADE NA VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Vereador Alex Meyer indicou a prioridade na vacinação do Covid-19 para assistência social

Alex Meyer: “É um grupo prioritário que atua na linha de frente”

O vereador Alex Meyer pediu, via indicação ao Executivo, prioridade na vacinação da Covid-19 para os profissionais de assistência social. Para o secretário Municipal de Assistência Social, Elias de Oliveira “a vacinação desses trabalhadores permite a retomada de uma série de atividades que estava sendo feita. Isso traz mais segurança para os profissionais,” comentou Elias de Oliveira. O vereador Alex Meyer explica que “é um grupo prioritário como sabemos que atua na linha de frente, um serviço essencial que faz a diferença. Profissionais que sempre estão com pessoas com vulnerabilidade maior”.

EMPRESÁRIOS PEDEM APOIO DA CÂMARA PARA PODER MANTER BARES E RESTAURANTES ABERTOS

Empresários pedem apoio da Câmara para poder manter bares e restaurantes  abertos

Dezenas de empresários de bares e restaurantes de Foz do Iguaçu apresentaram pedido de apoio à Câmara de Vereadores para que possam manter os estabelecimentos abertos, sem restrições de decretos municipais. A reunião foi nesta quinta-feira, 27, na Associação Comercial e Empresarial (ACIFI). Os proprietários de bares e restaurantes afirmaram não suportar mais os limites de horário impostos pelas normativas da prefeitura. Também questionam o constante lockdown, que obriga ao fechamento dos empreendimentos a cada fim de semana.

MAIS DE UM ANO DE RESTRIÇÕES

“Demonstramos ao Poder Legislativo a nossa insatisfação e nosso desespero por esses 15 meses de restrições e lockdown que estão dizimando nossas atividades”, declarou o empresário Nevio Rafagnin Junior. “Queremos o direito de poder trabalhar. Chegamos ao limite, não temos onde buscar recursos”, desabafou.

De acordo com Nevio, bares e restaurantes fizeram investimentos e treinamentos para poder operar mediante protocolos sanitários que foram exigidos pelo poder público. “Queremos trabalhar como qualquer outro segmento que vem funcionando sem restrições de dias e horários”, frisou.

PRESIDENTE DA CÂMARA SE POSICIONA

Presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício (PSD) disse que o Legislativo vai analisar a pauta de forma célere. “Vamos encaminhar o tema para as comissões permanentes de Turismo e Saúde. Se necessário, vamos propor medida legislativa junto ao Executivo com os subsídios retirados dessa reunião”, comprometeu-se.

Segundo o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, os empresários sofrem há mais de um ano com os reflexos da pandemia. “São empréstimos que geram endividamento, restrições e lockdown que estão matando as empresas e os empregos. Queremos trabalhar e gerar emprego”, pontuou.

Além da reunião com os vereadores, o movimento seguirá com outras ações, garantiu o empresário Luiz Carlos Pompermaier. “É para lutar pelo nosso trabalho e pelas empresas abertas. O poder público precisa entender que bares e restaurantes são atividade essencial, pois a cidade é turística”, declarou.

EM FOZ CÂMARA PRESSIONA PARA ALTERAÇÃO DE PROPOSTA DA NOVA CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Comissão de Turismo se reúne para discutir a concessão do Parque Nacional do Iguaçu

Comissão de Turismo da Câmara de Foz do Iguaçu promove reuniões com setores representantivos

Os membros da Comissão de Turismo da Câmara de Foz do Iguaçu, presidida pela vereadora Anice Gazzaoui (PL) e composta também pelos vereadores João Morales (DEM) e Admilson Galhardo (Republicanos), reuniram-se na terça-feira (25) com o Secretário de Turismo do Município, Paulo Angeli. O assunto foi o edital de concessão do Parque Nacional do Iguaçu sob a responsabilidade do ICMBio. Logo em seguida, os membros foram até o Parque Nacional para uma reunião com a Diretora, Cibele Munhoz. A previsão é de que a Comissão aponte até amanhã, um relatório com alguns apontamentos sobre o edital.

Anice esclarece que as reuniões da Comissão objetivam entender quais serão os passos tomados para essa nova fase proposta, da forma mais esclarecedora para toda a população. “Precisamos de um edital claro, acessível e de interesse da comunidade, da preservação do meio ambiente, do turismo e todas as demandas de Foz do Iguaçu e os municípios lindeiros”, concluiu a parlamentar.

EM FOZ, VEREADOR INDICA REFORMA DA QUADRA DE ESPORTES E LAZER DO SOL DE MAIO

Vereador Jairo Cardoso indica reforma da quadra de esportes e lazer do Sol de Maio

Vereador Jairo Cardoso: “A estrutura é muito boa, na época foi muito bem pensada para esta região. E com o passar do tempo está abandonada”

O vereador Jairo Cardoso (DEM) por meio de uma indicação solicita reforma da quadra de esportes e lazer do Sol de Maio. A quadra foi entregue em 2011, desde então não teve nenhuma reforma. Outro pedido seria a limpeza do local. “A estrutura é muito boa, na época foi muito bem pensada para esta região. E com o passar do tempo está abandonada e precisa dessa revitalização”. Comentou Vereador Jairo Cardoso. A indicação foi encaminhada à Prefeitura.

——————–

CRACOLÂNDIA DE FOZ. SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É QUESTIONADO PELA CÂMARA

Vereadores responsáveis ​​pela assistência social e conversam sobre as necessidades da massa

População do Jardim São Paulo acusa a administração do prefeito Chico Brasileiro de institucionalizar uma cracolândia nas instalações da antiga escola Érico Veríssimo

Questões importantes como socorro aos mais necessitados em tempos de pandemia, o aumento assustador de pedintes e pessoas em situação de rua e a desorganização dos programas de acolhimento como o CREAS POP são temas recorrentes na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. Diante disso, nesta quarta-feira, 19 de maio, os vereadores se reuniram com o secretário municipal de assistência social. Participaram da exposição os vereadores Ney Patrício (PSD) Rogério Quadros (PTB), Kalito (PSD), Adnan El Sayed (PSD), Anice Gazzaoui (PL) e Yasmin Hachem (MDB).

O secretário da pasta, Elias de Oliveira, trouxe algumas informações. Uma delas é a importância do destino de emendas parlamentares, com intuito de atender entidades sociais. Outro ponto abordado foi a distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social. Elias deverá adotar medidas para melhorar serviços como o CREAS POP que funciona nas antigas instalações da Escola Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo. A população local acusa a administração do prefeito Chico Brasileiro de institucionalizar uma cracolândia naquele local.

O espaço, ao lado de uma unidade de saúde, não tem controle. O lixo toma conta dentro e fora do imóvel, onde dependentes químicos se reúnem, alguns ficam espalhados pelas calçadas. Há registros de furtos e outros crimes nas proximidades. Uso de drogas, gritaria, brigas e episódios de violência física são frequentes.

——————–

VEREADORES VISITAM ESTRUTURA DO PORTO SECO EM DIONÍSIO CERQUEIRA

Vereador visitam estrutura do porto seco em Dionísio Cerqueira

Objetivo da visita foi conhecer a estrutura do porto seco da cidade que também possui fronteira internacional

Os vereadores Cabo Cassol (Podemos), João Morales (DEM), Kalito Stoeckl (PSD) e o Presidente da Câmara Ney Patrício (PSD) que compõe a Comissão Especial de estudos de impacto econômico e social da construção do novo Porto Seco estiveram em visita na cidade de Dionísio Cerqueira. O intuito da visita foi conhecer a estrutura do porto seco da cidade que também possui fronteira internacional, neste caso, com a Argentina.

A ideia é que seja criado um relatório com informações que possam ser implantadas na estrutura do novo porto seco de Foz do Iguaçu. A atual estrutura de estação aduaneira que a cidade possui é considerada a maior, em movimentação, de toda a América Latina. Segundo o órgão, somente em dezembro de 2020, mais de 25 mil caminhões passaram pela Ponte Internacional da Amizade. O alto número de veículos exige uma logística estratégica para liberação com mais rápida das cargas.

“Precisamos pensar em alternativas que possam ser implementadas na cidade de Foz do Iguaçu, mas com o cuidado de preservar do impacto econômico que isso pode trazer para Foz do Iguaçu. ”, disse o Presidente da Câmara.

 

KALITO INDICA ADESÃO DO MUNICÍPIO À AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Vereador Kalito defende bandeiras da mobilidade urbana e do compliance

Vereador Kalito: “Essa é uma ferramenta do Ministério do Meio Ambiente que busca melhorar a gestão como um todo”

O vereador Kalito Stoeckl (PSD) indicou ao Prefeito Municipal a adesão do Município à Agenda Ambiental na Administração Pública – o A3P. “Essa é uma ferramenta do Ministério do Meio Ambiente que busca melhorar a gestão como um todo. Trata desde as contratações, as compras pública, as construções e até o relacionamento interpessoal entre os servidores. Realmente é uma ferramenta gratuita que basta o Executivo abraçar essa ideia,” comentou o vereador Kalito.

——————–

 

VEREADOR GALHARDO PROPÕE AO EXECUTIVO SISTEMA DE “BUEIROS INTELIGENTES”

Vereador Galhardo propõe ao Executivo sistema de “Bueiros Inteligentes”

Galhardo: “Estou me antecipando porque o período chuvoso começa em outubro”

O vereador Admilson Galhardo (Republicanos) indicou ao Prefeito Municipal a implantação do sistema de “Bueiros Inteligentes”. E explicou: “Nós já sabemos os pontos de alagamentos na cidade. São vários. E o período chuvoso começa no mês de outubro e vai até janeiro. Agora no mês de maio, já estou me antecipando. Vamos tomar providências nesse sentido até porque em relação aos bueiros, eu não vi no investimento que foi anunciado nenhuma ação e nenhum projeto”, explicou Galhardo.

CÂMARA DE FOZ DO IGUAÇU SEDIA NESTA QUINTA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CONCESSÃO DO PARQUE NACIONAL 

Câmara de audiência pública sobre nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu

O debate faz parte do processo de consulta pública do projeto de nova concessão do parque

Nesta quinta-feira, 20 de maio, a Câmara de Foz do Iguaçu vai sediar a audiência pública promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e ICMbio a respeito da concessão do Parque Nacional do Iguaçu. O debate faz parte do processo de consulta pública do projeto de nova concessão do parque. A audiência acontece nesta quinta-feira, 20 de maio, às 09h, no formato híbrido (presencial e online, em virtude da pandemia) e contará com transmissão ao vivo pelo canal: https://www.youtube.com/user/canalicmbio.

Mais informações a respeito do evento e a respeito do projeto da concessão estão no link: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/editais-diversos/editais-diversos-2021/audiencia-publica-no-02-2021-parque-nacional-do-iguacu . Para se inscrever para audiência é preciso fazer o cadastro no link: t.ly/QbGp.

VEREADOR KALITO PROPÕE AO EXECUTIVO SISTEMA DE TRILHAS ECOLÓGICAS EM FOZ DO IGUAÇU

Vereador propostas ao Executivo sistema de trilhas ecológicas em Foz

Kalito: “A ideia é que haja uma padronização da forma de explorar. E, além de promover qualidade de vida, que gere emprego e renda”

Como forma de incentivar atividades esportivas e também o turismo ecológico, o Vereador Kalito (PSD) apresentou, via indicação, uma sugestão ao Prefeito para que crie um sistema de trilhas ecológicas no município. A ideia é incentivar outras atrações turísticas e também promover educação ambiental. “A gente conhece a cidade e sabe da existência de várias trilhas ecológicas que dão acesso a rios e cachoeiras. Nossa intenção é que haja uma pequena intervenção do poder público, para que as trilhas possam ser utilizadas. A ideia é que exista uma padronização da forma de explorar. E, além de promover qualidade de vida, que gere emprego e renda para as pessoas ligadas ao turismo em Foz”, explicou o vereador Kalito.

ASSISTA A REPORTAGEM DA TV CÂMARA

——————–

CÂMARA APROVA REGULAMENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE MENOR APRENDIZ

Câmara aprovada de contratação de aprendiz no âmbito do Legislativo

Ney Patricio: “Precisamos dar ao adolescente uma oportunidade para que esteja mais preparado para o mercado”

A Câmara de Foz do Iguaçu aprovou, no último dia 13, projeto que regulamenta a contratação de adolescentes como aprendizes no âmbito da Casa de Leis. O projeto de resolução, de autoria da Mesa Diretora, objetiva, também, a oportunidade de inclusão econômica e social. A proposição já foi promulgada, transformando-se na Resolução 165/2021. A norma define que a Câmara pode receber aprendizes de 14 a 18 anos incompletos, inscritos em cursos de aprendizagem voltados à formação técnico-profissional metódica, promovida por organizações da sociedade civil, que tenham por objeto a assistência ao adolescente e educação profissional, porém, sem vínculo empregatício  

O vereador Ney Patrício (PSD), um dos autores do projeto, enfatizou que “a nova resolução é também um incentivo ao setor privado, para que contratem, por meio de entidades a exemplo da Guarda Mirim ou outra entidade que trabalhe com essa faixa etária. A pretensão não é contratar número excessivo de aprendizes, mas, precisamos dar ao adolescente uma oportunidade para que esteja mais preparado para o mercado. No futuro queremos ampliar ainda mais as contratações. Percebemos o desespero de família, querendo a colocação do jovem, e não vê uma alternativa”.

VEJA A REPORTAGEM DA TV CÂMARA

EM FOZ, COMISSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DEFENDERÁ OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

Comissão Especial da Câmara de Foz deve discutir e defender direitos e interesses das crianças e adolescentes

Iniciativa de Alex Meyer recebeu assinaturas de outros quatro vereadores

O Poder Legislativo de Foz do Iguaçu abriu uma Comissão Especial (CE), na sessão de quinta (13), com o objetivo de discutir e defender os direitos e interesses de crianças e adolescentes que residem na cidade. A proposição é de autoria dos vereadores Alex Meyer (PP), Jairo Cardoso (DEM), Ney Patrício (PSD), Valdir de Souza “Maninho” (PSC) e Yasmin Hachem (MDB). O Presidente da Casa ainda deve designar os membros da CE que terá 180 dias para promover os debates e apresentar relatório conclusivo e propositivo.

Alex Meyer adiantou que o objetivo é somar com órgãos de defesa das crianças e dos adolescentes. “A pandemia tem agravado a situação de violência a esses grupos, os casos de violência estão entre os mais alarmantes, inclusive no Paraná. Em matéria publicada pelo TJ- PR, de janeiro a 23 de março de 2021, ao todo 2.977 crianças e adolescentes foram vítimas de algum tipo de violência.

Assista a reportagem da TV Câmara sobre o assunto

NEY PATRÍCIO DEFENDE PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA PAGAMENTO DO FOZ JURO ZERO

Ney Patrício defende prorrogação de pagamento do Foz Juro Zero

Ney Patrício disse que a expectativa é que a prorrogação do prazo de pagamento seja de seis meses

O presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício (PSD), defendeu a prorrogação do prazo de pagamento do Programa Foz Juro. A reivindicação faz parte das ações da Câmara Municipal para a retomada econômica na cidade. Ney Patrício lembrou que o Governo do Estado, através da Fomento Paraná, já sinalizou positivamente com o pedido.

No último mês, o vereador esteve reunido com o diretor da Fomento, Heraldo Alves, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) e o deputado estadual Hussein Bakri (PSD). “A expectativa é que a prorrogação do prazo de pagamento seja de seis meses, isso vai dar fôlego aos pequenos empreendedores, que aderiram ao programa no ano passado, e continuam sofrendo com a pandemia”, afirmou.

CRÉDITO PARA EMPREENDEDORES DO SETOR DE EVENTOS

Nesta segunda etapa do Foz Juros Zero, que deve ser iniciada em breve, após pedido do Município e da Câmara, serão ofertados créditos para empreendedores que atuam no setor de turismo, em especial de eventos.  Além de atender o setor, também está sendo discutida a possibilidade de não  ser exigido o cadastro negativo no SPC e Serasa, possibilitando uma maior adesão de empreendedores. “No dia 26 de abril tivemos uma reunião com Volnei, técnico da Casa do Empreendedor. Nessa reunião ele me pediu que a gente se esforçasse para que fossem liberadas as exigências de SPC e Serasa, porque como o empreendedor vai conseguir um empréstimo para tentar sobreviver com as contas negativadas?”, disse Ney Patrício.

——————–

DIA DO POVO MUÇULMANO FOI CELEBRADO NA CÂMARA DE FOZ COM PEDIDO DE PAZ, AMOR E SAÚDE PARA TODOS OS POVOS

Dia do Povo Muçulmano foi celebrado na Câmara de Foz com pedido de paz, amor e saúde para todos os povos

A sessão solene foi realizada em atendimento à Lei Municipal nº 4.109/2013, de autoria da Vereadora Anice Gazzaoui

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, cidade que é celeiro da segunda maior colônia árabe do país, celebrou o Dia do Povo Muçulmano. A sessão solene foi realizada em atendimento à Lei Municipal nº 4.109/2013, de autoria da Vereadora Anice Gazzaoui. O evento foi realizado pela Bancada inter-religiosa da Casa de Leis, composta também pelos vereadores: Jairo Cardoso (DEM) e Alex Meyer (PP). A presidente da bancada neste mês, vereadora Anice (PL), conduziu o evento e fez um Clamor em defesa da Vida, da paz dos povos.

“Neste momento grave para a humanidade, rogo para que a paz se estabeleça na região do oriente médio, aonde se deflagra mais um conflito bélico, que poderá trazer enormes e infelizes consequências para todos que lá vivem. Todos têm direito à vida e a um espaço no mundo para se estabelecer, sonhar e realizar. É a busca da felicidade plena e humana. Para isso, não há outro caminho senão o da compreensão e da paz. Que o mundo inteiro promova a paz, tão necessária principalmente neste momento de pandemia potencialmente devastadora. Deixo esse clamor em defesa da vida, em luto pelos que perderam entes queridos e pelo direito de todos os palestinos e também as vítimas de covid no mundo. Essa bancada inter-religiosa quer unir todas as religiões, todos os povos em um só. Comemoramos este ano pedindo paz, amor e saúde para todos os povos”.

CÂMARA DE FOZ ADOTA MEDIDAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO SERVIÇO PÚBLICO

Câmara de Foz está engajada no programa de Gestão Ambiental no setor público

Ideia é criar hábitos que reduzam o impacto ambiental da atividade pública  

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu está envolvida e engajada na gestão ambiental nas dependências da Casa de Leis. Algumas ações de educação ambiental vêm sendo adotadas internamente com intuito de conscientização e mudança permanente de hábitos. O presidente do Legislativo, Ney Patrício, designou a vereadora Yasmin Hachem para coordenar as ações. “Estamos iniciando o trabalho aqui. Vamos adotar algumas medidas como diminuição do consumo de água encanada, de energia, de impressão de papel e também incentivamos o Caneque-se, bem como a separação do lixo nos gabinetes e setores administrativos. É todo um conjunto de medidas ambientais que colocaremos em prática para irmos construindo esses hábitos”, enfatizou a vereadora Yasmin.

PROJETO DO REFIS 2021 SERÁ VOTADO NESTA QUINTA-FEIRA NA CÂMARA DE FOZ DO IGUAÇU

Refis 2021 recebe parecer favorável da Comissão Mista da Câmara de Foz e vai à votação na quinta (13)

Com parecer favorável da Comissão Mista, projeto está pronto para ser votado

Em Foz do Iguaçu, o projeto do Refis de 2021 recebeu parecer favorável da Comissão Mista, o qual foi lido na sessão extraordinária desta terça-feira, 11 de maio. O refinanciamento de dívidas tributárias é a oportunidade de os contribuintes quitarem seus débitos acumulados até 31 de dezembro de 2020, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas. O programa é também uma forma de o município receber as receitas devidas. Com o parecer favorável, o projeto deve entrar em discussão e votação na sessão extraordinária de quinta-feira, 13 de maio.

De acordo com o projeto, quem aderir ao Refis deverá ter desconto nas multas de mora, juros de mora e multa de dívida ativa, incidente sobre os créditos, para pagamento à vista ou parcelado, da seguinte forma: Para pagamento à vista: 100% para pagamento até 31 de agosto de 2021; 95% para pagamento até 31 de outubro de 2021; 90% para pagamento até 20 de dezembro de 2021.

Já para o pagamento parcelado: 20% de desconto para parcelamento em até 36 parcelas; 30% de desconto para parcelamento em até 24 parcelas; 40% de desconto para parcelamento em até 12 parcelas; 60% de desconto para parcelamento em até 6 parcelas e 85% de desconto para parcelamento em até 3 parcelas. O pagamento parcelamento deve vigorar até 20 de dezembro de 2021. Os débitos de ITBI não entram no Refis, mas, os créditos tributários relativos ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN estão incluídos.

——————–

VEREADORES DISCUTEM COM CCZ SITUAÇÃO DA DENGUE EM FOZ DO IGUAÇU

Vereadores discutem com CCZ situação da dengue em Foz do Iguaçu

Município necessita da implementação de novas metodologias para controle da doença

Os vereadores receberam o coordenador do Programa de Vetores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu, Jean Rios, para explanar sobre a situação da dengue no município. Na oportunidade, ele defendeu que os parlamentares busquem em conjunto com município a implementação de novas metodologias para controle da doença em Foz. Durante a exposição, alguns vereadores questionaram a respeito de terrenos na cidade que além de serem vazios urbanos, por vezes acabam sendo foco da doença; abordaram também a necessidade de sensibilização para que as pessoas colaborem com as equipes de saúde.

Além disso, Jean Rios expôs alguns avanços no controle, como que “desde 2017 é possível o ingresso forçado a qualquer residência desde que represente risco à saúde pública”. Ele também falou a respeito do índice de infestação predial. Segundo Rios, “a cada 100 armadilhas, em 20 foram capturadas fêmeas do mosquito”. Ele falou também que o Fumacê é complementar, restrito à epidemia, e que o inseticida depende de distribuição do Ministério da Saúde.

FOZ DO IGUAÇU CELEBRA NESTA QUARTA-FEIRA O DIA DO POVO MUÇULMANO

Câmara de Foz celebra Dia do Povo Muçulmano nesta quarta-feira (12)

Neste ano, a data também coincide com o encerramento do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizará ato oficial nesta quarta-feira, 12 de maio, em comemoração ao Dia do Povo Muçulmano. A sessão solene será realizada em atendimento à Lei Municipal nº 4.109, de 05 de julho de 2013, de autoria da Vereadora Anice Gazzaoui. O evento será realizado pela Bancada Inter-religiosa da Casa de Leis, composta também pelos vereadores Jairo Cardoso (DEM) e Alex Meyer (PP).

Foz do Iguaçu conta com a segunda maior colônia árabe do país e é a maior comunidade muçulmana do Paraná. Neste ano, a data também coincide com o encerramento do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos. Devem participar do evento: Prefeito, representante da Itaipu, lideranças religiosas (Sheiks, Bispo e Pastor presidente do Copefi), Deputado Estadual Hussein Bakri; Márcio Moreira, Chefe da Casa Civil em Foz; e presidentes de entidades ligadas à religião muçulmana.

A solenidade será realizada em formato híbrido, em virtude da pandemia da covid-19. Algumas autoridades devem participar do plenário da Câmara e outras via Zoom. O evento não será aberto ao público, também devido às restrições para evitar propagação do novo coronavírus. Ela terá início às 19h, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo (Plenário online no site, youtube e Facebook).

——————–

LEI DA VEREADORA ANICE ENALTECE A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA MUÇULMANA NA FRONTEIRA

vereadora-anice-gazzaoui-cmfi-entrevista01.jpg — Câmara Municipal de Foz do  Iguaçu - PR

Anice: “Comemoramos este ano pedindo paz, amor e saúde para todos os povos”

A vereadora Anice Gazzaoui explicou um pouco da lei e todo contexto da celebração do Dia do Povo Muçulmano. “Temos a lei municipal do Dia do Povo Muçulmano que é comemorado no dia 12 de maio e neste ano coincidentemente teremos também o fim no mês do Ramadã, que é regido pelo calendário lunar. Este ano está acontecendo uma coisa que talvez jamais aconteça de novo, que é coincidir essas datas”, disse.

O Ramadã começou no dia 13 de abril e a previsão de término é dia 12 de maio. “Estamos aproveitando a data não só pra comemorar o dia, mas para fazermos a celebração do término do mês do Ramadã. E, fazermos a reflexão que motiva o mês, que você deva jejuar, mas você faz isso para sentir um pouco a necessidade do próximo. Esse ano é diferente, ainda estamos em pandemia, precisamos de solidariedade, amor ao próximo. É uma reflexão espiritual, dos acontecimentos, ainda precisamos muito da solidariedade”.

Na palavras de Anice, “comemoramos este ano pedindo paz, amor e saúde para todos os povos. Essa lei municipal de Foz foi apresentada por mim em 2013, votada e sancionada. E, posteriormente, o Deputado Estadual apresentou a lei na ALEP e hoje também é uma lei estadual”, pontuou a Vereadora Anice Gazzaoui (PL).

 

EM FOZ, VEREADORES MANINHO E KALITO OUVEM REIVINDICAÇÃO DA LIGA IGUASSU DE FUTSAL

Vereadores Kalito e Maninho ouvem especificações da Liga Iguaçu

O presidente da Liga, Reinaldo Kolmam, fez uma solicitação de retorno das competições das categorias amador masculino, feminino e veterano

O presidente da Comissão de Esporte da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Valdir de Souza Maninho (PSC) e o vereador Kalito Stoeckl (PSD) ouviram as reivindicações da Liga Iguassu de Futebol de Salão. A reunião aconteceu na manhã de sexta-feira (07).  O presidente da Liga, Reinaldo Kolmam, fez uma solicitação de retorno das competições das categorias amador masculino, feminino e veterano. Todos os jogos serão em quatro ginásios de esportes: Ginásio de esportes Costa Cavalcanti, Ginásio de esportes Ronaldo Schmidel Nunes (Morumbi), Ginásio Sebastião Flor (Praça da Marinha), e Ginásio do SEST/SENAT.

Para participação dos jogos, além do protocolo sanitário, como: aferição de temperatura, máscara até o momento do jogo e álcool em gel para higienização na entrada e nos bancos de reservas, terá um formulário para identificar todos que estiveram presentes do ginásio durante os jogos. Segundo o vereador Kalito, esse comprometimento de seguir as regras e passar essas informações é fundamental. O presidente da comissão de esporte da Câmara, vereador Maninho disse que vai levar a reivindicação até o Comitê de Enfrentamento da Covid do município. Em princípio, as datas para realização dos primeiros jogos seriam nos dias 24, 25 e 26 de maio.

——————–

VEREADOR REALIZA REUNIÃO SOBRE PROJETO DO CICLOTURISMO PARA OBTER SUGESTÕES

Vereador realiza reunião sobre projeto do cicloturismo para ouvir sugestões e sugestões

Rogério Quadros é autor do projeto em tramitação na Câmara que implanta o Programa de Cicloturismo em Foz do Iguaçu

O autor do projeto de Lei n° 49/2021, que implanta o Cicloturismo em Foz do Iguaçu, vereador Rogério Quadros (PTB), se reuniu na manhã de sexta-feira, 07 de maio, para ouvir lideranças envolvidas na atividade de ciclismo da cidade e também reunir sugestões e demandas que possam contribuir com o texto em tramitação na casa.

A matéria prevê a criação do Cicloturismo em Foz do Iguaçu. “A base do projeto é a criação do cicloturismo para incentivar a atividade, aliada ao turismo rural, contemplativo, ecológico e gastronômico. A cidade pode ter um potencial muito grande no setor rural. Então, a lei é para incentivar a atividade. Hoje realizamos reunião com lideranças do ciclismo no município para receber sugestões e contribuições”, pontuou Rogério Quadros. Participaram da reunião Eduardo Araújo, da Iguassu Bike Tour Adventure; Luciano Castilha, da Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu; e Helio Otremba, do  Redescobrindo Foz de Bike, que inclusive está planejando uma rota de Foz do Iguaçu até Guaíra. Seria uma rota Beira-Lago, nos mesmos moldes da Beira-Parque.

EM FOZ, A PEDIDO DO PREFEITO, CÂMARA ACABA COM VALIDADE DE RECEITAS E EXAMES PARTICULARES NO SUS

Saúde e causa animal dominam pauta da sessão de quinta (06/05) na Câmara de Foz

Por nove votos a seis, vereadores revogaram lei e pacientes vão continuar por meses e até anos na fila do SUS

Acabou. O sistema SUS de Foz do Iguaçu não vai mais aceitar receitas, encaminhamentos e solicitações de exames feitos por médicos particulares. A pedido do prefeito Chico Brasileiro, a maioria dos vereadores aprovou o projeto do Executivo que revoga a lei criada na legislatura anterior por meio de uma proposta originalmente apresentada por Ines Weizemann. A então vereadora era aliada de Brasileiro no início da gestão, mas acabou politicamente abandonada pelo chefe do Poder Executivo. Para a reeleição, o atual prefeito escolheu outros para se aliar, que agora derrubaram a Lei de Inês.

Quando implantada, a ideia era suprir uma deficiência do próprio sistema na gestão de Chico Brasileiro. As filas de consultas e exames são absurdas. Com a oferta de valores mais populares, muitas pessoas, depois de passar meses e até anos na fila, pagam consultas particulares e os médicos então prescrevem receitas, fazem encaminhamentos ou solicitam exames. A partir da Lei de Inês, essas receitas, prescrições e pedidos de exames passaram a ser aceitos pelo SUS. Agora, não mais. O prefeito nunca apoiou essa ideia, mas não revogou a lei ano passado para não perder votos. Passadas as eleições e ele reeleito, abriu a caixa de maldades contra o povo.

Na sessão desta quinta-feira, 6, na Câmara, a tropa de choque de Brasileiro resolveu dificultar ainda mais a vida dos pobres coitados que precisam do SUS. Vão ter que continuar esperando dois ou três anos por consultas e exames. E não adianta arrumar dinheiro para pagar consulta a preços populares e depois tentar retornar para o sistema público. Se ir ao particular terá que seguir no particular pagando exames, remédios e até internamentos e cirurgias, se precisar. Foram nove votos para revogar a Lei de Inês e seis a favor da continuidade da lei.

 

ROGÉRIO QUADROS PROPÕE PROJETO DE CICLOTURISMO EM FOZ DO IGUAÇU

Vereador Rogério entra com projeto de lei pela prioridade na vacinação de profissionais da educação e agentes de segurança pública

Projeto de Rogério Quadros incentiva o uso da bicicleta e promove valorização da cultura e dos atrativos locais e regionais

O projeto de Lei n° 49/2021, de autoria do vereador Rogério Quadros, prevê a criação do Cicloturismo em Foz do Iguaçu. A medida tem como objetivo, o incentivo ao uso de bicicleta, o turismo rural, gastronômico, contemplativo e ecológico, além da melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos. Também busca a valorização da cultura e dos atrativos locais e regionais. “Em nosso município e região, existem muitos praticantes de Mountain Bike (MTB), extremamente organizados, que realizam rotas em diversas estradas rurais e no perímetro urbano, o que torna Foz do Iguaçu de Interesse Turístico no Estado do Paraná”, observou Rogério Quadros.

Segundo ele, além de promover boas práticas aos moradores, com a atividade esportiva, que terá apoio do município, sinalização e criação de rotas seguras, o projeto também fomenta a economia no segmento. Cria cenários promissores as pessoas que poderão ajudar a promover provas e eventos, tornando a prática cada vez mais popular e bem vista por todos”.

——————–

VEREADORES SABATINAM SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO

Vereadores secretária de educação e dialogam sobre atividades e desafios da pasta

Os principais questionamentos foram sobre o retorno das aulas presenciais e a falta de vagas nos CMEIs

A Secretária Municipal da Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina e a Diretora da Educação Infantil, Luciana Moreira foram sabatinadas pelos vereadores em reunião nesta quarta-feira, 5, comandada pelo Presidente do Legislativo, vereador Ney Patrício (PSD). Os principais questionamentos foram sobre o retorno das aulas presenciais e a falta de vagas nos CMEIs que registra fila recorde nos últimos anos.

A secretária apresentou projetos e atividades em andamento desenvolvidas pela pasta; falou da educação neste período de pandemia, em que os professores e demais profissionais se desdobraram fazendo atividades para os alunos e entregando para as famílias, atendendo também dúvidas pelo whatsapp. Trouxe informações a respeito de diversas reivindicações feitas pelos vereadores neste ano, tais como construção de novos centros de educação especial e ampliação de vagas de 0 a 3 anos.

PROJETO DO VEREADOR MANINHO CRIA O PROGRAMA DE “HORTAS COMUNITÁRIAS” NOS BAIRROS

Vereador sugere que prainha de Três Lagoas seja administrada por empresa  privada — Câmara Municipal de Foz do Iguaçu - PR

Maninho disse que a ideia é aproveitar áreas e terrenos baldios para implantar hortas nos bairros

Foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, 4 de maio, o Projeto de Lei de autoria do   vereador Valdir de Souza (Maninho) que institui o programa “Horta Comunitária” no município de Foz do Iguaçu  O objetivo é aproveitar a mão-de-obra desempregada; proporcionar terapia ocupacional para homens e mulheres da terceira idade; aproveitar áreas devolutas; manter terrenos limpos e destinados a cumprir a função social da propriedade.

O programa deverá ser desenvolvido em áreas públicas municipais, declaradas de utilidade pública e desocupadas, terrenos de associações de moradores que possuam área de plantio ou glebas particulares. Assim, espera-se que com a utilização desses terrenos, os espaços abandonados, que servem para o descarte de lixo e entulhos servindo de grande foco para o mosquito da dengue, terão uma utilidade para os moradores.

“Para a implantação da Horta Comunitária, caberá a Secretaria Municipal de Agricultura gerenciar o programa, cadastrar individual ou coletivamente os interessados e celebrar parcerias com as associações de moradores para que eles possam gerir essas hortas”, explicou Maninho. Além de trazer ocupação, uma fonte de renda e alimentação saudável, a produção excedente das hortas comunitárias, não poderão ser comercializadas e sim distribuídas livremente aos moradores do bairro.

——————–

CÂMARA DE FOZ PARTICIPA DE DEBATE SOBRE O FUTURO DO PARQUE NACIONAL

Vereador Kalito representou Câmara de Foz em debate sobre o Parque Nacional do Iguaçu promovido pela ALEP

Nos debates por meio virtual. o vereador Kalito representou o Poder Legislativo de Foz do Iguaçu

O vereador Kalito (PSD) representou a Câmara de Foz em audiência pública virtual realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná, na última segunda-feira, 03 de maio, a respeito do histórico e também do futuro do Parque Nacional do Iguaçu. O vereador integra a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Foz e também é integrante da Frente Parlamentar Ambientalista. O evento contou com a presença do Deputado Estadual Goura (PDT) – proponente o debate; Senador Fabiano Contarato (Rede-ES); com o historiador e autor sobre de livro sobre o Parque, Frederico Freitas; Cibele Munhoz Amato, Chefe do PNI; Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica; Angela Kuczach, da Rede Nacional Pró Unidade de Conservação.

“Foi trazido à tona todo histórico do Parque Nacional, toda questão social dele e também abordamos as questões de formas futuras de exploração, que sejam sustentáveis e também gerem outras possibilidades de emprego e renda, tal como outros tipos de turismo que possam ser realizados”, pontuou o vereador Kalito. O Parque neste momento passa pela discussão a respeito da nova concessão e devem acontecer novas rodadas de discussões antes do dia 27 de maio, que é o prazo para encaminhar dados e informações ao ICMBIO.

VEREADORA ANICE TENTA MAIS REPASSE DO SUS PARA O MUNICÍPIO

Vereadora Anice buscou mais repasse do SUS ao município

Anice esteve em Brasília com o deputado Giacobo e a Ministra Flavia Arruda que anunciou aumento do repasse para Foz

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) foi até Brasília na última quarta-feira (28) de abril. A reunião contou com a presença do deputado Fernando Giacobo (PL) e da ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, que anunciou recursos para a saúde de Foz do Iguaçu. O diálogo girou em torno da reivindicação de aumento de repasse da cota do SUS para o município. Outras demandas relacionadas à área da saúde também foram apresentadas. “Em reunião com a ministra Flávia Arruda discutimos assuntos que envolvem recursos para a saúde do município e obtivemos o compromisso da ministra em nos auxiliar nas demandas apresentadas”, comentou a vereadora Anice.

JOÃO MORALES E CABO CASSOL SOLICITAM INFORMAÇÕES SOBRE AS OBRAS DE CICLOVIA DA AV. ANDRADINA

João Morales e Cabo Cassol solicitam informações sobre as obras de ciclovia da Av.  Andradina

Diante das pressões da Câmara, a obra tem previsão de entrega ainda no primeiro semestre desde ano

Os vereadores João Morales (DEM) e Cabo Cassol (PODEMOS) pediram informações sobre as obras de ciclovia da avenida Andradina. A ciclovia tinha um prazo de termino para o dia 25 de novembro de 2020. Porém em outubro de 2020 a obra foi paralisada para fazer alguns ajustes. Após o pedido dos parlamentares as obras foram retomadas em fevereiro desde ano. Diante das pressões da Câmara, a obra tem previsão de entrega ainda no primeiro semestre desde ano. “Nós iremos acompanhar essa obra passo a passo. O andamento dela em questão da qualidade na linha de execução e evolução dessa obra, até que ela seja entregue,” comentou o vereador Cabo Cassol.

“Nós tivemos as informações de que havia retomada a obra. E hoje verificamos que está totalmente diferente. Está mais organizado, já está limpo e com algum trecho já executado a obra,” noticiou o vereador João Morales

Assista à reportagem da TV Câmara:

http://https://youtu.be/jolsQ9cefkE

——————–

NEY PATRÍCIO E MANINHO OUVEM REIVINDICAÇÃO DA AREVEFI PARA RETOMADA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANO

Vereadores Ney Patrício e Maninho ouvem competência da Arevefi para retomada do campeonato de futebol veterano

Representantes da entidade reivindicam a retomada das competições, mediante cuidados e protocolos da saúde

O presidente da Câmara, vereador Ney Patrício (PSD) e o vereador Valdir de Souza “Maninho” (PSC), que preside a comissão de Educação, Saúde e Esporte do Legislativo, receberam na manhã desta sexta-feira, 30 de abril, representantes da Associação Recreativa e Esportiva de Atletas Veteranos de Foz do Iguaçu – Arevefi. Segundo o presidente do Legislativo, “na reunião foram ouvidas as reivindicações dos integrantes da Arevefi sobre a retomada do campeonato veterano de futebol no município, mediante todos os protocolos sanitários previamente estabelecidos e orientados”.  Maninho adiantou que levaria a reivindicação até o comitê da covid do município ainda na tarde desta sexta-feira.

——————–

PROJETO DO REFIS DE 2021 CHEGA À CÂMARA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU

Projeto do Refis de 2021 chega à Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

O projeto do Refis é resultado de uma indicação de Ney Patrício ao Executivo

O projeto do Refis, que é a oportunidade de os contribuintes quitarem seus débitos acumulados até 31 de dezembro de 2020 com o município, chegou à Câmara de Foz do Iguaçu e já começou a tramitar. O Presidente da Casa, vereador Ney Patrício, recebeu o projeto encaminhado pelo Executivo na manhã desta sexta-feira, 30 de abril, e deve encaminhá-lo para leitura em sessão extraordinária de terça-feira, 04 de maio.

O projeto do Refis é resultado de uma indicação de Ney Patrício ao Executivo. “O Refis é a oportunidade de se regularizar as dívidas com município, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas. É um importante projeto de refinanciamento da dívida fiscal neste momento pandêmico e faz parte das ações para retomada econômica. Ele vem em boa hora. O projeto será lido em sessão na terça-feira, vai para análise das comissões e deve estar vigente a partir da segunda quinzena de maio”, afirmou Ney Patrício.

Assista ao vídeo da TV Câmara de Foz:

EM FOZ, CÂMARA INICIA LEVANTAMENTOS SOBRE IMÓVEIS PÚBLICOS UTILIZADOS POR TERCEIROS

Comissão da Câmara que estuda imóveis forros se reúne e define função dos membros

A Comissão decidiu solicitar informações via ofício a algumas instituições como Cartórios, Incra, Itaipu, Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci), Prefeitura e Secretaria do Patrimônio da União (SPU)

A Comissão Especial que estuda os imóveis públicos definidos como foreiros, em Foz do Iguaçu, realizou a primeira reunião oficial nesta quinta-feira, 29 de abril, para definir a função dos membros. A vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP) ficou como presidente, o vereador Kalito (PSD) como relator e o vereador Valdir de Souza “Maninho” como membro. A Comissão decidiu solicitar informações via ofício a algumas instituições: Cartórios, Incra, Itaipu, Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci), Prefeitura e Secretaria do Patrimônio da União (SPU). E, posteriormente, de posse de alguns documentos que vierem em resposta aos ofícios, os vereadores devem definir os encaminhamentos seguintes.

Esses imóveis são aqueles em que a pessoa atua utiliza, cuidando da manutenção, pagando impostos, mas ela não é de fato proprietária. Quem reside no imóvel paga um foro anual e laudêmio (taxa quando se realiza transferência da propriedade). Diz a comissão que a ideia central é propor um estudo, um levantamento histórico, desses imóveis definidos como foreiros pertencentes à União, Estado e Município na cidade de Foz do Iguaçu. O objetivo é desburocratizar e propiciar maior desenvolvimento da cidade.

ROGÉRIO QUADROS DEFENDE O DIREITO DE PRIORIDADE DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VACINAÇÃO

Vereador Rogério Quadros

Vereador encaminhou ofício ao prefeito Chico Brasileiro com cópia da Resolução do Conselho Nacional de Saúde que assegura esse direito

O primeiro Vice-Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Rogério Quadros encaminhou ao Poder Executivo, o Ofício nº 05/2021, indicando que os profissionais de Educação Física se enquadram como grupo da Saúde e não da Educação. O documento esclarece a função do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região – Estado do Paraná – CREF9-PR, que tem sede em Curitiba e vem trabalhando na regularização e fiscalização do exercício profissional destas pessoas formadas em Educação Física. 

De acordo com algumas denúncias, ao menos 18 municípios do estado deixaram de incluir os referidos profissionais no grupo de prioridade de vacinação contra a Covid-19, ignorando que pertencem à área da saúde. Esse direito está reconhecido na Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 218, de 06 de março de 1997. “Mesmo no grupo da saúde existe uma classificação de prioridade, mas pelo Plano Nacional esse direito adiantará a vacinação para os profissionais de Educação Física. Eles pertencem ao Grupo da Saúde e buscamos desde já oficiar o prefeito quanto a esse direito a ser observado”, disse Rogério Quadros.  

——————–

CÂMARA PARTICIPA DA AUTORIZAÇÃO DA LICITAÇÃO PARA RETOMADA DAS OBRAS DA OLÍMPIO RAFAGNIN

Câmara participa da autorização da licitação para retomada das obras de Olímpio Rafagnin

A justiça autorizou o município a fazer nova licitação e a retomada da obra que a população reivindica

As obras da Avenida Olímpio Rafagnin serão retomadas. O Presidente do Legislativo, vereador Ney Patrício (PSD) e os vereadores Jairo Cardoso (DEM) e Edivaldo Alcântara (PTB) participaram nesta quarta-feira, 28 de abril, da assinatura da autorização do processo licitatório para retomada das obras da marginal. A construção tem um custo de quase R$ 10 milhões.

A reunião do Executivo foi realizada entre Prefeito Chico Brasileiro (PSD), Vice-Prefeito Delegado Francisco Sampaio; secretário de obras, Cezar Furlan e empresários. O presidente da Câmara, vereador Ney Patrício, enfatizou: “A retomada das obras na Avenida Olímpio Rafain atende uma demanda de toda região de Três Lagoas, mas principalmente dos empresários do setor de logística, que movimentam a economia gerando emprego e renda em nossa cidade”.

——————–

VEREADOR DR. FREITAS PEDE IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA E PISTA DE CAMINHADA NA AV. JOÃO RICIERI MARAN

Vereador Dr. Freitas pede implantação de ciclovia e pista de caminhada na Av.  João Ricieri Maran, em Três Lagoas

Dr. Freitas (PSD) indicou ao Executivo que fizesse uma pista de caminhada e ciclovia na Avenida em Três Lagoas

A Avenida João Ricieri Maran é uma das mais importantes da região de Três Lagoas. É ela quem dá acesso à área de lazer procurada por moradores, a prainha. Por esse motivo, o vereador Dr. Freitas (PSD) indicou ao Executivo que fizesse uma pista de caminhada e ciclovia no local. “Estou transmitindo ao Executivo os anseios da população, para que façam uma pista de ciclismo e uma de caminhada aos moldes padrão, que dê pra pessoa caminhar e andar de bicicleta sem causar acidentes. Seria feita neste percurso da prainha até o pesque-pague, chegando em Três Lagoas”, destacou o vereador Dr.Freitas. A indicação foi encaminhada à Prefeitura.

 

CURSOS PROFISSIONALIZANTES OFERTADOS PELA PREFEITURA DE FOZ SÃO QUESTIONADOS

Vereador Adnan solicitação informações sobre os cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura

Adnan disse que está sobrando vagas de emprego por falta de qualificação. Foto: Christian Rizzi

A pandemia do Covid-19 fez com que o número de pessoas desempregadas no Brasil aumentasse e batesse recordes comparado a anos anteriores. Porém, mesmo com aumento do desemprego algumas vagas da agência do trabalhador não são preenchidas. Observando isso, o vereador Adnan El Sayed (PSD) protocolou um requerimento em que solicita ao Poder Executivo informações sobre as vagas remanescentes disponibilizadas pela Agência do Trabalhador.

Vinculado a isso, o parlamentar também protocolou um segundo requerimento que pede informações sobre os cursos ofertados pela Prefeitura, ou em parceria com instituições públicas e privadas. Segundo ele, os dois requerimentos têm uma relação, pois algumas vagas não têm sido preenchidas, também, devido à falta de mão de obra qualificada.

O vereador ainda propôs um estudo de caso para identificar quais são os cursos que precisam ser oferecidos para que essas vagas sejam ocupadas. “É preciso saber quais são os cursos que estão faltando. Nós precisamos estudar o mercado para que esses cursos sejam ofertados e para que os jovens tenham a oportunidade de se qualificar para aquelas vagas que existem em Foz do Iguaçu”, disse o Vereador. Os requerimentos foram encaminhados ao Poder Executivo.

——————–

ADRIANA IZUKA RESSALTA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE, QUE TAMBÉM PODE RESULTAR EM HOSPITALIZAÇÕES E ÓBITOS

Adriana Izuka ressalta a importância da vacinação contra uma queixa, doença que também pode resultar em hospitalizações e óbitos

“Quem pertence aos grupos prioritários deve se vacinar”, enfatizou Adriana

O Programa Opinião, da TV Câmara de Foz, dialogou com a Coordenadora do Programa de Imunização do município, Adriana Izuka, que ressaltou a importância da vacinação. “É sempre muito importante que as pessoas mantenham seu calendário em dia. Neste momento da covid, a vacina a gente sabe que é realmente eficaz, então é muito importante que as pessoas se vacinem”.  Além disso, Adriana Izuka enfatiza a relevância da vacinação contra gripe, que todo ano acontece a campanha, há 23 anos.

“A influenza acontece o ano todo e também pode ter complicações, hospitalizações e óbitos nos grupos que o Ministério da Saúde elenca para priorizar porque podem ter quadro agravado pela doença. E, neste momento de pandemia é ainda mais importante porque os sintomas da gripe se confundem com a covid. E, temos um sistema de saúde que está sobrecarregado e é importante as pessoas estarem imunizadas da gripe para evitarmos a busca das pessoas pelo sistema”.

Assista ao Programa da TV Câmara de Foz:

http://https://youtu.be/xxuiZJlkm5E

SEGUNDA FASE DO PROGRAMA FOZ JUROS ZERO VAI AJUDAR OS PEQUENOS NEGÓCIOS

Segunda fase do Programa Foz Juros Zero deve contribuir com pequenos negócios em Foz

Reunião dos representantes do Banco do Empreendedor com o Presidente da Câmara, Ney Patrício. Contador e identificado com o setor empresarial, Ney atua em defesa do empreendedorismo e auxílio aos empresários, bem como aos pequenos e micronegócios

O Presidente da Câmara de Foz, vereador Ney Patrício (PSD), recebeu os representantes do Banco do Empreendedor. Na oportunidade, dialogaram sobre linhas de crédito e facilidades oferecidas aos micro e pequenos empresários, a fim de que tenham fôlego financeiro neste momento. “Tivemos o objetivo de levar atuação situação do Banco do Empreendedor ao presidente da Câmara, até para passarmos a ele o montante de valores que movimentamos para atender as empresas de Foz neste momento da pandemia”, pontuou Volnei Lampert, Coordenador do Banco do Empreendedor. Ele explica que a segunda fase do Programa Foz Juros Zero já está sendo operacionalizada. A Prefeitura ficará responsável em pagar os juros das parcelas. “Imaginamos que no mês seguinte ou no início do próximo semestre isso já venha se tornar realidade em Foz”, disse Volnei.

DIÁLOGO EM SOCORRO AOS SETORES MAIS AFETADOS PELA PANDEMIA COMO O TURISMO

Vereador Ney Patrício

Ney Patrício: “Estamos pedindo ampliação para que se viabilize linha de crédito para empresas ligadas ao turismo, em especial empresas de eventos”

O vereador Ney Patrício já esteve em diálogo também com a Fomento Paraná, liderança do Governo do Estado e Prefeito Chico Brasileiro, sobre a elaboração de uma nova etapa para socorrer o setor de turismo, além do pedido de prorrogação de prazo das datas de pagamento para quem já aderiu ao programa no ano de 2020. A respeito da reunião com representantes do Banco do Empreendedor, o Presidente da Câmara destacou: “Vieram nos apresentar as linhas de crédito que neste momento de pandemia e dificuldade financeira atendeu aos pequenos negócios. O banco operou vários financiamentos e empréstimos para pequenos negócios na cidade. Mas, ainda há recurso para isso. Estamos pedindo ampliação para que se viabilize linha de crédito para empresas ligadas ao turismo, em especial empresas de eventos”.

O Banco do Empreendedor, através de convênio firmado com a Fomento Paraná, oferece linhas de crédito emergenciais em Foz do Iguaçu. O recurso é destinado a microeempreendedores individuais, pequenas empresas e empreendimentos informais, com valores que vão de 6 a 20 mil reais.

Assista à reportagem da TV Câmara de Foz:

http://https://youtu.be/GvYw_gcFvhg

VEREADOR PEDE QUE PREFEITURA COLOQUE POPULAÇÃO DE RUA PARA TRABALHAR

Cassol indicou ao prefeito que se crie frentes de trabalho para que os acolhidos não fiquem sem ter o que fazer 

Na Câmara de Foz do Iguaçu, o vereador Cabo Cassol (Podemos) apresentou uma indicação sugerindo ao Prefeito da cidade uma frente de trabalho para atender pessoas acolhidas pelo Centro de Referência Especializado em Atendimento à População de Rua. O Centro Pop é um equipamento vinculado à Secretaria de Assistência Social, que funciona em uma parte das instalações da antiga Escola Érico Veríssimo no Jardim São Paulo. Ali os acolhidos ficam o dia intero sem fazer nada.

O Centro Pop só funciona durante o dia e as pessoas ficam no local para depois serem transferidas para casas de passagem e receber o acolhimento. Quando não tem vaga em outros locais ou as pessoas se recusam, elas ficam pelas ruas, passam a noite nas calçadas próximas esperando o centro reabrir no dia seguinte.  Essa metodologia da prefeitura não está amenizando o problema e sim criou outro com as pessoas à noite nas calçadas em situação desumana.   

“Nossa intenção é fazer com que a Prefeitura faça um estudo e crie uma frente de trabalho para o pessoal ter uma atividade e não fiquem sem o que fazer. Seria uma medida para ajudar na ressocialização deles e para que não fiquem pelas ruas”, afirmou o vereador Cassol.

AJUSTES SOBRE O NOVO FUNDEB RECEBEM PARECER FAVORÁVEL NA CÂMARA DE FOZ

PL que viabiliza efetiva implementação do novo Fundeb recebe favorável da Câmara de Foz

A reestruturação do Conselho Municipal é fundamental para efetiva implementação do novo Fundeb

O Legislativo realizou sessão extraordinária nesta terça-feira, 20 de abril, para leitura do parecer favorável das comissões reunidas ao projeto de lei 41/2021, promovendo os ajustes em conformidade com o novo Fundeb, aprovado no final de 2020 no Congresso Nacional. Nesse processo, a reestruturação do Conselho Municipal é fundamental para efetiva implementação do novo Fundeb. O projeto deve ir à discussão e votação na próxima segunda-feira (26/04), às 09h, em sessão extraordinária.

De acordo com a legislação federal, todas as esferas de governo devem instituir conselho para acompanhamento e controle social do Fundeb. No parecer das comissões reunidas, sob a relatoria da vereadora Yasmin Hachem (MDB), destacou-se que ofícios do Conselho Municipal de Educação e do Fórum permanente de educação foram encaminhados pelo Executivo, juntamente à matéria, subsidiando a apreciação do PL.

——————–

CÂMARA DE VEREADORES RECEBE SISTEMA DE INFORMAÇÕES DIGITAIS (SID)

Câmara de vereadores recebe o sistema de informações digitais (SID)

Equipe de TI da prefeitura passou instruções para servidores da Câmara Municipal

A Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação da prefeitura ministrou um treinamento aos servidores do Poder Legislativo. O sistema irá substituir a tramitação interna em papel de documentos como decretos, memorandos, pareceres e processos licitatórios. A medida vai gerar economia nas despesas com papel, transporte e arquivo dos documentos. O sistema garante maior agilidade, eficácia e confiabilidade das informações no Governo Municipal. Com essa implantação do sistema na Câmara, os despachos que aconteciam de forma física por meio de papéis passarão a ser 100% digitais e em tempo real.

“O SID tem dado muito certo na Prefeitura e, a pedido do presidente da Câmara, vereador Ney Patrício, e com a anuência do prefeito, trouxemos este mecanismo também para o Poder Legislativo. A ideia é que os processos da Câmara sejam digitais e trabalhem de forma sincronizada nos assuntos correlatos”, comentou o secretário de Tecnologia e Informação, Evandro Ferreira.

CÂMARA APROVA PROJETO QUE INICIA FUSÃO DOS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Câmara aprova projeto que trata dos fundos de previdência;  matéria vai para sanção do prefeito

Projeto foi aprovado em dois turnos com 13 votos favoráveis e 2 votos contrários

A questão dos fundos de previdência do município movimentou intenso debate na sessão extraordinária desta segunda-feira, 19 de abril. O projeto de lei complementar 07/021, altera a lei que dispõe sobre a reestruturação do Regime Próprio de Previdência do Município de Foz do Iguaçu.  A matéria em si versa sobre a revisão da segregação de massas, transferindo parte dos segurados do Fundo Financeiro (deficitário) para o Previdenciário (superavitário). O projeto foi aprovado em dois turnos com 13 votos favoráveis e votos contrários dos vereadores: Cabo Cassol (Podemos) e João Morales (DEM), seguindo agora para sanção do Prefeito. Também foram aprovados na mesma sessão, recursos que serão destinados para o albergue noturno e alteração orçamentária com a finalidade de cobrir os repasses do projeto que trata dos fundos de previdência.

IRRF COMO RECURSOS DE COMPENSAÇÂO

Com relação à matéria que trata dos fundos de previdência, como forma de compensação, segundo o projeto, o município vai repassar a receita de imposto de renda retido na fonte, apenas a que não tem vinculação constitucional para saúde e educação. O repasse deve ocorrer considerando que o município estaria transferindo 1.482 servidores do fundo que está deficitário para o fundo mais recente, que está saudável do ponto de vista financeiro. A ideia central do projeto, segundo o autor da matéria (Prefeitura), é buscar sustentabilidade do regime próprio de previdência, de forma a viabilizar também gestão do déficit financeiro e atuarial existente. O município destacou na justificativa do PLC que o projeto foi resultado de ampla discussão com servidores e sindicatos.

RECUPERAÇÃO HISTÓRICA DO DÉFICIT

O vereador Rogério Quadros (PTB), que também acompanhou ativamente o debate nas comissões, fez um retrospecto histórico do assunto. “Precisamos fazer um retrospecto histórico. Em 1987 quando eu era servidor do município já era preocupação dos servidores a questão da previdência, porque os gestores anteriores não estavam depositando a parte cabida no fundo e os servidores estavam tendo o salário descontado. Quando ingressamos aqui em 2017, o cientista atuarial falou que o rombo era enorme. Um dos problemas era esse do não aporte das verbas no passado. Entendo que esse projeto é positivo, se aprovado, porque a partir do ano que vem R$ 39 milhões serão aportados e transformando-se em lei o gestor que não aportar responderá ao Tribunal de Contas. O valor do rombo é muito grande deixado por alguns gestores anteriores”.

——————–

APROVADOS RECURSOS QUE SERÃO DESTINADOS AO ALBERGUE NOTURNO

Reunião Comissão de Legislação, Justiça e Redação (Abril / 2021)

Projeto foi aprovado após parecer favorávell dos membros da Comissão de Legislação

Outra matéria aprovada na sessão de segunda-feira, 19, foi o projeto de lei 39/2021 que autoriza o Executivo a repassar 55 mil reais para o albergue noturno. De acordo com o PL, a verba, então, poderá ser executada em parceria com entidades da organização da sociedade Civil (OSC) e deverá ser utilizado exclusivamente para unidade de acolhimento para migrantes, com objetivo de proporcionar atendimento emergencial e ampliar serviço ofertado para essas pessoas.

A justificativa do projeto, encaminhado pela Prefeitura, explica que o Município recebeu recursos provenientes de uma resolução do Conselho Estadual de Assistência Social, como incentivo emergencial de acolhimento institucional para adultos e famílias, que tem por finalidade a potencialização da oferta do serviço de acolhimento provisório através de unidade de acolhimento, na modalidade de casa de passagem, já existente em Foz. Então, para execução a secretaria municipal de assistência social informou que a OSC que atende os requisitos para esse atendimento é o Albergue Noturno da cidade. Com a aprovação plenária, a matéria também vai agora para sanção do prefeito.

POLÊMICO PROJETO DOS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES VAI À VOTAÇÃO EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NA SEGUNDA-FEIRA

Projeto que trata dos fundos de previdência vai à votação em sessão extraordinária de segunda (19/04)

Prefeito quer transferir 1.482 servidores do fundo que está deficitário para o fundo mais recente, o que tem recursos

Na sessão extraordinária desta sexta-feira, 16 de abril, os vereadores aprovaram uma alteração, feita via emenda da comissão mista, no projeto que revisa a segregação das massas dos fundos de previdência. Com a aprovação, o PLC 07/2021 foi encaminhado para nova redação e deve entrar em discussão e votação na sessão extraordinária de segunda-feira, 19/04.  O projeto define a revisão da segregação dos fundos de previdência, tanto previdenciário, quanto financeiro e também apresenta um plano de aportes.

Neste ano estão previstos em torno de 30 milhões de reais e nos anos subsequentes, 2022 em diante, serão 39 milhões e 800 mil reais que deverão ser aportados anualmente junto ao fundo. Como forma de compensação, segundo o projeto, o município vai repassar a receita de Imposto de Renda Retido na Fonte, apenas a que não tem vinculação constitucional para saúde e educação. O repasse deve ocorrer considerando que o município estaria transferindo 1.482 servidores do fundo que está deficitário para o fundo mais recente, que está saudável do ponto de vista financeiro.

——————–

VEREADOR ALEX PEDE INCLUSÃO DE PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO GRUPO PRIORITÁRIO DA VACINAÇÃO CONTRA O COVID

Vereador Alex Meyer inclusão de profissionais da assistência social no grupo prioritário da vacinação contra Covid

Alex Meyer: “O objetivo dessa indicação é imunizar o quanto antes todos os profissionais que trabalham na área de assistência social”

A Câmara, por iniciativa do vereador Alex Meyer (PP), solicitou ao chefe do Executivo que os servidores públicos da Secretaria de Assistência Social sejam incluídos no grupo prioritário do cronograma de vacinação contra o novo Coronavírus. A indicação partiu da necessidade de imunizar os profissionais que atuam na linha de frente e por se tratar de serviço indispensável para a população.  “O objetivo dessa indicação é imunizar o quanto antes todos os profissionais que trabalham na área de assistência social e que estão na linha de frente da pandemia trabalhando com a população que se encontra em situação de vulnerabilidade”, defendeu o vereador.

VEREADOR DR. FREITAS COBRA DO EXECUTIVO REVITALIZAÇÃO E MAIS SEGURANÇA PARA O PARQUE REMADOR

Vereador Dr. Freitas cobra do Executivo revitalização e mais segurança para o Parque Remador

Dr Freitas levou a reportagem da TV Câmara ao Porto Meira para mostrar a situação  

O Parque Ambiental Omar de Oliveira, mais conhecido como Parque Remador, deveria ser um ambiente de lazer para os moradores da região do Porto Meira. Porém, tem sido alvo de vândalos e descaso do poder público. Pensando nisso, o vereador Dr. Freitas (PSD) indicou ao prefeito a revitalização do espaço. Além desta requisição, o parlamentar solicitou a permanência de uma equipe da Guarda Municipal no local. “Temos aqui a pista de skate e a academia da terceira idade, mas não temos conservação. É preciso uma fiscalização permanente “, defendeu Dr. Freitas.

O parque também possui quiosques, que atualmente não estão sendo utilizados. Por esse motivo, o vereador também sugeriu que as estruturas passem por reformas e sejam disponibilizadas para comércios alimentícios e de artesanato, tornando o local atrativo para as famílias do bairro. A demanda foi encaminhada ao poder executivo e aguarda retorno oficial.

Assista à reportagem da TV câmara de Foz:

http://https://youtu.be/un7q0wpIwus

——————–

CÂMARA PEDE AO ESTADO QUE INCLUA CAMINHONEIROS E TRABALHADORES DO TRANSPORTE ADUANEIRO NO GRUPO PRIORITÁRIO DA VACINAÇÃO

Câmara pede ao Estado que inclui caminhoneiros e trabalhadores do transporte aduaneiro no grupo prioritário da vacinação

Vereadores argumentam que por conta do trabalho, os caminhoneiros ficam mais expostos ao vírus

A Câmara aprovou, na sessão desta quinta-feira (15/04), uma moção de apelo (03/2021), de autoria do Vereador João Morales (DEM), ao Governo do Estado do Paraná para que os profissionais de Despachantes Aduaneiros, funcionários das Transportadoras e Caminhoneiros sejam incluídos na 1ª etapa de vacinação do grupo prioritário. A proposição argumenta que o grande fluxo de veículos de cargas faz com que seja necessário o contato direto entre profissionais do ramo com motoristas. E, em Foz fica localizado o maior porto seco em movimentação de cargas da América Latina. Em suma, o documento defende que despachantes aduaneiros, caminhoneiros e funcionários de transportadores sejam incluídos na 1ª etapa da vacinação contra a covid-19.

A moção de apelo foi proposta pelo vereador João Morales (DEM) e subscrita pelos parlamentares: Cabo Cassol (Podemos), Edivaldo Alcântara (PTB), Galhardo (Republicanos), Jairo Cardoso (DEM), Kalito Stoeckl (PSD), Protetora Carol Dedonatti (PP) e Valdir de Souza (Maninho). Considerando os fatores citados acima, o vereador João Morales (DEM), defendeu a proposição durante a sessão. “Essa é uma moção de apelo devido à situação desses profissionais, que vão para outros países, do Mercosul, quanto para outros estados. Eles passam pela vulnerabilidade das barreiras, de parada. Os caminhoneiros passam por nossa aduana. E lá temos os agentes do transporte, os profissionais do comércio exterior. Vejo como uma necessidade grande atendermos o pedido para que possamos imunizar esses trabalhadores”.

EM FOZ, REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS VAI PERMITIR MELHORIAS NA ESTRUTURA DO CORPO DE BOMBEIROS

Cessão de uso de imóveis do município ao corpo de Bombeiros vai permitir melhorias na estrutura com recursos do Estado

Rogério visitou os locais nesta quarta-feira para assim fundamentar os pareceres das comissões

O presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Rogério Quadros, noticiou nesta quarta-feira, 14, o trabalho da Comissão de Justiça e Redação da Casa de Leis, da qual ele é presidente. Um dos projetos em análise na comissão é o de autoria do Executivo que regulariza a cessão de imóveis do Município ao Corpo de Bombeiros. O objetivo é regularizar a permissão nos espaços já ocupados pelos bombeiros, possibilitando a continuidade dos serviços e realização de manutenção, ampliações e reformas necessárias com recursos do Governo do Estado.

Rogério visitou os locais nesta quarta-feira para assim fundamentar os pareceres das comissões, procedimento necessário para que o projeto seja liberado para votação em plenário. Uma das vantagens é que a partir da regularização, as estruturas vão poder receber investimentos do poder público para melhorias dos serviços. Um dos imóveis é o posto de bombeiros do Maracanã, ocupado desde 1976 quando da criação da 5ª sessão de combate a incêndio. O outro imóvel é o ocupado pelo Posto de Bombeiros São Francisco, no bairro Morumbi II. O terceiro imóvel é o ocupado pelo centro de Treinamento Aquático, no Jardim Santa Rosa, desde a década de 1990.

Assista ao vídeo da TV Câmara

http://https://youtu.be/EyspAwuEX2M

——————–

PROJETO AMPLIA GARANTIAS DO DELIVERY PARA PRODUTOS E SERVIÇOS DE ATIVIDADES ESSENCIAIS

Projeto amplia essencialidade de delivery para produtos e serviços advindos de normas de atividade essencial

Yasmin e Ney Patrício defendem que se a atividade é essencial, o delivery  deverá ser classificado da mesma forma 

Um projeto de lei (25/2021), de autoria dos vereadores Yasmin Hachem (MDB) e Ney Patrício (PSD), classifica como essencial o delivery de produtos e serviços, em situações de calamidade pública, de emergência, de pandemia ou epidemia, advindos de estabelecimentos de atividade essencial. Em resumo, ideia é de que se a atividade é essencial, o delivery dela deverá ser classificado da mesma forma. Segundo a justificativa da matéria, a motivação deu-se pelo fato de que muitas vezes é autorizada abertura de determinado estabelecimento até um horário específico, mas o período do delivery é restringido a um tempo menor, fazendo com o estabelecimento tenha a possibilidade de estar aberto, mas sem poder realizar entregas.

A tentativa, segundo o PL, é também fazer com que os consumidores possam manter o isolamento social, evitando aglomerações, e fazendo uso maior do serviço de entrega, reduzindo, no contexto atual, a propagação da covid-19. A matéria está sob análise das comissões da Casa de Leis.

ROGÉRIO QUADROS AMPLIA PROJETO PELA PRIORIDADE NA VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DE SEGURANÇA E EDUCAÇÃO

Emendas impositivas do Vereador Rogério Quadros priorizam área da educação

Rogério Quadros defende os agentes de segurança e profissionais da educação por entender que eles também atuam na linha de frente

Na sessão desta terça-feira (13), o vereador Rogério Quadros apresentou um Substitutivo ao Projeto de Lei nº 32/2021, que previa a prioridade de imunização contra a Covid-19 aos policiais militares e civis, agentes penitenciários, guardas municipais e profissionais da educação. Com a mudança, a prioridade em receber as doses de vacina para imunização contra a Covid-19, será para policiais militares; policiais civis; agentes penitenciários; guardas municipais; bombeiros; policiais federais; profissionais do IML e profissionais da Educação.

Segundo Rogério, o projeto é de extrema necessidade, visto que garante não só a segurança destas classes, como também de toda a população, que é atendida diariamente por estes profissionais. “Atuantes na linha de frente, mediante aos fatos de que a população precisa trabalhar, sair de casa todos os dias e seguir suas tarefas, mesmo com todas as restrições, professores, policiais, guardas e agentes seguem cumprindo seu papel, atendendo a população. Por isso, essa imunização é tão necessária”, afirmou Rogério.

——————–

INDICAÇÃO DO VEREADOR MANINHO, SUGERE À PREFEITURA TESTES DE COVID EM ATLETAS DO AMADOR E DO VETERANOS

Vereador Maninho informações sobre testes de Covid-19 em farmácias

Com os testes preventivos, Maninho acredita que seja possível a retomada dos esportes em nossa cidade

Por meio de uma indicação, apresentada na sessão ordinária desta terça-feira (13), o vereador Valdir de Souza (Maninho) sugeriu ao Prefeito Municipal a liberação e realização de testes de Covid-19 em atletas que disputam campeonatos amadores e veteranos no município. Dessa forma, Maninho acredita que seja possível a retomada dos esportes em nossa cidade. Para o vereador, práticas esportivas promovem altos benefícios para a saúde, além de prevenir doenças. A retomada desses campeonatos mediante testes de Covid antes das rodadas é uma prevenção a mais, aumentando a qualidade de vida e protegendo a saúde de todos.

——————–

ALEX MEYER APURA RECLAMAÇÕES DE USUÁRIOS SOBRE ATENDIMENTO NO CER IV

Preocupação com pessoas em situação de rua motiva requerimento aprovado na Câmara de Foz

Alex disse que surgiram algumas dúvidas em relação aos atendimentos realizados na unidade, após reclamação de usuários

Na sessão desta terça-feira da Câmara de Foz do Iguaçu, um os temas que envolve a área da saúde e também entrou em pauta foi o requerimento 115/2021, de autoria do vereador Alex Meyer (PP). Ele requer ao Prefeito Chico Brasileiro informações sobre a relação dos servidores lotados no Centro Especializado em Reabilitação Doutor José Carlos Azeredo (CER-IV). A proposição solicita a relação dos servidores, bem como as funções desenvolvidas. Segundo o requerimento, surgiram algumas dúvidas em relação aos atendimentos realizados na unidade, após reclamação de usuários. O requerimento também foi aprovado pelos pares e será encaminhado ao Executivo, do qual fica aguardando retorno oficial.

EM REUNIÃO TÉCNICA, COMISSÃO MISTA ANALISA PROJETO SOBRE FUNDOS DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DE FOZ

Comissão Mista analisa projeto que trata dos fundos de previdência

Rogério Quadros presidiu a reunião e destacou o plano de aportes previsto no projeto

Os vereadores que integram a Comissão Mista da Câmara de Foz realizaram uma reunião nesta segunda-feira, 12 de abril, com intuito esclarecer alguns pontos sobre o projeto de lei complementar 07/021, que dispõe sobre a reestruturação do Regime Próprio de Previdência do Município de Foz do Iguaçu.  A matéria em si versa sobre a revisão da segregação de massas, transferindo parte dos segurados do Fundo Financeiro (deficitário) para o Previdenciário (superavitário).

O Presidente da Comissão Mista, vereador Rogério Quadros (PTB) destacou plano de aportes previsto no projeto. Neste ano estão previstos em torno de 30 milhões de reais e nos anos subsequentes, 2022 em diante, serão 39 milhões e 800 mil reais que deverão ser aportados anualmente junto ao fundo. O Projeto é resultado de comissão técnica de estudos, formada pela Prefeitura, Câmara e representante dos servidores.

——————–

SAIBA COMO SOLICITAR PODA DE ÁRVORES EM FOZ DO IGUAÇU

Saiba como solicitar poda de árvores em Foz do Iguaçu

A solicitação pode ser feita pelo site da prefeitura no pmfi.pr.gov.br 

Em Foz do Iguaçu a autorização para o serviço de poda ou retirada de árvores é feito pela prefeitura. O procedimento é simples. “É possível buscar o protocolo da Prefeitura. Hoje a pessoa pode fazer isso por meio do site do Executivo (pmfi.pr.gov.br), na opção autoatendimento”, explicou Guilherme Oliveira, Educador Social.

Segundo a Diretora de arborização, Letícia Oliveira, “a partir do pedido realizado, verifica-se o processo e o encaminham para vistoria, que vai ver se a árvore precisa de poda ou corte. A partir daí, é liberada a licença ambiental, que só acontece depois que o requerente fazer a compensação. Para retirar uma árvore, ele precisa colocar outro no lugar”.

——————–

VEREADOR JOÃO MORALES PEDE MELHORIAS NA ESTRUTURA DE CMEI NO PORTAL DA FOZ

Vereador João Morales pede melhorias na estrutura do Cmei Julia Ferrais

João Morales relatou problemas graves como telhado quebrado e infiltrações

O CMEI Julia Ferrais, no Portal da Foz, foi motivo de cobranças por parte do vereador João Morales (DEM), considerando a necessidade de reformas, principalmente no telhado do imóvel. Muitas infiltrações também comprometem as atividades das crianças em dias de chuva e estragam equipamentos e materiais. “Os técnicos da Prefeitura verificaram que a cobertura não é adequada e hoje precisam dessa reforma para que não tenha mais infiltração no espaço”, destacou o vereador João Morales.

VEREADOR QUER TRAZER LIDERANÇAS JOVENS PARA COLABORAR NAS PROPOSIÇÕES LEGISLATIVAS

Vereador quer trazer lideranças jovens para colaborar nas proposições Legislativas

Objetivo de Kalito é aproximar o jovem do Poder Legislativo

Com intuito de aproximar o jovem e lideranças da juventude ao Legislativo, o vereador Kalito (PSD) se reuniu nesta semana com grupo da Ordem De Molay e Arco Íris para instigar que participem mais das atividades da Casa de Leis. A ideia, segundo o parlamentar, é se reunir com outros grupos na sequência, como Diretórios estudantis das universidades, grupos de escoteiros e demais entidades e associações interessadas em participar.

“Inicialmente me reuni com esses jovens, que atuam com liderança, altruísmo, filantropia e têm uma participação ativa na sociedade. A ideia é que tenhamos reuniões esporádicas para que eles participem das ações da Câmara e também enviem as demandas aos parlamentares, a fim de que possam se transformar em leis e atendam as necessidades e expectativas do público”, explicou o vereador.

——————–

PROJETO PRETENDE AUMENTAR TRANSPARÊNCIA SOBRE OBRAS PÚBLICAS PARALISADAS

Projeto pretende aumentar a transparência sobre as obras públicas paralisadas

Galhardo disse que a própria população poderá auxiliar no processo de fiscalização

Com a finalidade de aumentar a transparência nas obras públicas, começou a tramitar na Câmara de Foz, um projeto de lei de (36/2021), de autoria do Vereador Galhardo (Republicanos), que altera a lei 3.196/2006, que trata da obrigatoriedade de afixação de placas de identificação das empresas executoras de obras públicas. “Esse é mais um dispositivo na busca da transparência na execução das obras. É interessante que coloquemos isso na lei de informações. Se a obra estiver parada há 30 dias, haverá lá informação da data, do motivo da paralisação e a placa só poderá ser retirada quando as obras forem retomadas”, destacou o Vereador Galhardo.

O projeto explica que as obras paralisadas ou inacabadas causam transtornos e representam serviços não ofertados, causando inquietude da população quando se depara com interrupção dos serviços sem ter conhecimento do motivo. A mudança proposta na lei tem por objetivo aumentar a transparência dessas informações, permitindo também que a própria população auxilie no processo de fiscalização. O projeto foi lido em plenário e está sob análise das comissões.

——————–

INDICAÇÃO PEDE PROGRAMA DE MUTIRÃO DE PODA DE ÁRVORES

Vereador Adnan indica implantação de um programa de mutirão de poda de árvores

Adnan: “A prefeitura precisa de um programa de poda de árvores urgente”

O vereador Adnal El Sayed (PSD) por meio de uma indicação pede ao Executivo implantação de um programa de mutirão de poda de árvores pelo município de Foz do Iguaçu. A iniciativa para mutirão é para retirada de árvores que comprometem as vias públicas, residências, redes elétricas que possa causar danos. “ Muitas pessoas tem reclamado que suas árvores ou árvores que estão na frente de suas casas estão em eminencias de cair ou de qualquer temporal causar prejuízo e até um risco a vida. Então a prefeitura precisa de um programa de poda de árvores urgente. É tanto para uma questão de estética e muito mais do que isso é uma questão de proteção ao cidadão, ” disse o vereador.

COMISSÃO DA CÂMARA SE REÚNE COM PREFEITO E PRESSIONA PELA SOLUÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO EM FOZ

Comissão da Câmara se reúne com Executivo e inicia tratativas para resolução do transporte coletivo em Foz

Comissão Especial é formada pelos vereadores Anice Gazzaoui, Edivaldo Alcântara e Jairo Cardoso

Diante das inúmeras reclamações dos moradores de Foz e usuários do sistema de transporte coletivo urbano, a Câmara formou uma Comissão Especial com a finalidade de realizar estudos sobre a defasagem de veículos do transporte público do município e buscar soluções para esse e outros problemas. Na manhã desta quinta-feira, 08 de abril, o Presidente do Legislativo apresentou ao Executivo os membros da Comissão e durante o diálogo já deram início às tratativas buscando resolver gargalos e dar soluções definitivas para o serviço.

A reunião contou com as presenças de Ney Patrício, presidente da Câmara; o prefeito, Chico Brasileiro; o vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio; o superintendente do Foztrans, Licério Santos; e os integrantes da Comissão Especial, vereadores Anice Gazzaoui (presidente da CE), Edivaldo Alcântara (relator) e Jairo Cardoso (membro). A Comissão tem um período de 180 dias para o desenvolvimento dos trabalhos.

——————–

PREOCUPAÇÃO COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA MOTIVA REQUERIMENTO APROVADO NA CÂMARA

Preocupação com pessoas em situação de rua motiva requerimento aprovado na Câmara de Foz

Alex Meyer levantou questão e cobrou informações sobre providências da prefeitura em cima do problema

O aumento das pessoas em situação de rua em Foz do Iguaçu foi assunto de debate no Legislativo, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 9. O tema foi levantado pelo requerimento 111/2021, de autoria do Vereador Alex Meyer, que solicita ao Prefeito informações sobre quais medidas estão sendo adotadas com relação ao aumento de moradores de rua e pedintes nos semáforos do município; quais ações estão sendo planejadas, levando em conta a situação de saúde, moradia e emprego para as pessoas. O requerimento foi aprovado pelos pares e encaminhado ao Executivo.

 “É visível que em nossa cidade percebemos um grande aumento de população de rua, em terrenos baldios, nas praças, nas ruas, em frente aos comércios, o que me deixa preocupado. Tenho conhecimento que temos casas de passagem em nossa cidade. Então queremos informações sobre o que está sendo feito para que evite o aumento gradativo da população de rua em nossa cidade”.

Alex diz ter conhecimento que a Secretaria de Assistência Social realiza um trabalho concreto com as pessoas em situação de rua. O texto do requerimento pondera que devido à crise econômica agravada pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas perderam seus postos de trabalho, o que impossibilita que arquem com seus custos de moradia, tendo sido obrigadas a viver em situação de rua.

——————–

VEREADOR JOÃO MORALES PEDE INFORMAÇÕES SOBRE ENERGIA ELÉTRICA NO JARDIM SÃO ROQUE

Vereador João Morales pede informações sobre energia elétrica no bairro São Roque

João Morales questionou via requerimento para saber de quem é a responsabiliade pela demora

O vereador João Morales (DEM) solicitou em requerimento (nº 107/21) para a COPEL esclarecer o porquê não houve a instalação de energia elétrica no Jardim São Roque, na área residencial sob responsabilidade do FOZHABITA.  “É algo básico. Entramos com requerimento justamente para obter informações do porque não chegou, se é um problema com o FOZHABITA ou se é um problema com a COPEL que é fornecedora de energia,” comentou o vereador João Morales.

VEREADOR QUER BANHEIROS PÚBLICOS EM ÁREAS ESTRATÉGICAS DA CIDADE

Vereador Adnan propostas de projeto de lei para instalação de banheiros públicos em áreas estratégicas da cidade

Adnan El Sayed garante que existe forma para manutenção e gerenciamento dos banheiros

A proposta para projeto de lei n° 35/21 de autoria do vereador Adnal El Sayed (PSD) foi apresentada durante sessão legislativa na Câmara dos Vereadores. O projeto tem como objetivo principal a instalação de banheiros públicos permanentes em diversas áreas do município. De acordo com o vereador a demanda teria chegado até o gabinete através de reivindicação dos munícipes que sentiram a necessidade desses espaços principalmente em áreas públicas como praças, parques e vias turísticas.

O vereador defendeu a viabilidade econômica do projeto. “A nossa ideia é que haja uma parceria público privado e que empresas possam explorar aquele local para publicidade e ao mesmo tempo gerir esse espaço de banheiro público, teria um custo reduzido ou quase zero para o poder público. A empresa se beneficiaria com a propaganda, mas a população seria a maior beneficiada ” explicou o vereador Adnan El Sayed.

——————–

GALHARDO INDICA AO GOVERNO DO ESTADO IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE COLETA DE SANGUE NOS BAIRROS

Vereador Galhardo indica ao governo do estado implantação do sistema móvel de coleta de sangue

A proposta foi apresentada na terça-feira (06), durante sessão ordinária na casa de leis

A pandemia do novo coronavírus afetou vários setores, um deles foi o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu. Com isso, o vereador Galhardo (Republicanos) por meio de uma indicação 645/2021 pediu ao Governo do Estado implantar um sistema de coleta de sangue na cidade. A proposta foi apresentada na terça-feira (06), durante sessão ordinária na casa de leis. Segundo o vereador, a coleta “poderia estar nos bairros de Foz do Iguaçu com todo protocolo de segurança. Estaria no bairro Morumbi, Três Lagoas, no Porto Meira que é distante da Vila A. Estando próxima à comunidade, tenho certeza que vai ajudar tanto na concretização quando na regularização do estoque”.

PRECARIEDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO GERA RECLAMAÇÕES E PRESSÃO NA CÂMARA

Transporte público e precariedade do sistema voltam ao debate e Legislativo busca soluções definitivas para o serviço

Ney Patrício disse que o povo não aguenta mais os problemas do transporte coletivo e o poder público não pode absorver um prejuízo que eventualmente as empresas tenham. Foto: Marcos Labanca

Pressionados pelas reclamações da população, os vereadores tiveram que voltar ao assunto da precariedade do sistema de transporte público, Na sessão desta terça-feira, 06 de abril, a discussão foi levantada pelo requerimento 108/2021, de autoria do vereador Adnan El Sayed. A proposição exige do Diretor-Superintendente do FOZTRANS, Licerio Santos, informações sobre linhas de transporte que simplesmente foram extintas do sistema durante essa pandemia. Na opinião do presidente da casa, Ney Patrício, o povo não aguenta mais os problemas do transporte coletivo e o poder público não pode absorver um prejuízo que eventualmente as empresas tenham. A sugestão é romper o contrato de forma amigável e realizar uma nova licitação. Alguns vereadores defenderam nova intervenção no sistema.

——————–

APROVADO PROJETO DO VEREADOR ROGÉRIO QUADROS EM BENEFÍCIO DAS ENTIDADES QUE UTILIZAM IMÓVEIS PÚBLICOS

Rogério Quadros requer garantia da prioridade na testagem de Covid para  profissionais de segurança - YouTube

Vereador Rogério disse que o objetivo é dar segurança as entidades que prestam um relevante serviço de atendimento social

O Projeto de Lei 8/2021, proposto pelo vereador Rogério Quadros, foi aprovado nesta terça-feira, 6 de abril, na Câmara de Foz do Iguaçu. Trata-se de uma alteração na Lei nº 4.577, de 19 de dezembro de 2017, que “dispõe sobre a permissão de uso de imóveis de propriedade do município às entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, e dá outras providências”. O projeto de Rogério amplia o tempo de permissão possibilitando que ao final de 30 anos, havendo interesse do Município e da entidade, o prazo de uso do imóvel seja estendido por mais 30 anos.  Rogério explicou que “o objetivo real do projeto é trazer segurança, estabilidade a essas entidades ampliar estruturas que atendem jovens, crianças e idosos. Com a aprovação, o projeto segue para sanção do prefeito Chico Brasileiro.

——————–

PROJETO DO VEREADOR MANINHO PROPÕE A CRIAÇÃO DE CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PARA AUTISTAS

Vereador sugere que prainha de Três Lagoas seja administrada por empresa  privada — Câmara Municipal de Foz do Iguaçu - PR

Vereador Maninho busca ajudar as famílias que lutam para fazer valer os direitos assegurados às pessoas com TEA

O vereador Valdir de Souza (Maninho) apresentou nesta terça-feira (06), um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Carteira de Identificação para Autistas – CIA, no município de Foz do Iguaçu. A medida prevê que a Carteira seja expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado por seu representante legal ou acompanhado de relatório médico, confirmando o diagnóstico. O documento terá uma validade de 5 anos, devendo ser revalidado sem custo algum, com o mesmo número. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA têm direitos especiais que nem sempre são respeitados. Na justificativa do projeto, Maninho citou que estas pessoas não são identificadas pela forma física, portanto, torna-se necessário a utilização de um documento.

——————–

VEREADOR APRESENTA PROJETO QUE ESTABELECE SERVIÇOS E ATIVIDADE DE FORMAÇÃO DE VIGILANTES COMO ESSENCIAIS

Vereador apresenta o projeto que serviços e atividade de formação de vigilantes como essenciais

Cabo Cassol afirmou que os profissionais foram prejudicados pelos sucessivos decretos municipais

Um projeto de lei, de autoria do vereador Cabo Cassol (Podemos), tem como objetivo incluir a profissão de vigilante, tanto nas repartições públicas quanto privadas do município, como serviço essencial. A proposta foi apresentada na semana passada durante sessão ordinária. Segundo o vereador, “os profissionais teriam sido lesados pelos decretos municipais que teriam impedido o funcionamento das instituições que fornecem o curso de reciclagem de vigilantes.  Desde novembro 1983, a lei de n° 7102/83 exige que os profissionais que atuam nessa área, realizem um curso de reciclagem a cada dois anos. Além de ser obrigatória, a reciclagem torna o profissional mais capacitado e eficiente”. O projeto está em análise nas comissões técnicas da Câmara antes de ser submetido a votação plenária.

MANINHO E EDIVALDO COBRAM CONCLUSÃO DA PISTA DE SKATE DO MORUMBI

Câmara cobra finalização da pista de Skate do bairro Morumbi

Pista de skate do Morumbi está com obras inacabadas. Vereadores Maninho e Edivaldo pediram providências

A obra da pista de skate do Morumbi ainda não foi concluída. No local há apenas algumas rampas e outros sinais do que seria um espaço de lazer importante para os jovens da região. Em vista disso, os vereadores Edivaldo Alcântara (PTB) e Valdir de Souza Maninho (PSC) entraram com pedido para que as obras sejam concluídas. Veja a reportagem completa na TV Câmara de Foz: https://youtu.be/pwVS7dTcD_I

——————–

VEREADOR QUER INFORMAÇÕES SOBRE FILA DE PACIENTES AGUARDANDO EXAMES DE RADIOGRAFIA

Vereador quer informações sobre fila de pacientes aguardando exames de radiografia

Cassol questionou a prefeitura porque a população vem reclamando de uma fila absurda para raio X

O vereador Cabo Cassol (Podemos) solicitou, via requerimento, à Secretaria Municipal da Saúde, informações sobre os exames e aparelhos de raio X. O parlamentar quer informações mais detalhadas sobre o atendimento, quantidade de aparelhos para uso, convênios para prestação do serviço e a fila de paciente aguardando exames. A população vem reclamando de fila absurda de espera que estaria em aproximadamente 7 mil pedidos parados. Veja matéria completa na TV Câmara de Foz: https://youtu.be/150NjmY79pc

VEREADOR KALITO SUGERE CONSTRUÇÃO DE CENTRO ESPORTIVO NO BAIRRO CIDADE NOVA

 

Vereador Kalito necessário construção de centro esportivo no bairro Cidade Nova

Kalito disse que um espaço destinado ao esporte vai propiciar maior qualidade de vida aos moradores da região

Uma indicação apresentada pelo Vereador Kalito (PSD) sugere ao Executivo a construção de complexo esportivo no bairro Cidade Nova. Para o parlamentar, um espaço destinado ao esporte deve propiciar maior qualidade de vida aos moradores da região. “Isso partiu de uma demanda da comunidade, dos moradores do Cidade Nova, de toda aquela região do Jardim Universitário e também foi uma demanda de alguns professores. Carecemos de obras na região e sugerimos o complexo esportivo, que podemos atender toda população, desde crianças, jovens e adultos, que precisam de um espaço”, destacou o Vereador Kalito Stoeckl (PSD). A indicação foi lida e encaminhada à Prefeitura. Assista à reportagem da TV Câmara de Foz: https://youtu.be/GTddknIi1wE

——————–

PROJETO DE ROGÉRIO QUADROS BENEFICIA ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS QUE UTILIZAM IMÓVEIS DO MUNICÍPIO

Rogério Quadros requer representante da Casa Civil na Câmara para tratar  das demandas do Estado

Rogério Quadros: “O projeto amplia o prazo de permissão do uso do imóvel sendo prerrogativa do Município renovar por igual período ao final de 30 anos”

O Projeto de Lei 8/2021, proposto pelo vereador Rogério Quadros, beneficia todas as entidades sem fins lucrativos que utilizam imóveis do Município. A iniciativa altera a Lei nº 4.577, de 19 de dezembro de 2017, que “dispõe sobre a Permissão de Uso de Imóveis de propriedade do município às entidades da sociedade civil sem fins lucrativos. O projeto de Rogério amplia o tempo de permissão possibilitando que ao final de 30 anos, havendo interesse do Município e da entidade, o prazo de uso do imóvel seja estendido por mais 30 anos. O projeto recebeu pareceres favoráveis nas comissões técnicas da Câmara e entra na pauta de votação desta semana.

“A proposta é dilatar o prazo. Porque isso? Ocorre que as entidades, para fazer um investimento alto no imóvel como construção de sede ou ampliação da estrutura, precisam ter uma garantia de que vão ter essa permissão por longo período. Dessa forma, as entidades se beneficiam. Também há o interesse público presente nessa relação pois além de dar uma destinação do imóvel, evitando que fique abandonado e sendo depredado, essas entidades prestam relevantes serviços à sociedade auxiliando o Poder Público no atendimento das demandas. Lembrando que o Município tem a prerrogativa de prorrogar ou não a permissão de uso”, explicou Rogério Quadros. 

——————–

BANCADA FEMININA REFORÇA AÇÃO DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E COBRA PLANO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO AGRESSOR

Bancada Feminina traz à tona temática da violência contra mulher em proposição que questiona ressocialização do agressor

Carol, Yasmin e Anice, integrantes da Bancada Feminina, apresentaram requerimento aprovado em plenário

A violência contra a mulher foi um assunto que voltou à pauta nesta quinta-feira, 1° de abril, durante sessão ordinária, a partir de um requerimento (83/2021), das vereadoras Anice Gazzaoui (PL), Yasmin Hachem (MDB) e Protetora Carol Dedonatti (PP), que integram a Bancada Feminina. A matéria solicita informações, ao Executivo, sobre o Programa de Educação ao Agressor, nos casos de violência contra a mulher, no intuito de saber se existe alguma política neste sentido e se existem programas de ressocialização ao agressor na cidade de Foz do Iguaçu.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL), destacou que “esse requerimento é de extrema relevância. A Bancada Feminina tem atuado de forma muito ativa. Temos casos de agressão à mulher. Muitas vezes a polícia cumpre o seu papel. Mas, quando a pessoa retorna ao convívio familiar vemos que a pessoa não está preparada para ressocialização. A matéria foi aprovada e agora será encaminhada ao Executivo, do qual fica aguardando resposta oficial.

VEREADOR ROGÉRIO ENTRA COM PROJETO DE LEI PELA PRIORIDADE NA VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA

vereador-rogério-quadros-cmfi-plenário01.jpg

Rogério disse que o projeto é de extrema necessidade, visto que garante não só a segurança destas classes, como também de toda a população, que é atendida diariamente por estes profissionais

O vereador Rogério Quadros, vice-presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, entrou com o Projeto de Lei nº 32/2021 que assegura prioridade de imunização contra a Covid-19 aos policiais militares, policiais civis, agentes penitenciários, guardas municipais e profissionais da educação. Segundo Rogério, o projeto é de extrema necessidade, visto que garante não só a segurança destas classes, como também de toda a população, que é atendida diariamente por estes profissionais.

 “Diante da necessidade de manter o isolamento social, cumprimento de restrições e protocolos sanitários, estas classes vem trabalhando incansavelmente para manter a segurança e proteger a saúde da população. Ficam na linha de frente. Quando do retorno das aulas, os profissionais da educação também devem estar imunizados como segurança de sua saúde e dos alunos”, acrescentou Rogério Quadros. O texto será lido na sessão desta quinta-feira, dia 1º, para início de tramitação, seguindo para análise das comissões técnicas para posteriormente ser debatido e votado em plenário.

——————–

VEREADOR KALITO DEFENDE BANDEIRAS DA MOBILIDADE URBANA E DO COMPLIANCE

Vereador Kalito defende bandeiras da mobilidade urbana e do compliance

O vereador Kalito exerce a liderança do governo na Câmara: “O convite do Prefeito surgiu da experiência que tenho do Executivo”

O Programa Câmara Entrevista, da TV Câmara de Foz, dialogou com o vereador Kalito Stoeckl (PSD). Ele falou de algumas bandeiras do mandato, como a mobilidade urbana e o compliance. “A questão da mobilidade urbana é muito cara pra mim, o compliance da mesma forma. Então, neste primeiro momento, entramos com um projeto de lei do performance bond, que é um seguro para obras públicas, para que não tenhamos mais obras públicas paradas. Para que tenhamos um outro tipo de controle das compras e serviços públicos”, destacou o Vereador Kalito.

O vereador abordou a liderança do governo, função que ocupa atualmente no Legislativo. “O convite do Prefeito surgiu da experiência que tenho do Executivo. Fui chefe de gabinete por três anos e nos dá um conhecimento e uma base do Poder Executivo. Aqui na Câmara o trabalho também acaba sendo essa interlocução entre os colegas e os poderes. Os objetivos são os mesmos, temos uma preocupação grande com a economia da cidade, com a retomada econômica, essa conversa tem sido produtiva”, disse o parlamentar.

Assista ao Programa Câmara Entrevista da TV Câmara de Foz: https://youtu.be/AXyGGkNtHbc

VEREADOR JOÃO MORALES DEFENDE POTENCIALIZAR COMÉRCIO EXTERIOR E COBRA MELHORIAS PARA REGIÃO DE 3 LAGOAS

Vereador João Morales defende potencializar comércio exterior e melhorias para região de 3 Lagoas

Uma das preocupações de João Morales é a geração de empregos

O programa Câmara Entrevista, da TV Câmara de Foz, conversou com vereador João Morales (DEM) sobre as prioridades deste início de mandato do parlamentar. Na oportunidade, ele destacou a luta para levar melhorias para região de Três Lagoas e a preocupação com a construção da perimetral leste e seus entornos, bem como a nova aduana, a fim de gerar novas possibilidades para a economia da cidade. O vereador pontuou ainda preocupação com a construção da perimetral leste, com a nova estação aduaneira, com vistas a possibilitar novas oportunidades para a economia do município. No mesmo sentido, o parlamentar falou da necessidade de potencializar o comércio exterior como oportunidades de geração de emprego e renda para Foz.

Assista a entrevista da TV Câmara: https://youtu.be/KaDuMs8YbpU

——————–

CARLOS SANTI, DO CCZ, ALERTA SOBRE RESPONSABILIDADES E CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DA GUARDA DE ANIMAIS

Carlos Santi, do CCZ, alerta sobre responsabilidades e conscientização a respeito da guarda de animais

Carlos Santi é supervisor técnico e médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses

O Programa Câmara Opinião, da TV Câmara de Foz, dialogou com Carlos Santi, Supervisor técnico e médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses. Ele chamou a atenção para a responsabilidade das pessoas com relação ao abandono de animais, um problema sério, que Foz também vem enfrentando. Santi explica a responsabilidade conjunta. “O Poder Público precisa fazer seu dever, que é criar, estabelecer e implementar políticas públicas voltadas a essa questão. E a sociedade tem o dever se cuidar dos animais, de modo que não causem danos a outros”, pontuou Santi. Além disso, alerta que atualmente não existe mais o conceito de proprietário dos animais. “Somos tutores ou responsáveis pelos animais. Podemos perder a guarda dele a qualquer tempo se cometermos algum tipo de crime contra ele”, afirmou.

Assista ao Programa Opinião da TV Câmara de Foz: https://youtu.be/7lpHHVS19fE

——————–

ANICE PEDE PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS VENEZUELANAS USADAS PARA PEDIR ESMOLAS EM FOZ DO IGUAÇU

Anice destaca imunização de profissionais da educação e PL que penaliza  fura-vila da vacinação - YouTube

Anice apontou que a exploração fere o Estatuto da Criança e do Adolescente

 A vereadora Anice Gazzaoui apresentou um requerimento (nº 100/2021), solicitando informações do Executivo sobre as providências tomadas em relação às crianças venezuelanas que têm sido usadas pelos pais para pedir esmolas nos semáforos de Foz do Iguaçu. A proposição da parlamentar tem a finalidade de obter informações sobre quais medidas estão sendo adotadas pelo Poder Público para evitar essa exposição, que fere, em tese, o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 232 (“Submeter a criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento”).O requerimento deverá ser incluído nas primeiras sessões de abril para discussão e votação.

——————–

VEREADOR EDIVALDO VOLTA A DEFENDER TARIFA ZERO NO TRANSPORTE COLETIVO, MAS QUEM VAI PAGAR?

Vereador Edivaldo Alcântara defende eficiência no transporte público e  revitalização do Rio Boicy - YouTube

Vereador Edivaldo quer implantar taxa para que o turista pague os custos do transporte coletivo gratuito

O vereador Edivaldo Alcântara (PTB) indicou ao prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, que determine ao órgão competente o estudo de viabilidade da criação de uma empresa municipal e a implementação do sistema de “Tarifa Zero” no transporte coletivo. E quem vai pagar? A sugestão do vereador é os custos sejam cobertos por meio de subvenção originada pela implantação de uma taxa de turismo sustentável.  No caso, os turistas iriam arcar com os custos de operação e manutenção do transporte coletivo. O valor sugerido da taxa é de R$ 15,00 por turista. Outra fonte de recursos seria a exploração de publicidade no sistema. Edivaldo propôs também que por meio da Itaipu em parceria com o PTI se desenvolva projeto de ônibus elétrico articulado para circular nas linhas de maior movimento.

 

ANICE APRESENTA INDICAÇÃO PARA TRANSFORMAR EM MUSEU PRÉDIO UTILIZADO PELO FOZHABITA

Arquivo de memoriasdefoz - Foz do Iguaçu é assim

O “Casarão da Quintino” foi construído em 1952 na gestão do prefeito Francisco Guaraná de Menezes

Por meio de uma indicação, a vereadora Anice Gazzaoui sugeriu ao Prefeito Municipal, a criação de um Museu no imóvel histórico utilizado pelo Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu – Fozhabita. Segundo a parlamentar, o pedido visa atender a uma reivindicação da sociedade iguaçuense, que defende a ideia de transformar em museu o móvel localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 595 – no centro. A iniciativa busca registrar e preservar a história de nosso município, além de criar espaço para desenvolvimento de atividades culturais.

O “Casarão da Quintino” foi tema de uma publicação que repercutiu em rede social. O servidor público federal Marcos Kidricki Iwamoto  postou que o espaço foi construído em 1952 na gestão do prefeito Francisco Guaraná de Menezes e ali funcionou o mercado municipal. Nos últimos tempos serviu como sede da Fundação Cultural, da extinta Codefi, da Casa do Teatro e atualmente é utilizado pelo Fozhabita. A obra do carpinteiro Waldemar Rodrigues da Silva está mantida com todas as características originais, necessitando de restauro e preservação.

——————–

VEREADOR JAIRO CARDOSO FALA SOBRE A LUTA PELO CMEI EM TEMPO INTEGRAL E OUTRAS BANDEIRAS DO MANDATO

Vereador Jairo Cardoso dialogou sobre a luta pelo Cmei em tempo integral e outras bandeiras do mandato

Vereador Jairo Cardoso atuou por 8 anos no Conselho Tutelar e sabe da importância do CMEI em tempo integral

O Programa Câmara Entrevista, da TV Câmara de Foz, conversou com o Vereador Jairo Cardoso (DEM). Na oportunidade, ele abordou a luta pelo CMEI em tempo integral e a necessidade de união de esforços para retomada do crescimento e desenvolvimento econômico do município, no sentido de reconstruir a cidade. O parlamentar atuou durante oito anos no Conselho Tutelar e comentou o início dos trabalhos no Legislativo.  Assista ao Programa Câmara Entrevista da TV Câmara de Foz: https://youtu.be/qFRP7PFTv2U

——————–

CÂMARA DE FOZ ANUNCIA APOIO AO PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO DA AVENIDA BRASIL

Câmara de Foz é parceira no processo de transformação da Avenida Brasil

União de forças impulsiona projeto que pensa a Avenida como um ponto de encontro, um shopping a céu aberto

Um importante centro comercial da cidade, a Avenida Brasil vai ganhar outros contornos. A ideia principal é transformar a rua em uma espécie de shopping a céu aberto. A iniciativa nasceu da união de empresários da cidade, que inclusive ganhou um núcleo da Avenida Brasil, na ACIFI. O Legislativo iguaçuense também é parceiro do projeto, considerando como oportunidade de crescimento, desenvolvimento e expansão de negócios e turismo em Foz do Iguaçu.

Assista à reportagem da TV Câmara de Foz: https://youtu.be/2cMZ2LxZf4U

VEREADOR JAIRO CARDOSO SUGERIU INSTALAÇÃO DE POSTO POLICIAL NA PRAÇA DE TRÊS LAGOAS

Vereador Jairo sugeriu ao Executivo instalação de posto fixo policial na praça de Três Lagoas

Jairo dise que por falta de cuidados, quiosque virou local de abrigo para dependentes químicos 

Um quiosque localizado na praça do bairro Três Lagoas já recebeu reformas recentemente, mas sempre esteve fechado. O espaço deveria estar sendo utilizado pela população, mas já possui até sinais de abandono e vandalismo. Diante disso, o vereador Jairo Cardoso sugeriu ao Executivo a instalação de posto fixo das forças de segurança na praça utilizando a estrutura já existente do quiosque. Para aumentar a segurança de todos que frequentam o local, o parlamentar sugeriu a instalação do posto policial. “Com a retomada de viaturas e forças de segurança no espaço, resolvemos a questão do atendimento mais ágil para população e também a segurança”.

Na visita ao local, o parlamentar também constatou outras mudanças necessárias a serem feitas na praça. “Vamos fazer outra indicação à secretaria de meio ambiente para que cuidem da praça, uma vez que após as chuvas o mato também já toma conta do espaço”, concluiu Jairo. Assista à reportagem da TV Câmara de Foz: https://youtu.be/O1zsRIbS-1k

——————–

VEREADOR EDIVALDO ALCÂNTARA DEFENDE EFICIÊNCIA NO TRANSPORTE PÚBLICO E REVITALIZAÇÃO DO RIO BOICY E AMPLIAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER

Vereador Edivaldo Alcântara defende eficiência no transporte público e revitalização do Rio Boicy e ampliação de espaços públicos de lazer

Edivaldo: “A população sofre e quem visita nossa cidade não tem transporte de qualidade”

O Programa Câmara Entrevista, da TV Câmara de Foz, conversou com o vereador Edivaldo Alcântara (PTB), que destacou algumas iniciativas que vai apoiar e buscar meios para que aconteçam, como: revitalização do Rio Boicy; criação de lago municipal e a luta por melhorias no transporte público. “A população sofre e quem visita nossa cidade não tem transporte de qualidade. Temos ônibus lotados, mesmo em meio à pandemia. Vamos lutar por um transporte ao nível que merecemos em Foz”, afirmou o Vereador Edivaldo. Segundo parlamentar, uma das reivindicações é a tarifa zero no transporte e também pensar em ônibus elétrico, que é auto sustentável. Assista ao Programa da TV Câmara de Foz: https://youtu.be/uPIGpU9fIMo

CÂMARA ENVIA CARTA ABERTA À COMUNIDADE ÁRABE EM RESPEITO E COMEMORAÇÃO AO 25 DE MARÇO

Câmara envia carta aberta à comunidade árabe em respeito e comemoração ao dia 25 de março

 
Adnan, Anice, Ney e Yasmin na apresentação da carta em alusão ao Dia Nacional da Comunidade Árabe

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu enviou nesta quinta-feira, 25 de março, uma carta às entidades em alusão ao Dia Nacional da Comunidade Árabe, celebrado na data e instituído pelo projeto de lei 4.702/04, do Senado Federal. O documento foi encaminhado por meio do presidente da Casa, vereador Ney Patrício (PSD), em conjunto com as parlamentares Anice Gazzaoui (PL) e Yasmin Hachem (MDB) e o vereador Adnan El Sayed (PSD), os três representantes da comunidade árabe na Casa de Leis.  A data foi estabelecida em virtude da Rua 25 de março, em São Paulo, cidade onde se concentra a maior comunidade árabe do Brasil. Até 1920 mais de 58 mil imigrantes da etnia haviam entrado no país, sendo que 40% deles se fixaram em São Paulo.

FOZ TEM A SEGUNDA MAIOR COLÔNIA ARABE DO PAÍS

Dia Nacional da Comunidade Árabe

Foz do Iguaçu conta com a 2ª maior colônia árabe do Brasil, tendo seus representantes chegado aqui em 1950, contribuindo desde então para o desenvolvimento econômico do município, abrindo inúmeros estabelecimentos comerciais e centros culturais. A vereadora Anice Gazzaoui (PL) ponderou a importância histórica da data e falou da relevância do ato do Legislativo. “É um dia histórico para uma comunidade extremamente importante que deu e ainda dá diversas contribuições culturais, comerciais ao Brasil e ao nosso município. Então, essa carta será enviada à Mesquita, ao Lar Druzo e à Sociedade Beneficente Islâmica”.

——————–

BANCADA INTER-RELIGIOSA SE REÚNE COM SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

Bancada Inter-religiosa se reúne com Secretaria de Direitos Humanos

Na oportunidade, foram discutidos os temas que serão tratados pelo bloco parlamentar

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) e o vereador Alex Meyer (PP), membros da Bancada Inter-religiosa da Câmara se reuniram nesta quinta-feira, 25 de março, com a secretária municipal de direitos humanos, Kelyn Trento e com a diretora de direitos humanos, Maria José de Souza El Saad. Na oportunidade, foram discutidos os temas que serão tratados pelo bloco parlamentar e os pilares, como respeito à diversidade e combate à intolerância religiosa. “A bancada vai tratar todos os temas de forma igualitária e não toleramos nenhum tipo de discriminação. Vamos fortalecer o respeito e o combate à intolerância”, afirmou a vereadora Anice. Na mesma linha, o vereador Alex Meyer (PP), afirmou que “a intenção é tratar todos de forma igual e que no trabalho que faz ao longo dos anos aprendeu a respeitar a todos e todas as crenças”.

VEREADOR CABO CASSOL RESSALTA PRIORIDADES DO MANDATO E DESTACA PROJETO QUE INCENTIVA O PRIMEIRO EMPREGO DO JOVEM  

Vereador Cabo Cassol ressalta as prioridades do mandato e projeto que fomenta primeiro emprego do jovem

Cassol: “Precisamos muito melhorar nossa cidade e a qualidade de vida das pessoas”

O Programa Câmara Entrevista, da TV Câmara de Foz do Iguaçu, conversou com o Vereador Cabo Cassol (Podemos). O parlamentar falou de prioridades do mandato. Ele também destacou projeto de sua autoria que cria o Selo Empresa Amiga da Juventude, priorizando o primeiro emprego do jovem. Cassol falou ainda da necessidade de melhorias para Foz do Iguaçu. “Precisamos muito melhorar nossa cidade e a qualidade de vida das pessoas. E, sem medir esforços precisamos buscar a retomada da economia. Acredito muito neste ano de 2021, acredito que a economia vai retomar, que a saúde, a medicina vão superar esse problema da pandemia e poderemos somar com a comunidade”, afirmou.

Assista à reportagem da TV Câmara de Foz: https://youtu.be/kID2NV062XQ

 

VEREADOR ALEX MEYER FALA DAS PRIORIDADES DO MANDATO E RESPONSABILIDADE DO TRABALHO NAS COMISSÕES

Vereador Alex Meyer destaca as prioridades do mandato e responsabilidade do trabalho nas comissões

Alex Myer: “As comissões têm uma atuação muito importante e trabalham em todas as políticas públicas para cidade”

O Programa Câmara Entrevista da TV Câmara de Foz conversou com o Vereador Alex Meyer (PP), oportunidade em que o parlamentar falou sobre prioridades do mandato e a atuação nas comissões permanentes da Câmara. Ele abordou cobranças feitas por ele ao Executivo sobre o funcionamento do projeto “Vaca Mecânica”; sobre os alagamentos que atingem o município e causam transtornos nos bairros. Alex Meyer também falou do trabalho nas comissões permanentes da Casa de Leis e também no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

“As comissões têm uma atuação muito importante e trabalham em todas as políticas públicas para cidade, em todos os projetos que chegam do Executivo, uma vez que precisam ser analisados e os Vereadores devem estar seguros nas discussões e votações. O trabalho nas comissões é de uma responsabilidade muito grande, porque estamos analisando sempre demandas importantes para a cidade, que visam melhorias para população”, pontuou Alex Meyer (PP).

Assista entrevista do vereador na TV Câmara de Foz: https://youtu.be/VQumzRHAaxM

VEREADORA YASMIN APRESENTA PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR PÚBLICO

Começou a festa política de Chico Brasileiro com o seu dinheiro, contribuinte de Foz?

Yasmin propõe lei para obrigar servidores a reciclar materiais e manter práticas sustentáveis

O projeto 21/2021, de autoria da Vereadora Yasmin Hachem (MDB), visa alterar algumas disposições da Lei nº 4.134/2013. A parlamentar explicou que essas alterações têm por objetivo fazer com que a Administração Pública, seja direta, indireta, autárquica ou fundacional aumente a prática de medidas benéficas ao meio ambiente, como, por exemplo, a separação de resíduos e a utilização de canecas no lugar de copos plásticos descartáveis.

“O Poder Público precisar dar o exemplo para os cidadãos antes do cobrá-los. Não adianta exigir que os cidadãos reciclem seu lixo de casa se os próprios órgãos do Municípios não tiverem essa prática assídua e reiterada. Os servidores de carreira, de cada prédio da Prefeitura e da Câmara vão receber formação continuada por meio do Programa de Educação Ambiental na gestão pública e promoverão ações que auxiliem a mudança nos padrões de produção e consumo para adoção de novos referenciais de sustentabilidade. O projeto já foi lido em plenário e está sob análise das comissões permanentes.

——————–

ADNAN PEDE INCENTIVO AOS JOVENS E PEQUENOS EMPREENDEDORES

Vereador de Foz indica à prefeitura compra direta de vacinas contra Covid-19

Vereador foi o entrevistado da TV Câmara de Foz do Iguaçu

O Programa Câmara Entrevista da TV Câmara de Foz dialogou com o Vereador Adnan El Sayed (PSD) falando sobre prioridades do mandato, como: remodelação do transporte público; ouvir as comunidades sobre demandas e desenvolver pacote de ações para retomada da economia, tais como: leis de incentivo aos jovens, aos pequeno empreendedores e ampliação de circuito turístico da cidade, descentralizando atrativos. O Vereador abordou também a criação da Bancada Desenvolvimentista e o diálogo com outros atores, como a Itaipu Binacional. Além disso, ele falou da importância da imunização, tanto pela questão de saúde pública, quanto pela retomada econômica de Foz do Iguaçu.

Assista ao Programa Câmara Entrevista da TV Câmara de Foz: https://youtu.be/-jkky22Eipk

——————–

CENTRAL DO EMPREENDEDOR DESBUROCRATIZA PROCESSO DE ABERTURA DE MEI EM FOZ DO IGUAÇU

Em Foz do Iguaçu, o município tem buscado auxiliar as pessoas a saírem da informalidade, a partir do trabalho realizado pela Central do Empreendedor. Lá estão concentrados os serviços necessários para que o cidadão possa abrir um CNPJ como microempreendedor individual. “A Central do Empreendedor centraliza todos os serviços públicos para os interessados em abrir MEI. A central fica no prédio da ACIFI, o serviço é gratuito, o cidadão pode fazer agendamento pelo whatsapp. Todos os serviços como alvará, pagamento de boletos de pagamento de INSS, podem ser feitos na central”, explicou Luciano Castilha, Diretor da Unidade em entresvista à TV Câmara. Assista: https://youtu.be/ElQ2J01asno

CÂMARA QUESTIONA ATRASO NA OBRA DA UNIDADE DE SAÚDE DE TRÊS LAGOAS

Câmara questiona atraso na obra da UBS de Três Lagoas - YouTube

Vereador João Morales denunciou o atraso na reforma da unidade básica de saúde

O atraso na reforma da Unidade Básica de Saúde do Três Lagoas foi objeto de cobrança por parte da Câmara. Um requerimento, de autoria do Vereador João Morales (DEM), pediu informações à Secretaria de Obras a respeito do motivo do atraso na entrega da UBS. Durante visita à UBS, o Vereador constatou outros pontos a serem averiguados, como infiltrações e equipamentos mal armazenados. Enquanto a reforma não for concluída, a população da região está sendo atendida no Centro de Convivência Leonel Brizola. O Requerimento foi aprovado e aguarda retorno oficial da Prefeitura.

——————–

ESTUDO SOBRE CRIAÇÃO DE AUXÍLIO MORADIA PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Vereadores que propõem o estudo sobre criação de auxílio moradia para mudança de violência doméstica

Indicação de Kalito foi assinada também pelas vereadoras Carol, Yasmin e Anice, da Bancada Feminina

O vereador Kalito Stoeckl convidou as vereadoras Protetora Carol Dedonatti, Anice Gazzaoui e Yasmin Hachem, integrantes da Bancada Feminina na Câmara Municipal, para que subscrevessem indicação requerendo que o prefeito determine a realização de estudos no sentido da criação de eventual auxílio moradia para as vítimas de violência doméstica. “É uma maneira de essas mulheres recomeçarem a vida, longe do agressor”, justificou o vereador Kalito. No entendimento dos parlamentares, a medida se faz necessária devido à grande dependência econômica de maioria das vítimas de maus tratos pelos companheiros, que muitas vezes, por não terem para onde ir, permanecem no mesmo espaço que o agressor. A garantia de ter um auxílio para buscar um novo endereço também terá o poder de incentivar a delação deste tipo de crime, que hoje é sabidamente subnotificada.

CÂMARA CRIA COMISSÃO E QUER DEBATER LOCAL DO NOVO PORTO SECO

Câmara aprova instalação de Comissão especial para discutir local de construção do Porto Seco

Os vereadores Ney Patrício e João Morales já estiveram em visita à Receita Federal para dialogar sobre o assunto

Em virtude da importante obra logística e que por esse motivo trará mudanças na cidade, seja com relação ao fluxo ou outras questões de mobilidade ou comerciais relacionadas, a Câmara aprovou um requerimento (84/2021), na sessão do último dia 16 de março, com a finalidade de instalar Comissão Especial para realização de estudos de impacto econômico e social a respeito do local de construção do novo Porto Seco em Foz do Iguaçu. Os autores do requerimento são os vereadores João Morales (DEM), Cabo Cassol (Podemos), Kalito Stoeckl (PSD), e o presidente da casa Ney Patrício (PSD). Proposta consiste também em estudar impacto econômico e social da localização da obra

Os vereadores Ney Patrício e João Morales já estiveram em visita à Receita Federal para dialogar sobre o assunto. “Essa comissão é especificamente para estudar e para que possamos levantar junto com o executivo, o impacto tanto econômico, quanto social para que a gente possa ter uma defesa dialogar com a Receita Federal a respeito da localização, explicou o Vereador João Morales (DEM).  O vereador Ney Patrício (PSD) destacou que “a Comissão estudará o impacto desta importante obra. Hoje temos um tráfego em torno de 33 mil caminhões que saem mensalmente do Paraguai e Argentina para fazer o desembaraço aduaneiro, e uma cadeia econômica que desenvolveu em função deste setor”.

——————–

REQUERIMENTO DEFENDE INCLUSÃO DE INTÉRPRETES DE LIBRAS DENTRO DAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS

Requerimento de definição de inclusão de interpretação de Libras dentro das repartições públicas

O requerimento de João Morales foi baseado na lei n°2055/1996 que determina a inclusão de intérpretes de linguagem de sinais em repartições públicas

O requerimento n°80/2021, de autoria do vereador João Morales (DEM), busca informações do Poder Executivo sobre a atuação dos intérpretes de Libras nas repartições públicas. O vereador defendeu, ainda, a importância do interprete dentro das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) para humanizar e melhorar os atendimentos de saúde principalmente no atual cenário de pandemia. “Em um momento tão critico como hoje que é da Covid, que o serviço de saúde não pode falhar, esse é o interesse, que o município cumpra a lei para que a gente possa dar uma assistência para essas pessoas que tanto necessitam” afirmou o vereador. O requerimento foi baseado na lei n°2055/1996 que determina a inclusão de intérpretes de linguagem de sinais em repartições públicas para assegurar a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva.

——————–

VEREADORA PROTETORA CAROL DENUNCIA MALTRATOS AOS ANIMAIS QUE PUXAM CARROÇAS

Vereadora Carol Dedonatti quer centro de tratamento pós covid e prioridade para policiais na vacinação

Carol Dedonatti afirmou que os animais sofrem com a exploração e a falta dos cuidados necessários

A vereadora Protetora Carol Dedonatti protocolou na Câmara Municipal um projeto que propõe a redução gradativa do número de veículos de tração animal no perímetro urbano de Foz do Iguaçu. A iniciativa visa coibir uma prática comum, mas extremamente prejudicial aos animais. São carroças puxadas por animais sedentos, famintos e submetidos a todo tipo de maus-tratos, expostos diuturnamente ao sol, chuva e os perigos do trânsito pesado do centro da cidade. “Para um cavalo ser utilizado em trabalhos assim deve-se observar o peso das cargas transportadas, alimentação, saúde e segurança do animal. Fora disso é tortura”, justificou a vereadora.

A maioria dos carroceiros utiliza os cavalos para a coleta e transporte de recicláveis, porém, já existe no município um programa de coleta que funciona bem e cobre a cidade inteira.  O Programa de Redução Gradativa de Veículos de Tração Animal determina que o Executivo adote ações para a transposição dos condutores deste tipo de transporta para outros mercados de trabalho, sem prejudicar a coleta de recicláveis que é importante fonte de renda para centenas de famílias e iniciativa que colabora com a preservação do meio ambiente.

——————–

LEGISLATIVO IGUAÇUENSE LAMENTA FALECIMENTO DO EMPRESÁRIO ENÉAS MARUSSI

Legislativo Iguaçuense lamenta falecimento do impedimento Enéas Marussi

Engenheiro de formação, Marrussi atuou na construção de diversos edifícios, como hotéis, na cidade e particpou ativamente das entidades organizadas

O Poder Legislativo Iguaçuense lamenta o falecimento do empresário Enéas Marussi, ocorrido na última quarta-feira, 17 de março, aos 71 anos. Ele vinha lutando contra uma doença rara. Enéas era natural de Cornélio Procópio, mas chegou em Foz em 1972, local onde construiu toda sua vida. Engenheiro de formação, ele atuou na construção de diversos edifícios, como hotéis, na cidade. No município, ele também já foi Secretário de Obras, Presidente da AEFI, Diretor do Rotary, do Lions, da Santa Casa e da Codefi. Ele foi também o fundador da construtora Maruba. A Câmara deseja força aos familiares e amigos enlutados.

APROVADO PROJETO QUE TORNA ESSENCIAIS AS ATIVIDADES DE ACADEMIAS EM FOZ

Projeto da vereadora Anice foi aprovado e segue para sanção do prefeito

Foi aprovado na terça-feira (16), o Projeto de Lei nº 138/2020, de autoria da vereadora Anice Nagib Gazzaoui, que declara como essenciais para a população, em situações de calamidade pública, de emergência, epidemia ou pandemia, os serviços prestados por academias de ginásticas e similares. Para Anice, a condição física é essencial para evitar o aparecimento de doenças infectocontagiosas, pois aumenta a imunidade do organismo, fortalecendo o combate aos agentes invasores.

“Nós entendemos que mesmo se tornando uma atividade essencial, as medidas de prevenção e adaptação na forma de trabalho terão que ser tomadas. Não veremos mais aglomerações nesses espaços, porque vivemos uma nova realidade, mas estes profissionais têm consciência disso, por isso buscam esse apoio e adaptação” reforçou Anice. O Projeto foi aprovado e agora segue para análise e sanção do prefeito.

VEJA QUAIS AS ATIVIDADES INCLUÍDAS NO PROJETO

Com o projeto, passarão a ser consideradas essenciais as atividades prestadas por academias de ginástica, musculação, natação, hidroginástica e escolas de iniciação esportiva, assistidas por profissionais de educação física ou personaltrainer. As artes marciais, escolas de dança e demais prestadores de atividades físicas e similares no município, também farão parte da medida proposta.

——————–

VEREADOR ROGÉRIO DEFENDE UNIÃO DE TODOS PARA FOZ SUPERAR AS DIFICULDADES E RETOMAR DESENVOLVIMENTO

Vereador Rogério dialoga sobre mandato e defende trabalho conjunto para que  Foz possa superar dificuldades e retomar desenvolvimento - Clickfoz do  Iguaçu

Rogério Quadros fala sobre ações para a cidade vencer as dificuldades e retomar o desenvolvimento 

O Programa Câmara Entrevista, da TV Câmara de Foz, conversou com o Vereador Rogério Quadros (PTB). O parlamentar comentou sobre ações do mandato atual, como proposição para aumentar transparência na área da saúde; a luta pela liberação do delivery aos comerciantes da cidade enquanto o município estivesse passando por períodos de lockdown e também ressaltou a necessidade de trabalho conjunto para a cidade enfrentar este momento difícil. Também destacou a união de todos para que a cidade tenha recuperação econômica. Veja a entrevista aqui: https://youtu.be/K60_FXWELkU

EM FOZ, VEREADORES INDICAM CRIAÇÃO DE UM FUNDO MUNICIPAL PARA COMPRA DE VACINAS

Vereadores indicam a criação de um Fundo Municipal para compra de vacinas

Junto com Alex Meyer, presidente Ney Patricio indicou também a inclusão de representantes da Câmara no Comitê de Crise para Enfrentamento da Covid

O presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Ney Patrício (PSD), entrou com indicação ao Prefeito Chico Brasileiro propondo a criação de um Fundo Municipal, específico para captação de recursos para a compra de vacinas contra a Covid-19. A proposição recebeu apoio de todos os vereadores. O fundo denominado “Imuniza Foz” seria abastecido com recursos públicos e doações do setor privado para aquisição dos imunizantes. Na opinião de Ney Patrício, a iniciativa possibilitará que “o município receba investimentos de outros setores e também doações de vacinas, garantindo que mais pessoas sejam imunizadas em nossa cidade”, afirmou o vereador.

A preocupação com a pandemia é constante. O Vereador Ney Patrício (PSD), juntamente com o vereador Alex Meyer (PP), apresentou outra indicação pedindo ao prefeito a inclusão de representantes do Legislativo para acompanhamento das ações do Comitê de Crise para Enfrentamento da Covid-19. Foram indicados os vereadores: Maninho (PSC), presidente da Comissão de Saúde, e Alex Meyer (PP) para composição do Comitê.

——————–

VEREADOR MANINHO SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE TESTES DE COVID-19 EM FARMÁCIAS

Vereador Valdir de Souza "Maninho"

Maninho solicitou informações sobre os protocolos utilizados pelas farmácias em casos positivos de Covid-19

O vereador Valdir de Souza (Maninho), juntamente com os vereadores Ney Patrício e Alex Meyer, apresentaram um requerimento durante a sessão ordinária desta terça-feira (16) solicitando do Poder Executivo, informações sobre os testes de Covid-19 feitos por farmácias no município. Submetido à votação, o requerimento foi aprovado por unanimidade entre os vereadores.  A intenção do parlamentar é saber se essas farmácias notificam o órgão de saúde responsável pela contabilização desses números na cidade. Segundo Maninho, uma situação chamou sua atenção nesta semana. Ele conta que sua filha e genro foram até uma farmácia para fazer o teste no neto, uma criança. Chegando lá, havia duas mulheres, que aguardavam resultados. Pouco tempo depois, elas receberam a confirmação positivo para Covid. “O que me espanta é que elas pegaram o resultado e saíram andando da farmácia e foram até uma sorveteria. Então, qual critério é usado por uma farmácia quando ela faz o teste e aponta positivo?” questionou o vereador Maninho.

PREGÕES ELETRÔNICOS NA FUNDAÇÃO CULTURAL ESTÃO SENDO QUESTIONADOS

O vereador Valdir de Souza (Maninho) requereu do Diretor Presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, nesta terça-feira (16) informações sobre os pregões eletrônicos nº 07/2020, 10/2020 e 15/202020. Segundo o parlamentar, o pedido atende pedidos da população para obtenção das informações detalhadas, mantendo a transparência, isonomia, legalidade e impessoalidade nos processos supracitados.

——————–

ANICE REQUER DELEGACIAS ESPECIALIZADAS NO COMBATE AOS CRIMES CONTRA A SAÚDE PÚBLICA

Anice disse que são muitas as ocorrências noticiadas todos os dias, principalmente com a realização de eventos clandestinos

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui apresentou um requerimento nesta terça-feira (16) solicitando informações do Governador do Estado, a respeito do número de Delegacias Especializadas em crimes contra a Saúde Pública no Estado. O pedido da vereadora busca atender aos inúmeros casos de crimes contra a saúde pública na cidade de Foz do Iguaçu, decorrentes da fiscalização mais intensa, no combate ao coronavírus. Segundo Anice, são muitas as ocorrências noticiadas todos os dias, principalmente com a realização de eventos clandestinos e estabelecimentos abertos de forma irregular. Por essa razão, as delegacias acabam ficando sobrecarregadas de ocorrências, o que acaba prejudicando o bom atendimento à população. A ideia é que seja implantada delegacia especializada nesta área.

——————–

NEY PATRÍCIO PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR TRATAMENTO DA COVID-19

Ney Patrício explicou que vai convidar autoridades para trazer esclarecimentos sobre o assunto 

O Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Ney Patrício, apresentou um requerimento solicitando a realização de audiência pública para debater a eficácia do tratamento preventivo/precoce da Covid-19. O pedido do vereador contou também com a assinatura dos vereadores Alex Meyer, Anice Gazzaoui, Cabo Cassol, Galhardo, Jairo Cardoso, João Morales, Kalito Stoeckl e Protetora Carol Dedonatti.

“A proposta é levar mais esclarecimento, do sim e do não, um debate sobre o tratamento e prevenção. Cada pessoa entende de um jeito, seja sobre medicamentos, tratamentos. A rede pública pensa de um jeito, a privada de outro, então é essa discussão que nós estamos propondo. Convidar a população e todas as autoridades para somar com seu conhecimento a este debate” reforçou Ney Patrício.

PLENÁRIO DA CÂMARA VOTA HOJE PELA ABERTURA OU NÃO DE PROCESSO PARA CASSAÇÃO DO DR FREITAS

Câmara de Foz aprova política pública na área de cultura, arte e patrimônio

Pelo Decreto-Lei Federal 201/67, o presidente Ney Patrício deve submeter a decisão ao plenário

No início da sessão desta terça-feira, 16 de março, na Câmara de Foz do Iguaçu, os vereadores vão ouvir a leitura da denúncia com pedido de abertura de processo para cassação do mandato do vereador Jacy Freitas, do PSD. Cinco pessoas assinaram a denúncia relacionando quatro fatos atribuídos ao vereador que caracterizaria quebra de decoro. Após a leitura do pedido, será lido o parecer do setor jurídico da casa que indica arquivamento, mas a decisão final é do plenário.

Os denunciantes também entraram nesta segunda-feira com um requerimento urgente pedindo para que seja lida na sessão de hoje, 16, a manifestação deles em que apontam a necessidade observância do Decreto-Lei Federal 201/67 que define o rito do processo. Pelo Decreto-Lei não caberia à presidência sequer solicitar parecer jurídico pela admissibilidade ou não do pedido e sim deixar a decisão direta e soberana para o plenário. Contra Dr Freitas pesam acusações de condutas desrespeitosas contra cidadãos e colegas vereadores, compra de votos com depoimentos de pessoas envolvidas e até queixas em delegacia por violência doméstica. A votação é aberta e para abertura do processo são necessários oito votos.

 ——————–

KALITO E EDIVALDO VÃO REPRESENTAR A CÂMARA NO CONSELHO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE

Vereadores Kalito e Edivaldo vão representar uma Câmara no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte

Kalito e Edivaldo vão debater e tomar decisões junto com os demais membros do conselho

Os vereadores Kalito Stoeckl (PSD) e Edivaldo Alcântara (PTB) foram designados, pelo Presidente do Legislativo, vereador Ney Patrício (PSD), a representar o Poder Legislativo junto ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Foz do Iguaçu. Os nomes foram escolhidos a partir da experiência de cada vereador. Kalito, foi um dos responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e conhece bem do assunto. O vereador Edivaldo traz na sua bagagem o conhecimento de sua própria experiência no transporte público municipal, bem como as demandas da categoria. Ambos os parlamentares ressaltaram que “a Câmara está preocupada em ocupar esses espaços que são de direito. E lá é o local de discussão e de onde saem diversas proposições”.

——————–

BANCADA FEMININA PROPÕE SEMANA CONTRA ASSÉDIO SEXUAL NO SERVIÇO PÚBLICO

Bancada Feminina oferece semana contra assédio sexual no serviço público

Vereadoras Yasmin Hachem, Anice Gazzaoui e Protetora Carol Dedonatti com o presidente Ney Patrício 

A Bancada Feminina da Câmara de Vereadores, composta pelas vereadoras Protetora Carol Dedonatti (PP), Anice Gazzaoui (PL) e Yasmin Hachem (MDB), apresentou nesta semana o primeiro projeto de autoria coletiva. Trata-se de um projeto que inclui no calendário de eventos do município a Semana de Conscientização Contra o Abuso e Assédio Sexual nas Repartições Públicas. O texto foi protocolado na casa para início de tramitação e apresentado ao presidente da casa, vereador Ney Patrício. Pelo projeto, o evento acontecerá anualmente na terceira semana do mês de maio e contará com uma programação de ações de conscientização e prevenção pata que atos desta natureza não sigam vitimizando servidoras públicas. “O assédio é abominável em todas as esferas, mas no serviço público é ainda pior, pois o agressor se aproveita da estabilidade do serviço público que sempre torna a punição mais difícil, avalia a vereadora Carol, atual líder da bancada.

CÂMARA LIBERA MUNICÍPIO DE FOZ PARA COMPRA DE VACINAS

Câmara aprova projeto que permite município a aderir Consórcio para compra vacinas

Aprovação do projeto foi unânime na sessão virtual da Câmara de Vereadores

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão extraordinária desta sexta-feira (12/03) o projeto de lei 20/2021 que viabiliza Foz do Iguaçu a integrar o consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra a Covid-19. A matéria recebeu aprovação já em dois turnos e segue para sanção do Executivo.

O vereador Rogério Quadros (PTB), que foi relator da matéria pelas comissões reunidas, explanou: “O programa nacional de imunização diz que é competência do governo federal aquisição de vacina. Com a pandemia, discutiu-se muito o que cabe a estados e municípios. O tema das vacinas foi judicializado para definir o que cada ente poderia ou não fazer. Caso o governo federal não cumpra as metas, compete, com decisão do STF, que o município também possa fazer aquisição”.

——————–

NEY PATRICIO DESTACA IMPORTÂNCIA DO CONSORCIO PARA AQUISIÇÃO DOS IMUNIZANTES

Câmara de Foz aprova política pública na área de cultura, arte e patrimônio

Ney Patrício:  “O projeto autoriza o Prefeito a confirmar o protocolo de intenções ao Consórcio para compra de vacina”

O Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Ney Patrício (PSD) destacou a importância da aprovação de autorização para o Município comprar vacinas contra a Covid, caso o governo federal não consiga abastecer a cidade.

“O projeto autoriza o Prefeito a confirmar o protocolo de intenções ao Consórcio para compra de vacina. Com esse projeto, o prefeito pode transformar o protocolo de intenções em assinatura de adesão, após isso vai se fazer estudo da compra de vacinas, caso o Ministério da Saúde, do governo federal, não contemple o plano nacional naquelas escalas de imunização”, explicou Ney Patrício. Atualmente, já existem 1.703 municípios de todo o País que manifestaram interesse em integrar o grupo.

——————–

VEREADOR ADNAN COBRA INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE E INDICA AUMENTO DA FROTA EM 30%

Vereador de Foz indica à prefeitura compra direta de vacinas contra Covid-19

A sugestão de Adnan vereador é que a prefeitura determine o aumento da frota de ônibus do transporte 

O acúmulo de pessoas no transporte público durante o período de pandemia é ainda mais perigoso para o usuário e tem sido motivo de diversas reclamações dos trabalhadores que precisam utilizar o serviço. Em vista disso, o vereador Adnan El Sayed (PSD) fez um requerimento, cobrando ao Foztrans, informações sobre quantidade de passageiros nas principais linhas do transporte público. A sugestão do vereador é que a prefeitura determine o aumento da frota de ônibus em 30%.

——————–

ROGÉRIO QUADROS APRESENTA EMENDA AO PROJETO QUE TORNA ACADEMIAS DE GINÁSTICA COMO ATIVIDADE ESSENCIAL

Emendas impositivas do Vereador Rogério Quadros priorizam área da educação

A colaboração de Rogério amplia para outros espaços onde ocorre a prática de educação física

O vereador Rogério Quadros apresentou na quinta-feira (11) uma Emenda Modificativa ao Projeto de Lei nº 138/2020, de autoria da vereadora Anice Nagib Gazzaouii, que declara como essenciais para a população de Foz do Iguaçu, em situações de calamidade pública, de emergência, de epidemia ou pandemia, os serviços prestados por academias de ginásticas e similares.

A colaboração de Rogério amplia para outros espaços onde ocorre a prática de educação física, incluindo natação e hidroginástica. Portanto, altera-se o artigo 1º, onde passam a ser consideradas essenciais as atividades prestadas pelas academias de ginásticas, musculação, natação, hidroginástica e escolas de iniciação esportiva, assistidas por profissionais de educação física ou personal trainer, artes marciais, escolas de dança e demais prestadores de atividades físicas e similares no município de Foz do Iguaçu.

——————–

ANICE PROPÕE A CRIAÇÃO DE TRÊS COMISSÕES ESPECIAIS SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO, VOLTA ÀS AULAS E COMBATE À COVID-19

Iniciativa da vereadora Anice contou com o apoio e assinatura de outros cinco vereadores

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui solicitou nesta quinta-feira (11), durante sessão ordinária, a leitura extra pauta de três requerimentos de sua autoria, com a participação dos vereadores Alex Meyer, Edivaldo Alcântara, Jairo Cardoso, João Morales, Kalito Stoeckl e Protetora Carol Dedonatti.

As proposições, com cinco assinaturas cada uma são criadas automaticamente, devendo a Presidência definir os nomes para composição. Os temas são transporte público, volta às aulas e combate à covid-19. Essas comissões terão a responsabilidade de realizar os levantamentos, reunir os setores envolvidos e encaminhar as soluções.

CÂMARA VOTA NESTA SEXTA AUTORIZAÇÃO PARA A PREFEITURA COMPRAR VACINA

vereador-rogério-quadros-cmfi-plenário01.jpg

Vereador Rogério Quadros foi o relator do projeto nas comissões reunidas que emitiram parecer em regime de urgência

Em tempo recorde, o projeto de lei 20/2021 que autoriza Foz do Iguaçu a integrar o consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra a Covid-19 recebeu parecer favorável das comissões reunidas da Câmara. Com isso, o texto será votado na sessão extraordinária desta sexta-feira (12/03), às 11h30min. O projeto tramita em regime de urgência. O  parecer da comissão, sob relatoria do vereador Rogério Quadros, foi favorável observando que a imunização em larga escala da população representaria na atual conjuntura um fator preponderante à manutenção da vida e também propicia retomada da economia, com geração de emprego e renda.

——————–

COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA SE REÚNE COM GESTOR DO HOSPITAL MUNICIPAL E COORDENADOR DA UPA

Comissão de saúde se reúne com gestor do Hospital Municipal e Coordenador da UPA

Reuniões da comissão da Câmara com o setor de saúde vão acontecer semanalmente

Diante de inúmeras demandas da população, os vereadores decidiram realizar reunião semanal com o setor de saúde da prefeitura. Na quarta-feira, a Comissão de Saúde da Câmara realizou uma reunião com o Diretor do Hospital Municipal, Sergio Fabriz e o coordenador da UPA, Adriano Pavan. O objetivo foi esclarecer algumas dúvidas, uma vez que os vereadores vêm sendo cobrados pela população.

O Presidente da comissão, Valdir de Souza “Maninho” dialogou com os demais vereadores sobre o assunto. Dentre os questionamentos está a necessidade de fluxo maior de informações repassadas aos familiares de pacientes internados; a sobrecarga e exaustão dos trabalhadores da saúde; a questão dos medicamentos, insumos e ocupação dos leitos.

——————–

PROTETORA CAROL QUER CENTRO DE TRATAMENTO PÓS-COVID E QUER PRIORIDADE PARA POLICIAIS NA VACINAÇÃO

Vereadora Protetora Carol apóia a criação da União das Forças de Segurança

Vereadora Carol disse que o objetivo é cuidar das sequelas provocadas pela doença,

A vereadora Protetora Carol Dedonatti apresentou na sessão de quinta-feira, 11, um pedido ao Executivo para que determine à Secretaria de Saúde a implantação de um Centro de Tratamento Pós-Covid-19. O objetivo é cuidar das sequelas provocadas pela doença, que na maioria dos casos são cardiológicas, pulmonares e renais, comprometendo seriamente a saúde da pessoa. “Temos visto todos os dias pessoas vencendo a Covid, mas que saem dos hospitais em cadeiras de rodas, com dificuldade até para as atividades mais básicas. E os problemas não param por ai”, explicou, lembrando que nos casos de intubação, o paciente fica muito debilitado física e mentalmente.

A vereadora Carol Dedonatti também apresentou indicação ao prefeito para que priorize a imunização desta categoria tão indispensável e que presta serviços à comunidade inteira. “Eles estão na linha de frente e precisam deste respaldo”, justificou a vereadora. A escassez de material humano na cidade também explica o pedido da vereadora que entende que o afastamento para tratamento – muitas vezes longo – ou, até a morte dos trabalhadores vai comprometer ainda mais a segurança pública.

UBS DO MORUMBI RECEBE VEÍCULO COM RECURSO DE EMENDA IMPOSITIVA DA VEREADORA ANICE

UBS do Morumbi recebe veículo com recurso de emenda impositiva da Vereadora Anice Gazzaoui

Anice: “É uma necessidade da comunidade, que vai ajudar muito nos atendimentos”

A Unidade Básica de Saúde do Morumbi II recebeu um veículo com recurso oriundo de emenda impositiva da Vereadora Anice Gazzaoui (PL), no valor de 50 mil reais. O carro foi entregue nesta semana. “Isso representa um sonho para a UBS, dos servidores, uma necessidade da comunidade, que vai ajudar muito nos atendimentos. Fico muito feliz, satisfeita de poder ajudar por meio do nosso mandato com uma emenda impositiva para aquisição do carro”, declarou a Vereadora Anice.

A entrega contou com a presença da Secretária Municipal da Saúde, Rosa Jeronymo, que pontuou. “O carro vem em uma boa hora para ajudar os profissionais de saúde para se locomoverem de forma tranquila e também por ser um veículo novo. A gente agradece muito o empenho e olhar da Vereadora atendendo pedindo da comunidade através da emenda impositiva”.

——————–

VEREADORA PROTETORA CAROL DEDONATTI PROPÕE A CRIAÇÃO DE BANCO DE RAÇÃO

Vereadora Protetora Carol Dedonatti propõe a criação de banco de ração

Carol sugere que o dinheiro venha  da taxa de publicidade nos abrigos de ônibus que a prefeitura deve colocar em licitação

Em tempos de pandemia, em que muitas famílias não têm sequer o que comer, a situação dos animais de rua e aqueles cujos tutores são famílias de baixa renda, fica ainda pior. As doações cessam, a capacidade financeira míngua e a fome destes animais é uma constante! O município tem verba própria para aquisição de ração, mas as quantidades são sempre insuficientes frente à crescente demanda. Para minimizar essa situação, ainda mais crítica neste momento, e até solucionar a questão de forma definitiva a vereadora Protetora Carol apresentou na sessão de ontem (09/03) da Câmara projeto que determina a implantação de um Banco de Ração. A iniciativa praticamente não acarretará custos à prefeitura e terá a capacidade de suprir a alimentação de milhares de animais, todos os dias. O dinheiro suplementar viria da taxa de publicidade nos abrigos de ônibus que a prefeitura deve colocar em licitação.

——————–

ROGÉRIO QUADROS APRESENTA INDICAÇÃO AO PREFEITO PARA DISPONIBILIZAR CAÇAMBAS COMUNITÁRIAS NO JARDIM SÃO PAULO

Emendas impositivas do Vereador Rogério Quadros priorizam área da educação

A iniciativa do vereador Rogério atende a reivindicação dos moradores daquela região

O vereador Rogério Quadros, vice-presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, apresentou indicação ao prefeito pedindo a disponibilização de caçambas comunitárias na esquina da rua Joaquim Guimarães com a Humberto José dos Santos, no Jardim São Paulo, Bairro Panorama. A iniciativa do vereador atende a reivindicação das famílias residentes naquela região. O programa Caçambas Comunitárias é de grande utilidade nos bairros, e tem aprovação dos moradores por onde passa. A possibilidade de poder descarregar material inservível e entulhos em um local apropriado tem sido uma necessidade de muitos moradores que não dispõem de recursos para pagar o serviço de caçamba particular.

——————–

VEREADOR PEDE MANUTENÇÃO DE KIT ALIMENTAÇÃO NAS ESCOLAS E CMEIS DURANTE A PANDEMIA

Vereador pede manutenção de Kit alimentação nas escolas municipais e cmeis durante o período de pandemia e suspensão das aulas

João Morales: “As crianças estão vulneráveis e nos preocupamos com a continuidade da ação”

Um requerimento de autoria do Vereador João Morales (DEM), aprovado na sessão da última terça-feira, 09 de março, solicita informações do município a respeito da distribuição de Kits alimentação nas escolas municipais e CMEIs durante o período da pandemia e suspensão das aulas. “Percebemos que a situação do município não está fácil, vemos o desemprego aumentando, as crianças estão vulneráveis e nos preocupamos com a continuidade da ação. O município fez um trabalho dos kits ano passado e estamos querendo saber se isso será mantido, pois a comunidade precisa desse kit”, disse o Vereador João Morales. O requerimento foi aprovado e encaminhado para o Executivo.’

——————–

VEREADOR ALEX MEYER QUER DISCUTIR REGULAMENTAÇÃO DO PROGRAMA CAÇAMBA SOCIAL

Vereador Alex Meyer quer discutir criação do Programa Caçamba Social

Alex quer um estudo amplo sobre recolhimento e  descarte de entulhos

O Vereador Alex Meyer (PP) está propondo uma audiência pública para discutir criação do Programa Caçamba Social. O objetivo é encontrar uma forma de recolher o lixo que não é levado pela empresa que faz coleta na cidade, como entulhos, móveis, eletrodomésticos e restos de construção. “O objetivo da audiência é reunir autoridades e lideranças para que possamos fazer um estudo do descarte de lixo irregular. Principalmente na parte de entulhos está gerando alagamentos e também tem a questão da dengue com o lixo sendo jogado de qualquer forma”, explicou o Vereador Alex Meyer. O requerimento do Vereador foi aprovado pelo plenário e a audiência será agendada.

CÂMARA, ENFIM, RECEBE O PROJETO DE AUTORIZAÇÃO PARA FOZ ADQUIRIR VACINAS

Câmara de Foz inicia a análise de projeto que viabiliza município e integrar consórcio para compra de vacina

Presidência da Câmara e líderes das comissões envolvidas anunciaram urgência na tramitação

O Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Ney Patrício, e os parlamentares designados para acompanhar e fiscalizar processo de aquisição de vacinas,  Valdir de Souza “Maninho” (PSC), presidente da Comissão Permanente de Saúde no Legislativo, e o vereador Adnan El Sayed (PSD) receberam Do Prefeito Chico Brasileiro com a finalidade de adquirir vacinas no combate à pandemia do novo coronavírus. Com objetivo de dar celeridade à votação, a matéria foi lida no mesmo dia na sessão extraordinária desta terça-feira, 09 de março, e encaminhada para análise das comissões reunidas.

O presidente das comissões reunidas, vereador Rogerio Quadros, adiantou que a análise técnica será em regime de urgência. Tudo indica que o projeto será votado ainda nesta semana. O texto autoriza Foz do Iguaçu a integrar o consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra a Covid-19. O STF referendou a decisão que os municípios têm competência constitucional para aquisição e fornecimento de vacinas nos casos de descumprimento do Plano Nacional de Imunização pelo Governo Federal e insuficiência de doses para toda população brasileira.

——————–

BANCADA FEMININA REQUER ACOMPANHAMENTO DOS FAMILIARES DE VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Reunião Bancada Feminina (02/11/2021)

Yasmin, Anice e Protetora Carol defendem que o Poder Público deve se encarregar de prestar o devido auxilio também aos familiares das vítimas

esta terça-feira (09) durante Sessão Ordinária, as vereadoras Anice Gazzaoui, Yasmin Hachem e Protetora Carol, da bancada feminina da Câmara de Foz do Iguaçu, apresentaram um requerimento solicitando do Poder Executivo informações sobre o acompanhamento dos familiares das vítimas de violência doméstica. O questionamento das parlamentares é em relação ao acompanhamento em geral, como ele é feito e quais são os números desse serviço.

As vereadoras justificam afirmando que o ato de violência doméstica causa traumas e transtornos não só à vítima, mas também aos familiares, que sofrem com marcas físicas e psicológicas. Neste caso, é necessário o acompanhamento por especialistas e o Poder Público deve se encarregar de prestar o devido auxilio a essas pessoas.

——————–

ADNAN E YASMIN PEDEM FORTALECIMENTO DA PATRULHA MARIA DA PENHA

8 de março: Adnan e Yasmin defendem o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha

Adnan e Yasmin afirmam que a criação da Divisão vai permitir mais autonomia e rapidez na gestão do serviço

O vereador Adnan El Sayed (PSD) e a vereadora Yasmin Hachem (MDB) apresentaram na segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, uma indicação à Prefeitura Municipal visando a criação de uma Divisão Especial na Guarda Municipal para a Patrulha Maria da Penha em Foz do Iguaçu. A proposta busca fortalecer a Patrulha Maria da Penha, que já existe no município, em seu trabalho de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo a justificativa apresentada por Adnan e Yasmin, a criação da Divisão vai permitir mais autonomia e rapidez nos processos decisórios de gestão do serviço, além de melhorar as condições de trabalho e estrutura na fiscalização das medidas protetivas deferidas às mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar.

EM FOZ, VEREADORES CONTESTAM DECRETO/LOCKDOWN DE CHICO BRASILEIRO

Reunião Vereadores e Secretaria Municipal de Esportes (24/02/21)

Yasmin (primeiro plano da foto) e Adnan (ao fundo da foto) assinaram indicação com Rogério para que prefeito altere decreto municipal

Adnan El Sayed, do mesmo partido do prefeito Chico Brasileiro, o PSD, Yasmin Hachem, do MDB e Rogério Quadros, do PTB, todos integrantes da bancada governista, assinaram indicação contrariando a posição do governo e defendendo a ampliação do horário de funcionamento do serviço delivery no período noturno. A indicação sugere que o prefeito estenda o tempo de permissão para os serviços de delivery até à meia-noite. O atual decreto permite apenas até 22h.

Em nota publicada pelo gabinete de Adnan, ele informa que o pedido é uma demanda dos consumidores e entregadores. Busca “permitir mais tempo para que os serviços de entrega possam funcionar”. A justificativa fala em “atenuar os efeitos negativos da crise na economia”. Ainda, por se tratar do mesmo Decreto, a indicação apresentada prevê também a criação de horário exclusivo para idosos realizarem compras nos supermercados da cidade, das 07h às 09h, como é feito em outras cidades paranaenses, incluindo a capital, reduzindo, assim, as chances de contaminação pelo vírus da Covid-19

——————–

ASSÉDIO NO SERVIÇO PÚBLICO É TEMA DE DEBATE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Bancada Feminina defende respeito e igualdade de direitos neste Dia Internacional da Mulher
Vereadoras Anice, Protetora Carol e Yasmin integram a Bancada Feminina da Câmara de Foz

A bancada feminina da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, realizou nesta segunda-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, um debate virtual sobre o assédio no serviço público. O quadro de servidores da prefeitura conta com mais de 70% de mulheres. Já na Câmara Municipal esse percentual é de 50%. “O assédio no serviço público e um tema que tem de ser debatido e, principalmente, combatido”, frisou a vereadora Carol Dedonatti, atual presidente da Bancada Feminina, da qual faz parte também as vereadoras Anice Gazzaoui  e Yasmin Hachem.

——————–

FALTA DE VAGAS EM COLÉGIOS ESTADUAIS CAUSA RECLAMAÇÕES E CÂMARA COBRA PROVIDÊNCIAS

Vereadores pedem explicação ao Governo do Estado sobre indisponibilidade de vagas no Ensino Médio noturno

Muitas pessoas precisam se deslocar para muito distantes de casa para estudar

A Câmara Municipal aprovou um requerimento (62/2021), de autoria dos vereadores Alex Meyer (PP) e Protetora Carol Dedonatti (PP) solicitando ao Governo do Paraná informações sobre indisponibilidade de vagas para estudantes do ensino médio no ensino noturno das escolas da rede estadual de ensino no município.

“Fomos procurados por pais, alunos e professores para levantar informações sobre como estão as vagas no ensino médio noturno. Sabemos das dificuldades que as pessoas estão tendo para encontrar vagas. E, muitas pessoas precisam se deslocar para locais muito distantes de casa para estudar. Então estamos fazendo o requerimento para esclarecermos algumas coisas, termos resposta oficial”, explicou o Vereador Alex Meyer (PP).

——————–

EMENDAS IMPOSITIVAS DO VEREADOR ROGÉRIO QUADROS PRIORIZAM ÁREA DA EDUCAÇÃO

Emendas impositivas do Vereador Rogério Quadros priorizam área da educação
Rogério garantiu no orçamento verbas para reformas nas escolas Érico Veríssimo, Carlos Gomes e Oswaldo Cruz

As emendas impositivas de 2020 para execução em 2021, do Vereador Rogério Quadros (PTB), priorizaram o setor educacional. Três escolas (Escola Municipal Oswaldo Cruz, Carlos Gomes e Érico Veríssimo) serão contempladas com recursos para ampliação, reforma ou construção. Cada uma das unidades educacionais deve receber o valor de 100 mil reais.

“Essas emendas são uma ajuda enorme para que as escolas possam fazer a tão esperada manutenção e reforma”, destacou o Vereador Rogério Quadros (PTB). “Essa reforma vai trazer qualidade para as crianças se locomoverem, participarem de atividades como na educação física”, afirmou Rosicler dos Santos, Diretora da Escola Oswaldo Cruz. A Diretora da Escola Carlos Gomes, Maria Aparecida Gomes da Silva, destacou que “o recurso vai suprir as necessidades da escola”.  E a Diretora da Érico Veríssimo, professora Elisângela de Andrade,  disse que ” todo espaço físico da escola tem algum ponto que precisa ser feita essa manutenção”.

CÂMARA OUVE REPRESENTANTES DA MANIFESTAÇÃO CONTRA LOCKDOWN

Câmara municipal de Foz do Iguaçu ouve representantes da manifestação

Vereadores annciaram apoio à reabertura gradual e responsável do comércio

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu recebeu, nesta sexta-feira, 05 de março, um grupo de representantes da manifestação. O Legislativo, por meio dos 15 vereadores, reitera apoio a reabertura gradual e responsável do comércio, em virtude do momento de dificuldade econômica que a população vem enfrentando. As demandas levantadas durante a reunião serão levadas, por meio de uma comissão, ao prefeito de Foz do Iguaçu.

——————–

APÓS VISTORIA MANINHO ELOGIA DEDICAÇÃO DA EQUIPE DA LINHA DE FRENTE NA UPA MORUMBI

Presidente da Comissão de Saúde fiscaliza UPA Morumbi e elogia dedicação da equipe

Maninho, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, verificou as condições da UPA do Mormbi

Na última quinta-feira, 4, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Valdir de Souza Maninho, esteve na UPA Morumbi verificando a situação depois que o espaço passou a ser utilizado para triagem da Covid-19. Após analisar os setores e conversar com usuários e servidores públicos, Maninho elogiou a dedicação da equipe da UPA que está se desdobrando para prestar o melhor atendimento possível.

“O momento é difícil devido à pandemia, mas sou testemunha do esforço e da dedicação de toda a equipe que ali está atuando na linha de frente. Estão todos de parabéns pelo esforço e comprometimento, uma demonstração de amor ao serviço público e ao próximo”, declarou Maninho que foi recebido pelo coordenador da UPA, Adriano Pavan.

——————–

APROVADO PROJETO SOBRE DE INCENTIVO NA ÁREA DE CULTURA, ARTE E PATRIMÔNIO

Câmara de Foz aprova política pública na área de cultura, arte e patrimônio

Projeto garante bolsa de estudo e pesquisa a pessoas físicas nas áreas de arte, cultura e patrimônio cultural

Os vereadores realizaram da última quinta-feira, 04 de março, uma sessão extraordinária. Na oportunidade, discutiram e aprovaram o substitutivo ao projeto de 123/2020, de autoria do Poder Executivo, que cria o instrumento de bolsa de estudo e pesquisa a pessoas físicas nas áreas de arte, cultura e patrimônio cultural. É uma política pública de fomento e para o avanço da cultura em Foz do Iguaçu.

A proposta, que é fruto de um trabalho da Fundação Cultural desde 2020, consiste em avançar no desenvolvimento de políticas públicas na área artística e de patrimônio cultural, tornando-se uma política permanente para o setor no município.

——————–

ANICE REQUER DO ESTADO INFORMAÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO PERÍODO DA PANDEMIA EM FOZ

Vereadora Anice dados, ao Governo do Estado, sobre violência contra a mulher no período da pandemia em Foz

A ideia do requerimento é obter o relatório e fazer uma análise dos dados para tomada de providências

Diante de dados alarmantes e aumento de casos, acompanhado nas notícias veiculadas pela imprensa, tanto em âmbito local, quanto nacional, a violência contra a mulher voltou a ser pauta na Câmara de Foz. Na sessão da última quinta-feira, 04 de março, o assunto foi levantado devido a um requerimento (61/2021), de autoria da Vereadora Anice Gazzaoui (PL), que solicita ao Governo do Estado do Paraná informações referentes ao número de casos de violência contra a mulher atendidos pela Delegacia Especializada da Mulher em Foz do Iguaçu durante o período da pandemia.

No texto da proposição, a Vereadora alega que no período de isolamento social foram veiculadas várias notícias a respeito do aumento dos casos de violência contra a mulher, incluindo feminicídios. E, segundo o requerimento, muitos dos casos não são notificados. A ideia do requerimento é obter o relatório e fazer uma análise dos dados para tomada de providências.

PRIORIDADE AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID

vereadora-anice-gazzaoui-cmfi-tribuna01.jpg

Anice cobrou que Município cumpra com os professores e demais profissionais, esse direito reconhecido pelo governo federal e pelo Estado do Paraná

A vereadora Anice Gazzaoui destacou nesta quinta-feira, 4 de março, como uma conquista a notícia de que o governo federal informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter incluído trabalhadores da área de educação na lista dos serviços essenciais e que vão fazer parte do grupo prioritário de vacinação contra Covid-19 no país. Anice requer que o Município cumpra essa prioridade incluída no Plano Nacional de Vacinação.

Bem antes, ainda no dia 28 de janeiro de 2021, a vereadora Anice apresentou na Câmara de Foz do Iguaçu, a indicação nº120/2021, oficializando o pedido ao Poder Executivo. A vereadora observou que a Assembleia Legislativa aprovou essa prioridade aos profissionais da rede estadual de ensino e o Governador Ratinho Junior já sancionou a Lei nº 20.506 de 23 de fevereiro de 2021. “Essa prioridade está reconhecida em âmbito da rede estadual, sendo portanto, justo e de direito que se estenda aos profissionais da rede municipal de ensino”, declarou a vereadora.

——————–

DIRETOR DO HOSPITAL PEDE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL PARA CIDADE VENCER MOMENTO MUITO CRÍTICO

Diretor do Hospital Municipal apresenta informações, aos Vereadores, sobre o atendimento covid

Em reunião virtual, Sergio Fabriz disse que “não há estrutura hospitalar que dê conta se a população não fizer sua parte”.

Os vereadores se reuniram, de maneira virtual, na manhã desta quinta-feira, 04 de março, com o Diretor do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Sérgio Fabriz, para informações e esclarecer dados sobre atendimento e ocupação hospitalar no que se refere à covid-19 em Foz do Iguaçu. A situação é muito crítica com 73 leitos de UTI ocupados e em um único dia foram 15 entubações.

A reunião foi convocada pelo Presidente da Casa, Ney Patrício, com “objetivo de que os vereadores tivessem conhecimento da situação concreta do município. Para Sérgio Fabriz, “o problema está na responsabilidade individual de cada pessoa. Vamos para as casas esgotados, passamos pelas ruas e é como se a vida estivesse normal. Não há estrutura hospitalar que dê conta se a população não fizer sua parte”.

——————–

VEREADORES FORMAM BLOCO INTER-RELIGIOSO NA CÂMARA DE FOZ DO IGUAÇU

Vereadores formam bloco inter-religioso na Câmara de Foz do Iguaçu

Criação do bloco é para fortalecer o debate democrático principalmente em relação à intolerância religiosa.

Três vereadores, sendo um do PL, um do DEM e outro do Progressista, anunciaram nesta quarta-feira, 3 de março, a criação do bloco inter-religioso na Câmara de Foz do Iguaçu. Um ofício comunicando a formação foi protocolado no dia anterior para a presidência da casa e será lido na sessão desta quinta-feira, 4 de março O grupo é composto por Anice Gazzaoui (PL) que exercerá a liderança; Alex Meyer (PP) e Jairo Cardoso (DEM).

De acordo com Anice, a criação do bloco é para fortalecer o debate democrático principalmente em relação à intolerância religiosa. “Essa iniciativa abre o espaço para que a gente discuta profundamente os assuntos de forma harmônica, diplomática e democrática. Temos vereadores de várias religiões e precisamos ter essa dinâmica debatendo abertamente sobre todos os assuntos”, afirmou a vereadora.

PREFEITURA, CÂMARA E ACIFI DEBATEM ALTERNATIVA PARA REABERTURA DO COMÉRCIO EM FOZ

Prefeitura, Câmara e Acifi debatem alternativa para reabertura do comércio

Reunião será retomada nesta quinta-feira com expectativa de novos encaminhamentos

O presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício, participou nesta quarta-feira, 03 de março, de uma reunião, com o prefeito Chico Brasileiro, sobre a retomada do funcionamento das atividades comerciais e de serviços. Também estiveram presentes representantes do Hospital Municipal, da Associação Comercial de Foz do Iguaçu (Acifi), Comtur, Sindhotéis e secretários municipais.

“A Câmara de Foz, em nome dos 15 vereadores, reitera a necessidade de construirmos uma proposta de reabertura gradual do comércio neste período de lockdown, determinado pelo decreto estadual”, afirmou Ney Patrício (PSD). O prefeito Chico Brasileiro determinou que os técnicos devem elaborar uma proposta com as regras para reabertura gradual em breve. A conversa entre a Prefeitura, Câmara, Acifi e entidades será reiniciada nesta quinta, 04 de março.

——————–

VEREADOR JOÃO MORALES SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE FUNCIONAMENTO DE UNIDADES DE SAÚDE

Vereador João Morales solicitação informações sobre o funcionamento de Unidades de Saúde

Morales: “Fizemos o requerimento solicitando informações sobre o quadro clínico que está atendendo”

O atendimento de algumas Unidades de Saúde do Município foi questionado pelo Vereador João Morales, por meio de requerimento aprovado na sessão ordinária da última terça-feira, 02 de março. O parlamentar solicita informações sobre médicos de plantão, quais especialidade médicas atendem na unidade, bem como os dias e horários. As unidades que foram objeto do questionamento foram: UBS São João, Três Lagoas, Lagoa Dourada, Sol de Maio, Três Bandeiras e UPA João Samek.

“Fizemos o requerimento solicitando informações sobre o quadro clínico que está atendendo, para que possamos ter o maior número de informações possíveis para tomarmos providências“, afirmou o Vereador João Morales (DEM).

——————–

VEREADOR CABO CASSOL COBRA O EXECUTIVO SOBRE REFORMA NA UBS DO PORTO BELO

Vereador Cabo Cassol cobra ao Executivo sobre reforma na UBS do Porto Belo

Cassol: “O objetivo é que a UBS seja reformada, a comunidade nos cobrou e estamos questionando o Executivo”

A Unidade Básica de Saúde do Porto Belo possui muitos problemas estruturais por falta de manutenção. Em vista disso, o Vereador Cabo Cassol (Podemos) entrou com um requerimento cobrando a Prefeitura informações sobre a reforma e quando isso irá ocorrer.

“O objetivo é que a UBS seja reformada, a comunidade nos cobrou e estamos questionando o Executivo para que tome providências. Nos chamou a atenção que tem um termo de compromisso firmado entre MPF, empresas da operação Pecúlio e a Prefeitura, e essa unidade se encontra na quarta obra a ser executada e ainda não foi. Isso nos chamou a atenção e estamos cobrando o motivo pelo qual não foi feito, se será realizada a reforma e quando isso deve acontecer”, destacou o Vereador Cabo Cassol (Podemos).

——————–

KALITO SUGERE AO PREFEITO APROVEITAMENTO DO BIOGÁS PRODUZIDO NO ATERRO SANITÁRIO

Vereador Kalito necessário ao Executivo aproveitamento do biogás produzido no aterro sanitário

Vereador Kalito: “Nossa ideia é que a Prefeitura utilize esse gás como fonte de energia”

Uma fonte de energia barata, sustentável e ainda não muito aproveitada em Foz do Iguaçu é o gás metano, que é produzido em abundância no aterro sanitário da cidade. Em vista disso, o Vereador Kalito (PSD) sugeriu ao Executivo, por meio de indicação, que a Prefeitura estude a viabilidade para utilização desse material.

“Nossa ideia é que a Prefeitura utilize esse gás, como fonte de energia, quer seja em veículos, como geração de energia elétrica. Queremos dar um destino sustentável para a matéria que está sendo desperdiçada no momento. Em Cascavel, tem a Praça das Nações que é iluminada com esse tipo de energia, gerada no aterro sanitário da cidade. É uma economia também de 110 mil reais por mês que Cascavel vêm fazendo com isso”, afirma Kalito.

EMENDA DO VEREADOR ROGÉRIO VIABILIZA VEÍCULO PARA UNIDADE DE SAÚDE

carro-unidade-de-saude

No orçamento municipal, Rogério destinou, por meio da emenda nº 49/2019, verba para veiculo da Unidade de Saúde São Roque

Na manhã desta terça-feira, 2 de março, a unidade de saúde do Jardim São Roque recebeu um veículo novo adquirido com recursos de emenda impositiva do vereador Rogério Quadros. “Havia uma grande necessidade principalmente para a equipe do Programa Saúde da Família que faz acompanhamento de pacientes nas residências, incluindo os acamados ou com dificuldades de locomoção. Também vai ser muito útil para a vacinação a domicílio”, afirmou Rogério ao lado da Secretária de Saúde, Rosa Jerônimo, que prestigiou o ato e agradeceu à iniciativa do vereador. 

No orçamento municipal, Rogério destinou, por meio da emenda nº 49/2019, o valor de R$ 50 mil para a prefeitura adquirir o veículo e assim atender as necessidades da unidade de saúde do Jardim São Roque. “É uma aquisição importantíssima para melhorar o atendimento da população e da região. Nessa área tem pessoas que moram distante como da região da Mata Verde. O veículo vai facilitar o trabalho do Programa Saúde da Família e da vacinação a domicílio, principalmente dos idosos”, comentou Rogério Quadros. Grande parte das emendas impositivas do vereador tem sido destinada para a saúde.

——————–

VEREADOR MANINHO REIVINDICA REVITALIZAÇÃO DO CAMPO DA ASSIBEL

Maninho luta pela instalação de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos
Pedido do vereador Maninho busca atender solicitação da população 

O vereador Valdir de Souza (Maninho) indicou ao prefeito municipal a revitalização do campo de futebol Assibel, no Bairro Porto Belo, na Avenida Jorge Inácio Franco. A indicação proposta pelo vereador, busca atender os pedidos da população, uma vez que neste campo ocorrem torneios e por isso, necessita de arquibancadas, banheiros (feminino e masculino) a fim de trazer maior conforto e incentivo aos esportes, tanto para quem pratica, quanto para aqueles que irão torcer por seus amigos ou familiares.

——————–

CONTROLE DE LEISHMANIOSE E VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA SÃO PROPOSTAS DA PROTETORA CAROL

Controle de Leishmaniose e vacinação antirrábica são algumas das propostas da Vereadora Protetora Carol Dedonatti

Algumas doenças que atacam os cães podem ser transmitidas e contaminar seres humanos

Através de uma indicação ao Executivo, a vereadora Protetora Carol requer a distribuição do medicamento Alopurinol, para controle da Leishmaniose, gratuitamente aos tutores de animais portadores desta doença. A Leishmaniose é uma doença que pode ser transmitida aos humanos e não tem cura, apenas controle. Outra doença que preocupa é a Raiva. Apesar de não haver casos confirmados desde 2016, o CCZ tem encontrado frequentemente morcegos infectados com a doença. E é sabido que são eles que transmitem a doença aos cães e estes podem contaminar seres humanos.

Foz do Iguaçu está desde 2006 sem campanhas de imunização. Na mesma sessão a vereadora Carol propôs ao prefeito um cadastro dos animais domiciliados, semi-domiciliados e de rua que podem ser monitorados através de software de identificação facial ou outro meio a ser definido pelo Executivo.

——————–

VEREADOR JAIRO CARDOSO QUESTIONA O EXECUTIVO SOBRE REVITALIZAÇÃO DA PRAINHA DE TRÊS LAGOAS

Vereador Jairo Cardoso questiona o Executivo sobre revitalização da Prainha de Três Lagoas

Jairo Cardoso: O espaço é de muita relevância para a comunidade e queremos soluções

A revitalização da Prainha de Três Lagoas foi tema de requerimento discutido e aprovado na sessão desta terça-feira, 02 de março. O objetivo da proposição, de autoria do vereador Jairo Cardoso (DEM), é saber se existe algum projeto do Executivo para trazer melhorias para o local.

“O requerimento é de extrema importância, em virtude de o espaço ser local de lazer para população. Ele é um espaço de muita relevância para a comunidade, no âmbito do esporte, lazer e também na geração de renda. Então buscarmos, via requerimento, saber do Poder Executivo se há algum contrato em andamento ou algum projeto, para que possamos subsidiar com indicação ou apoio para que o espaço seja devolvido ao uso da comunidade”, destacou o Vereador Jairo Cardoso.

PROJETO DE LEI PREVÊ ESTÍMULO AO PRIMEIRO EMPREGO EM FOZ

Projeto de lei visa fomentar primeiro emprego dos jovens no município
Proposta foi apresentada pelos vereadores Cabo Cassol e João Morales

Uma proposta conjunta dos vereadores Cabo Cassol (Podemos) e João Morales (DEM) prevê a criação do “Selo Empresa Amiga da Juventude”. O projeto de Lei 10/2021 entrará para leitura na sessão plenária desta terça-feira (02/03) e deve ser encaminhado para análises das Comissões da Casa. O texto proíbe o Poder Público Municipal contratar serviços e ou manter relações comerciais com empresas que, dentro do prazo legal, não obtiverem o selo.

“A ideia principal do projeto é fomentar o primeiro emprego, estimular a experiência do jovem no mercado de trabalho”, disse Cassol. Para o vereador João Morales “esse selo será interessante para dar oportunidade para o jovem”.

——————–

GENERAL SILVA E LUNA RECEBE HOMENAGEM DO PODER LEGISLATIVO

Gestão de Silva e Luna na Itaipu é reconhecida pelo Poder Legislativo de Foz

Representantes da Bancada Desenvolvimentista da Câmara de Foz do Iguaçu, vereadores Adnan El Sayed (PSD) e Cabol Cassol (Podemos), acompanhados do Presidente do Legislativo, Ney Patrício, foram recebidos nesta segunda-feira pelo Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu, General Silva e Luna. O objetivo do encontro foi estreitar o diálogo da bancada com a direção da Binacional, que vem investindo pesadamente em obras estruturantes na cidade e região.

Os vereadores entregaram ao General uma placa de agradecimento em reconhecimento à gestão de Silva e Luna na Itaipu, que no ano passado foi homenageado pela Câmara com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. O encontro desta segunda-feira estava agendado antes da indicação do General para assumir a Presidência da Petrobrás. Os demais vereadores, respeitando as restrições impostas pela pandemia, não puderam participar do ato.

——————–

MANINHO PEDE INFORMAÇÕES SOBRE LINHA DE ÔNIBUS TRÊS LAGOAS/PRAINHA

Vereador excelente que prainha de Três Lagoas seja administrada por empresa privada

Maninho pede ao Foztrans solução para problemas na linha de ônibus

O vereador Valdir de Souza – Maninho (PSC) apresentou para a sessão desta terça-feira (02), um requerimento em que solicita do Diretor-Superintendente do FOZTRANS, Licério Santos, informações sobre a linha de ônibus 245 que faz o itinerário Três Lagoas/Prainha. Solicitou oficialmente que seja especificada qual é a rota adotada atualmente e por que a linha não para nos dois pontos situados no começo da Avenida Garibaldi, próximo ao CTG Charrua.

O pedido se dá em razão das várias reclamações da população, que vem encontrando muitas dificuldades no destino, referente as paradas nos pontos de ônibus.

——————–

NEY PATRÍCIO REQUER RESPOSTAS SOBRE FALHAS DOS CORREIOS NO JARDIM ITAIPU E ARROIO DOURADO

GDia | Chico Brasileiro promove mudança na Secretaria da Fazenda em Foz

Ney Patricio diz que correspondências não chegam no Arroio Dourado nem no Jardim Itaipu

O presidente da Casa de Leis, vereador Ney Patrício, apresentou requerimento a ser votado na sessão desta terça-feira (2), solicitando da Superintendência Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Paraná, informações sobre a falta de entrega de correspondências nos bairros Jardim Itaipu e Arroio Dourado. Muitos moradores sofrem transtornos com correspondências, faturas e outros documentos importantes. Alguns deles, informaram ter buscado informações na gerência local da empresa, mas não obtiveram.

——————–

ANICE PEDE INFORMAÇÕES SOBRE COLABORAÇÃO DA ACIFI NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Anice pediu informações oficiais da Acifi sobre a participação da entidade na guerra contra o vírus

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui apresentou requerimento constante na pauta da sessão desta terça-feira (02). Ela solicita do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, informações sobre ações empreendidas pela entidade para ajudar no combate ao coronavírus. A entidade é contra o lockdown decretado pelo Estado e Município, podendo ter ações que podem reduzir os riscos de contaminação.  Segundo Anice, a finalidade é saber das ações empreendidas pela ACIFI, enquanto entidade, para auxiliar no combate ao vírus como compra e doação de máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual (EPI) descartáveis. Anice pede também que seja informado se houve ou não doação de equipamentos que ajudam os hospitais da cidade, tais como respiradores, macas e outros suportes.

CÂMARA DE FOZ FECHADA PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL A PARTIR DE HOJE (01-03)

Em respeito ao luto oficial, bandeira na sede da câmara necessária hasteada no meio mastro

Câmara fechou as portas para o público externo e voltou com o regime de teletrabalho

Com o decreto estadual, acatado integralmente e até ampliado pelo prefeito Chico Brasileiro com restrições extremas de circulação de pessoas e fechamento do comércio, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu fechou as portas para atendimento presencial ao público.

A medida vale já a partir desta segunda-feira, 1º de março. O Poder Legislativo fará regime de escala para cada setor e voltou com o sistema de teletrabalho para os servidores, além de limitar a presença de apenas dois assessores por gabinete.

As sessões já programadas ocorrerão de maneira remota, via zoom. As mídias sociais da Câmara também continuam como canal aberto para dúvidas e/ou esclarecimentos que se fizerem necessários neste momento. Os protocolos de documentos direcionados à Câmara Municipal de Foz do Iguaçu devem ser realizados mediante encaminhamento ao e-mail: protocolo.camara@fozdoiguacu.pr.leg.br. Informamos, ainda, que o telefone geral da Casa de Leis (45) 3521-8100 continua funcionando normalmente no período de expediente, das 08h até 14h.

——————–

VEREADORA ANICE INDICA PRIORIDADE DE VACINAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Audiência Pública, proposta pela vereadora Anice Gazzaoui, quer cobrar soluções para alagamentos

A vereadora observou que a Assembleia Legislativa aprovou essa prioridade aos profissionais da rede estadual

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui (PL) entrou com indicação pedindo ao Poder Executivo priorização dos profissionais da educação na vacinação contra o Coronavírus. A vereadora observou que a Assembleia Legislativa aprovou essa prioridade aos profissionais da rede estadual de ensino e o Governador Ratinho Junior já sancionou a Lei nº 20.506 de 23 de fevereiro de 2021.

“Essa prioridade está reconhecida em âmbito da rede estadual, sendo portanto, justo e de direito que se estenda aos profissionais da rede municipal de ensino”, declarou Anice. A vereadora justificou que “a iniciativa da indicação é no sentido de atender aos profissionais da educação do Município reconhecendo os riscos e a importância para a coletividade.”, disse também.

——————–

SECRETÁRIA DE SAÚDE PEDE CUIDADO REDOBRADO PARA SE EVITAR ACIDENTES

Parlamentares acompanham prestação de contas da secretaria de saúde

Secretária Rosa Jeronymo fez prestação de contas na Câmara de Vereadores

Durante a prestação de contas da saúde, na sexta-feira, 26 de fevereiro, na Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu, a secretária municipal da Saúde e primeira-dama do município, Rosa Jeronymo, pediu cuidado redobrado da população para se evitar acidentes e consequentemente o uso de leitos de UTI. A situação é delicada diante da elevação de casos graves de Covid e a ocupação das vagas de Unidade de Terapia Intensiva. Quem conduziu a reunião de prestação de contas foi o Presidente da Comissão Mista da Casa de Leis, vereador Rogério Quadros (PTB).

As diretorias da área da saúde apresentaram seus relatórios de gestão, de exames, consultas especializadas, cirurgias eletivas, ambulatório de feridas, serviço de atendimento ao trauma de emergência; dentre outros setores que compõem a secretaria; bem como abordaram alerta em relação à dengue, comentaram o diagnóstico positivo de morcegos para raiva. O diretor do Hospital Municipal também falou de todo trabalho que a unidade vem fazendo, de ampliação de leitos, uma vez que no início o hospital contava com 17 leitos de UTI Covid e atualmente conta com 60 leitos exclusivos.

——————–

ESTIMATIVA MOSTRA QUE FOZ TEM MAIS DE 1.500 CÃES DE RUA

CCZ apresenta aos Vereadores estudo de impacto da população de cães de rua

Santi apontou que “grande parte dos animais é semi-domiciliada. São animais que têm dono, têm casa, mas circulam pelas ruas”

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) apresentou aos vereadores os resultados do projeto que estudou impacto da população de cães de ruas. A exposição foi feita pelo Chefe do CCZ, o servidor e veterinário Carlos Santi que, na oportunidade, ponderou que “o compromisso enquanto sociedade não é causa de uma pessoa só, é da população, do poder público, de todos”.

A pesquisa fez coleta e análise de alguns dados preliminares em três fases. A primeira apontou como estimativas 1273 cães nas ruas; na segunda fase 904 cães e na terceira fase 1564 cães. O Chefe do CCZ acrescentou que os dados representam uma estimativa e pode variar de 500 a 2.600 cães.

Santi apontou que “grande parte dos animais é semi-domiciliada. São animais que têm dono, têm casa, mas circulam pelas ruas”. Além disso, ele afirmou que o perfil dos animais é de 59,6% são machos; em idade adulta; 94% deles não têm raça; 47,6% desses animais tinham algum problema de saúde. A pesquisa foi realizada em parceria com UDC, Unila, Unesp, UFPR, Centro de Medicina Tropical e Instituto Pasteur. Segundo Santi, os recursos foram da própria secretaria de saúde.

Participaram da reunião os vereadores Protetora Carol Dedonatti (PP), Yasmin Hachem (MDB), Valdir de Souza “Maninho”, Kalito Stoeckl (PSD) e Jairo Cardoso (DEM).

PROJETO QUE COÍBE FURA FILA DA VACINA É APRESENTADO NA CÂMARA DE FOZ

A vereadora Anice Gazzaoui (foto), protocolou na Câmara de Foz do Iguaçu o projeto de lei nº 11/2021, que prevê penalidades para quem furar fila da vacina ou cometer qualquer outro ato que prejudique o enfrentamento da pandemia da Covid-19. A norma define uma série de condutas lesivas que podem gerar multas de 183 reais a 274 mil reais com previsão de valor dobrado em caso de reincidência. O projeto que deverá receber assinatura de outros vereadores será lido nas primeiras sessões de março para início de tramitação.

São cinco faixas de penalidades e o valor depende da gravidade, sendo a mais leve com valor mínimo de uma a dez unidades fiscais do Município e a mais elevada vai de mil a três mil UFFIs. Cada unidade fiscal vale R$ 91,61. No caso específico de furar a fila da vacina, o projeto prevê multa de mil a três mil unidades fiscais do Município, ou seja, R$ 91.610,00 a R$ 274.830,00.

——————–

MANINHO APRESENTA AO SECRETÁRIO AS REIVINDICAÇÕES DO ESPORTE  

Reunião Vereadores e Secretaria Municipal de Esportes (24/02/21)

O vereador Valdir de Souza Maninho (ao centro da foto) participou intensamente da reunião dos membros da Câmara com o Secretário Municipal do Esporte, Antonio Sapia e equipe técnica. Várias reivindicações como melhorias e ampliações em áreas de esporte e lazer, além de manutenção e implantação de novos campos de futebol já foram apresentadas por Maninho em janeiro por meio de indicações formais.  

Além desses temas, durante o debate, também houve questionamentos sobre o programa Bolsa Técnico. A pauta também tratou da necessidade de fomentar apoio a espaços esportivos; fortalecer lideranças, professores da área, chamar atenção para esportes alternativos, radicais.

——————–

“BOLSONARO É UM PARCEIRO NAS AÇÕES ESTRUTURANTES DE FOZ”, DESTACA PRESIDENTE DA CÂMARA

“Bolsonaro é um parceiro nas ações estruturantes”, destaca o Presidente da Câmara de Foz

Durante o evento realizado em Furnas nesta quinta-feira, com a presença do Presidente da República, o Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Ney Patricio, afirmou que Jair Bolsonaro tem sido o principal incentivador das ações estruturantes que a Itaipu realiza sob comando do Diretor Geral, General Joaquim Silva e Luna.

“O presidente Jair Bolsonaro tem sido um parceiro da cidade. Ele tem atendido aos pleitos do prefeito Chico Brasileiro e tem, através da pessoa do General Silva e Luna, trazido investimentos pesados para o desenvolvimento de Foz, entre eles a construção da Segunda Ponte e a ampliação da pista do aeroporto. O alinhamento das três esferas tem possibilitado essa parceria de sucesso”, destacou Ney Patrício.

——————–

VEREADORA PROTETORA CAROL APOIA A CRIAÇÃO DA UNIÃO SINDICAL DAS FORÇAS DE SEGURANÇA

Vereadora Protetora Carol apóia a criação da União das Forças de Segurança

A vereadora Protetora Carol Dedonatti (foto), manifestou nesta quinta-feira, 25, o apoio à criação da UFS – União das Forças de Segurança, que reúne 11 sindicatos e associações de policiais civis, militares, científicos e agentes penitenciários. O objetivo do grupo é somar força na luta pela valorização e garantia dos direitos já conquistados pelas categorias. Compõem a UFS o Sinclapol, Adepol, Sindarspen, Assofepar, AVM, APML, Sinpoapar, Amai, Sidepol, SBSS e Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Paraná.

Na opinião da vereadora, os servidores estão se sentindo relegados na atual gestão e cobram do governador Ratinho Júnior um tratamento à altura da excelência do serviço prestado e da importância dos trabalhadores da área. Entre os problemas enfrentados está o abandono da categoria, falta de equipamentos, sobrecarga dos policiais e grande incidência de doenças provocadas pelo stress do dia a dia como depressão, entre outras.

——————–

VEREADOR DE FOZ INDICA À PREFEITURA COMPRA DIRETA DE VACINAS CONTRA A COVID-19

Transporte coletivo de Foz vai ser pauta na Câmara Municipal

O vereador Adnan El Sayed (foto), entrou com indicação ao prefeito Chico Brasileiro para atuar na compra direta de doses de vacinas contra a Covid-19. O ato foi feito com base na decisão tomada na terça-feira (23) pelo Supremo Tribunal Federal que autorizou os estados e municípios a efetuarem a compra direta de vacinas contra a Covid-19 em caso de o Plano Nacional de Vacinação não cumprir as metas de imunização em massa. “O número de internados é alarmante e somente a vacinação em massa poderá conter a proliferação do vírus”, completou Adnan. A indicação será ser lida nas próximas sessões ordinárias da Casa de Leis.

 

ROGÉRIO QUADROS DEFENDE MEDIDAS PARA REATIVAÇÃO DA ECONOMIA NA CIDADE

Prefeito indica Rogério Quadros como novo líder do governo na Câmara de Foz

Dentre as medidas, vereador pede flexibilização tributária, desconto maior e parcelamento de impostos, além de isenção ou redução de algumas taxas

Durante apresentação dos números das despesas e receitas do Município de Foz do Iguaçu em 2020, o vereador Rogério Quadros, 1º Vice-Presidente da Câmara, destacou a necessidade de medidas de incentivo às atividades comerciais e de serviços para retomada da economia. Rogério entende que o momento justifica medidas como desconto maior e parcelamento de impostos, isenção de algumas taxas e redução da carga tributária com flexibilização por um determinado período.

Rogério lembrou que “em 2019, a economia do município estava passando por um momento muito bom, o setor do turismo e o comércio estavam fortes e as perspectivas para 2020 eram melhores. Mas, infelizmente veio a pandemia e dificultou muito principalmente o turismo e o comércio. Houve o fechamento das fronteiras e tudo isso impactou muito na economia e arrecadação. Agora é hora de adotar medidas práticas que possam estimular a economia e a geração de empregos”.

——————–

NEY PATRÍCIO ACREDITA NO CONTROLE DA PANDEMIA PARA RETOMADA DO CRESCIMENTO

Presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu Ney Patrício (PSD) pede inclusão de trabalhadores terceirizados no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

Ney Patrício: “A esperança ainda para este ano é que consigamos sair um pouco da situação pandêmica”

O presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Ney Patrício, destacou durante debate de prestação de contas do Município que a arrecadação com ISS em 2020 foi desastrosa. “O ITBI se manteve estável. Nossa esperança ainda para este ano é que consigamos sair um pouco da situação pandêmica e consigamos recuperar as atividades e vencer a retração econômica que nos afeta bastante”, afirmou Ney Patrício. O presidente da Câmara reforçou que os vereadores estão sugerindo medidas ao Poder Executivo e que na medida em que os projetos forem enviados serão imediatamente debatidos e votados. 

——————–

ANICE APONTA EFEITO DOMINÓ COM QUEDA NO TURISMO E PEDE REDUÇÃO DO ISS

Anice: “Enquanto perdura a pandemia, a ocupação hoteleira cai, a arrecadação também”

Durante apresentação das contas do Município no exercício de 2020, a vereadora Anice Gazzaoui levantou a preocupação do trade turístico com relação às dificuldades enfrentadas neste momento, principalmente os hoteleiros. “É uma situação que vira efeito dominó porque enquanto perdura a pandemia, a ocupação hoteleira cai, a arrecadação também. Um dos questionamentos do setor é que a gente estude uma forma de reduzir ISS”. Com relação específica à parte orçamentária, a equipe técnica da prefeitura ponderou que  “qualquer redução de impostos, é preciso apresentar fonte de compensação financeira do mesmo valor, por força de lei”.

——————–

VEREADORES PARTICIPAM DA PRESTAÇÃO DE CONTAS REALIZADA PELA PREFEITURA

Vereadores participam da prestação de contas realizada pela Prefeitura

Os vereadores de Foz do Iguaçu participaram nesta terça-feira, 23 de fevereiro, da audiência realizada pela Secretaria da Fazenda e equipe técnica para prestação de contas de 2020. O debate contou com a participação dos Vereadores que integram a Comissão Mista da Casa,  órgão que analisa as Diretrizes e elaboração do orçamento do município . Outros vereadores também participaram.

De acordo com a equipe, a prefeitura não atingiu as metas de arrecadação em função da crise provocada pela pandemia. Há necessidade de cortes, principalmente para controle dos gastos com a folha de pagamento que atingiu o limite. A prestação de contas foi realizada remotamente em virtude da pandemia do novo coronavírus.

LEGISLATIVO DE FOZ LAMENTA FALECIMENTO DE DOM LAURINDO

 

Dom Laurindo faleceu na manhã desta segunda-feira, 22, aos 86 anos, vítima de câncer

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lamenta profundamente o falecimento, aos 86 anos, do Bispo emérito Dom Laurindo Guizzardi, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 22 de fevereiro. Ele estava internado no Hospital da Unimed, onde se tratava de um câncer. Dom Laurindo era natural de Bassano, Rio Grande do Sul. Em Foz, ele assumiu a Diocese em 2002 e teve destacada atuação durante os oito anos em que esteve à frente da comunidade. O corpo de Dom Laurindo será velado na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila “A”. Aos familiares, amigos e fiéis enlutados, nossos mais sinceros sentimentos e solidariedade para que possam enfrentar esse momento de dor e tristeza.

——————–

ADNAN QUER MULTA PESADA PARA QUEM FURAR FILA DA VACINA

Proposta do vereador de Foz do Iguaçu prevê multa de R$ 20 mil a R$ 40 mil 

O vereador Adnan El Sayed (PSD) apresentou na Câmara de Foz do Iguaçu uma proposta prevendo multa pesada para quem furar a fila da vacina contra a Covid. As multas podem variar de R$ 20 mil a R$ 40 mil, além de processo administrativo e afastamento de agentes públicos. Para o vereador Adnan, a medida é necessária para evitar o que tem sido visto em outras cidades, onde agentes usam da influência para passar por cima das regras de aplicação. A regra deverá ser inserida em novo projeto de lei sobre enfrentamento da covid-19 em Foz do Iguaçu, em fase de elaboração na Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Câmara.

——————–

VEREADOR SUGERE QUE EMPRESA ADMINISTRE A PRAINHA DE TRÊS LAGOAS

Vereador excelente que prainha de Três Lagoas seja administrada por empresa privada

Considerando custos de manutenção,  Maninho apresentou a indicação que considera viável 

O vereador Valdir de Souza “Maninho” (PSC) sugeriu ao Prefeito, por meio de indicação, a realização de parceria público-privada para exploração da prainha de Três Lagoas. Propôs que o espaço seja explorado por uma empresa privada, tendo essa a responsabilidade de fazer manutenção e ampliações no local. 

“Seria um sistema mais prático de administrar possibilitando ações mais rápidas de acordo com a dinâmica que o espaço exige. A prainha tem tido revitalizações, mas acredito que com parceria teremos uma estrutura à disposição, beneficiando toda a população”, afirmou o vereador Maninho.

——————–

BANCADA FEMININA ASSUME A LUTA EM DEFESA DAS MULHERES 

Reunião bancária feminina com rede de proteção à mulher (19/02/2021)

Vereadoras Anice Gazzaoui, Protetora Carol e Yasmin Hachemm formam a bancada feminina 

A Câmara de Foz do Iguaçu conta com uma bancada feminina formada pelas vereadoras Anice Gazzaoui (PL), Protetora Carol (PP) e Yasmin Hachem (MDB). Várias atividades estão sendo desenvolvidas reforçando o movimento em defesa da mulher.

Na sexta-feira, 19 de fevereiro, aconteceu reunião com representantes da rede de proteção à mulher. A reunião teve o intuito de conhecer o trabalho das instituições que compõem a rede e alinhar políticas públicas voltadas à proteção da mulher.

VEREADOR QUER ESTADO ATIVO NO ATENDIMENTO DAS DEMANDAS IGUAÇUENSES

O vice-presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Rogério Quadros (foto ao lado), do PTB, apresentou um requerimento nesta quinta-feira (18), aprovado por unanimidade, solicitando convite ao representante regional da Casa Civil em Foz do Iguaçu, Márcio Moreira, para que compareça à Casa de Leis na 1ª sessão ordinária de março, a ser realizada no próximo dia 2.

O objetivo é prestar informações sobre os investimentos e responder às demandas da cidade que dependem do Governo do Estado.

De acordo com Rogério, várias reivindicações já foram apresentadas nesse sentido, como o reduzido efetivo nas polícias especialmente no quadro de delegados, escrivães, investigadores e papiloscopistas; a necessidade de implantação de uma sede para a Delegacia da Mulher; dificuldades de agendamento no Instituto de Identificação; reclamações dos serviços da Copel e Sanepar; e várias outras demandas que são de interesse da população.

——————–

PRESSÃO PELA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA CHEGA AOS VEREADORES

Ney Patrício (PSD), presidente do Legislativo municipal, e o vereador Valdir de Souza – Maninho (PSC) se uniram para apresentar um requerimento, solicitando da Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar, informações sobre os convênios com o município para a construção de casas, bem como a regularização de documentos e escrituração.

Os vereadores buscam saber como está o programa de regularização fundiárias em Foz do Iguaçu, e também a construção de moradias populares. O pedido é motivado pelo grande número de famílias que moram em áreas liberadas, mas ainda não possuem a documentação.

——————–

DEMORA NA LIBERAÇÃO DE CORPOS NO IML GERA REVOLTA

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui do PL (foto ao lado) solicitou envio de ofício ao Diretor Geral do IML/PR para que apresente informações sobre os prazos para liberação de corpos e também do efetivo de pessoas trabalhando no Instituto Médico Legal – IML de Foz do Iguaçu.

Segundo a vereadora, o requerimento se dá em razão das muitas reclamações de munícipes, sobre a demora para a liberação de corpos. Uma das situações citadas pela vereadora é um acidente na Rodovia das Cataratas que resultou na morte de duas pessoas no fim de semana.

Ela ressalta que o corpo de uma das vítimas ainda permanece no IML. Anice lembrou a situação da família, que além de enfrentar a tragédia de perder um ente querido, vive a angústia precisando se mobilizar e pedir ajuda para liberação do corpo.

——————–

FEIRA DO LIVRO DEVE ENTRAR NO CALENDÁRIO OFICIAL

A Feira Internacional do Livro (antigo Salão do Livro) pode fazer parte, definitivamente, do calendário oficial do município. A iniciativa foi dos vereadores Adnan El Sayed e Kalito, ambos do PSD, depois de discussões com livreiros, e prevê a primeira quinzena de setembro para a realização do evento.

“É um período de pré temporada para o turismo, ampliando as possibilidades para quem visita a cidade nessa época, além de englobar o feriado de 7 de setembro, permitindo a maior participação da população”, consta na justificativa do projeto.

——————–

AUMENTA COBRANÇA PARA ABERTURA DE TRINCHEIRA DA BR NO CTG CHARRUA

A população pressiona e nesta quinta-feira a Câmara Municipal aprovou requerimento do vereador Admilson Galhardo pela realização de audiência pública para debater soluções. A data será definida pela Casa de Leis. A mobilização nas redes sociais é grande.

O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) por meio da unidade local em Foz do Iguaçu e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Paraná, têm o dever se posicionar sobre a interrupção de travessia da BR-277, na altura d CTG Charrua.

Com a construção do viaduto, a rotatória foi fechada causando grandes transtornos. A solução não seria fechar, mas sim implantar ali uma trincheira.

 

REGULAMENTO DISCIPLINAR DA GUARDA SERÁ VOTADO NESTA QUINTA-FEIRA

 

Os vereadores de Foz do Iguaçu se reúnem nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, a partir das 9h, na última sessão ordinária do mês. Um dos projetos incluídos na ordem do dia para votação trata do novo Regulamento Disciplinar da Guarda Municipal. É o substitutivo ao Projeto de Lei nº 95/2019, apresentado pelo prefeito Chico Brasileiro e que está em tramitação desde novembro de 2019. O projeto original é ainda mais antigo, datado de julho de 2019.

O Regulamento Disciplinar trata dos princípios, da hierarquia e dos regramentos fundamentais das atribuições, fiscalização, controle, competências, disciplina, infrações, penalidades e julgamento dos integrantes da Guarda Municipal. Trocando em miúdos, o cerco está se fechando contra a chamada “banda podre” que pode existir em corporações dessa natureza. Vem aí o conjunto de normas que vai enquadrar os indisciplinados e busca fortalecer a o reconhecimento da Guarda como referência na prestação de serviço eficiente e de excelência.

——————–

VEREADORES DE FOZ REQUEREM CRECHE EM TEMPO INTEGRAL

Os vereadores Jairo Cardoso (DEM), Ney Patrício (PSD) e Yasmin Hachem (MDB) fizeram um requerimento solicitando informações ao Poder Executivo sobre o atendimento em período integral nos Centros Municipais de Educação Infantil. De acordo com a proposição, essa é uma reivindicação de pais que precisam usar o CMEI em período integral, uma vez que necessitam trabalhar em dois períodos do dia.

Para a vereadora Yasmin, o atendimento em período integral vai facilitar em muito a vida das famílias. Ney Patrício afirmou que é um problema presente na vida de muitas famílias iguaçuenses e se agravou neste momento de pandemia. Já o vereador Jairo comentou que essa demanda da população vem desde quando ele atuava como Conselheiro Tutelar. O requerimento entra em pauta na sessão desta quinta-feira, 18 de fevereiro, para discussão e votação plenária.

——————–

ANICE PARTICIPA DE REUNIÃO NA ITAIPU SOBRE PARCERIAS

A vereadora Anice Gazzaoui (foto), em companhia do prefeito Chico Brasileiro e do secretário de Esportes, Antonio Sapia, estiveram na Itaipu na semana passada para uma reunião de grande importância para novas parcerias da binacional com o Município. Na oportunidade, discutiu-se a viabilidade e a efetivação de parcerias entre a Itaipu e a prefeitura nas áreas de esportes, educação e cultura.

Chico Brasileiro, Anice e Antônio Sapia foram recebidos no Centro Executivo e dialogaram com o diretor financeiro da Itaipu, Almirante Anatalicio Risden Junior; o assessor financeiro, Almirante Antonio Fernando Garcez Faria; e o assessor especial Felipe Moreira Ferrão. Depois de resolvidos os encaminhamentos técnicos e as parcerias estiverem consolidadas, a Itaipu e a prefeitura farão o anúncio oficial.

VEREADOR MANINHO QUESTIONA FALHAS NA LINHA DE ÔNIBUS TRÊS LAGOAS

Maninho atende à reivindicação de usuários que reclamam de irregularidades na linha

Com o requerimento n° 40/2021, o vereador Valdir de Souza, o Maninho, do PSB, questiona oficialmente o Poder Executivo sobre o funcionamento e falhas em linha de ônibus na região de Três Lagoas. Por meio da proposição protocolada na Câmara, ele requer do Diretor-Superintendente do FOZTRANS, Licerio Santos, informações sobre a linha de ônibus 245 – Três Lagoas/Prainha.

Maninho está pedindo no documento que a prefeitura, por meio do Foztrans, especifique “qual é a rota adotada atualmente e o porquê desta linha não parar nos dois pontos de ônibus do começo da Avenida Garibaldi, próximo ao CTG Charrua. O vereador disse que o requerimento formal, atende ao pedido da população para ter informações adequadas sobre a linha citada, “pois vários moradores encontram dificuldades no seu destino referente às paradas nos pontos de ônibus numa distância fora do caminho desejado”.

——————–

SERVIÇO MAL FEITO DA PREFEITURA DEIXA UNIDADE DE SAÚDE SEM AR CONDICIONADO NO PORTO MEIRA

Vereador Cabo Cassol denunciou que rede não foi ligada

O vereador Cabo Cassol denunciou serviço mal feito, mais um, na administração do prefeito Chico Brasileiro, exatamente na área da saúde, agora sob responsabilidade da primeira dama, Rosa Gerônimo. O vereador entrou com requerimento para saber oficialmente os motivos de não ter sido feita a nova ligação da unidade básica de Saúde do Profilurb 1 à rede de energia da Copel.

Cassol afirmou no documento que a unidade de saúde se encontra com a entrada de serviços padrão Copel pronta há algum tempo. “A UBS em questão não pode ligar os aparelhos de ar condicionado que se encontram já instalados, pois a rede não suporta o consumo e vai a pico, ocorrendo quedas de energia e acarretando diversos transtornos aos funcionários e usuários da unidade”, denunciou o vereador. O requerimento será votado na sessão de quinta-feira e encaminhado ao prefeito Chico Brasileiro para resposta oficial.

——————–

AUDIÊNCIA PÚBLICA BUSCA SOLUÇÕES PARA ALAGAMENTOS

Vereadora Anice Gazzaoui apresentou proposta aprovada que depende de data para agendamento

Com objetivo de discutir com a comunidade iguaçuense o problema recorrente dos alagamentos, o que afeta tanto bairros mais distantes, como região central de Foz do Iguaçu, a vereadora Anice Gazzaoui (PL), propôs, via requerimento, uma audiência pública. “Estamos recebendo muitas reclamações com relação ao escoamento de água e também sobre a questão do esgoto e dos bueiros. Então, é importante que façamos o debate. Mas, mesmo com trabalho do Executivo e do Legislativo fica impossível resolver esse problema se não houver de fato o apoio da população”, afirmou a Vereadora Anice que agora aguarda o agendamento da audiência.

——————–

VEREADOR NEY PATRÍCIO REFORÇA PEDIDO DE REFIS

No documento, Ney Patrício sugere que o Refis seja lançado com prazo a partir do mês de maio

No exercício do mandato, um dos atos do vereador Ney Patrício, presidente da Câmara, foi pedir ao Poder Executivo que implante o REFIS 2021. Considerando a crise econômica provocada pela pandemia, ele entrou com indicação solicitando ao prefeito Chico Brasileiro a implantação do sistema de parcelamento e descontos nas dívidas municipais.

A medida trará facilidades dando condições para a população em geral e as empresas regularizarem as dívidas com a prefeitura, vencidas até 31 de dezembro de 2020. No documento, Ney Patrício sugere que o Refis seja lançado com prazo a partir do mês de maio, tendo em vista que nesse início de ano os contribuintes têm vários compromissos financeiros vencendo.

GALHARDO CHAMA AUDIENCIA PÚBLICA PARA DEBATER TRAVESSIA DA BR

Caso o requerimento seja aprovado na próxima sessão, a audiência será agendada em data oportuna

Por meio do requerimento n° 39/2021, o vereador Admilson Galhardo (Republicanos), propôs a realização de audiência pública na Câmara Municipal para abrir debate com a população e órgãos públicos referente à travessia da BR-277 na altura do CTG Charrua. No local havia uma rotatória que foi fechada quando da implantação do viaduto da Costa e Silva. A reivindicação é que se construa uma trincheira no local permitindo a passagem sem interferir no trânsito da rodovia. O vereador afirmou que o fechamento da rotatória em 08/12/2019 gerou enorme transtorno e insegurança ao comércio da região.

“Atualmente os moradores buscam alternativas diversas de locomoção, pois o motorista que utilizava a rotatória para atravessar de um lado a outro da BR-277 está sendo obrigado a percorrer longa distância sendo que antes o deslocamento era de poucos metros”, argumentou. Caso o requerimento seja aprovado nas próximas sessões, a audiência pública será agendada em data oportuna.

——————–

VEREADORES PRESSIONAM PREFEITURA SOBRE LICENÇAS TRAVADAS NO MEIO AMBIENTE

Demora na liberação de licenças o que vem travando pequenos e grandes empreendimentos

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Ângela Meira e a equipe técnica foram sabatinadas esta semana na Câmara de Foz do Iguaçu. Um dos problemas abordados é a demora na liberação de licenças o que vem travando pequenos e grandes empreendimentos. O Vice-Prefeito, Delegado Francisco Sampaio, também esteve na reunião. A alegação é excesso de demanda e falta de pessoal, o que na realidade não se justifica visto que no plano de estruturação da pasta houve concurso em 2017 para a contratação de biólogo, geólogo, engenheiro químico e engenheiro ambiental. Os vereadores insistiram na proposta de redução do tempo de espera principalmente para o pequeno empreendedor e a necessidade de agilidade nos processos de poda e supressão de árvores.

 

——————–

CÂMARA E PREFEITURA MANTÊM ATENDIMENTO NO CARNAVAL

Decreto revogou pontos facultativos e o expediente está mantido 

Em razão do Decreto Municipal nº 28.949, que cancelou o ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Câmara de Vereadores vão manter o atendimento. As repartições públicas funcionarão normalmente durante o Carnaval. O horário é das 8h às 14 horas. A medida vale para todos os órgãos e entidades da administração municipal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. As unidades básicas de saúde também funcionarão normalmente.

A decisão considera a necessidade da atuação conjunta da sociedade no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e também a publicação do decreto nº 6.766 do Governo do Paraná, que revogou os pontos facultativos no mesmo período para os órgãos da administração estadual.

——————–

OPERAÇÃO VAI COIBIR CARNAVAL CLANDESTINO

Operação AIFU reúne várias forças de segurança e Ministério Público

O Poder Executivo de Foz do Iguaçu está jogando pesado com quem promove festas clandestinas, uma vez que seguem em vigor os decretos de proibição de eventos com aglomeração.  Por meio de operação conjunta com órgãos do Estado e do Ministério Público, as operações da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) serão reforçadas no período de Carnaval para coibir promoções clandestinas. A medida visa também garantir o cumprimento do toque de recolher determinado pelo Governo do Estado, da meia-noite às 5h.

O descumprimento das determinações estabelecidas pelo Poder Público, destinadas a evitar a propagação da Covid-19, poderá acarretar multas de R$ 91,61 a R$ 9.161,00 para pessoas físicas e jurídicas, além de outras medidas, como a suspensão ou cassação de licença de funcionamento de estabelecimentos que estejam em desacordo com as determinações legais. As denúncias podem ser feita por meio dos telefones 153, 199 e 190.

JUSTIÇA ELEITORAL APROVA AS CONTAS DE CAMPANHA DO VEREADOR ROGÉRIO QUADROS

Houve manifestação do MPE pela aprovação das contas de Rogério Quadros

O Tribunal Regional Eleitoral, por meio da 147ª Zona Eleitoral, aprovou as contas da campanha eleitoral do vereador reeleito Rogério Quadros, vice-presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. O parecer técnico foi anexado ao processo, concluindo pela aprovação das contas, adotando, para tanto, o rito simplificado, na forma do artigo 62 da Resolução TSE nº 23.607/2019. Também houve manifestação do Ministério Público Eleitoral pela aprovação das contas.

A prestação de contas final foi entregue à Justiça Eleitoral e validada em Cartório dentro do prazo previsto. “Foi atestada a regularidade formal da documentação apresentada, as receitas foram devidamente registradas, com emissão de recibos eleitorais, bem como as despesas foram regularmente efetuadas. A movimentação financeira foi regular”, escreveu o juiz Gabriel Leonardo Souza de Quadros, da 147ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu.

E finalizou que com base no artigo 74, II, da Resolução TSE nº 23.607/2019, com julgamento do mérito, decidiu pela “aprovação das contas”, apresentadas por Rogério Quadros.

——————–

ANICE GAZZAOUI SE REÚNE COM GENERAL SILVA E LUNA PARA DISCUTIR ASSUNTOS DE INTERESSE DO MUNICÍPIO

Dentre os temas, Anice e o General falaram sobre projetos de infraestrutura e desenvolvimento

A vereadora Anice Gazzaoui, presidente da Comissão de Turismo da Câmara, reuniu-se na terça-feira com o Diretor Geral de Itaipu, General Joaquim Silva e Luna.  Na oportunidade, discutiram sobre assuntos de interesse  do município de Foz do Iguaçu. Dentre os temas falaram sobre projetos de infraestrutura e desenvolvimento com o apoio ou financiamento de Itaipu, o que a vereadora considera fundamental para retomada da economia do Município, bastante afetada pela pandemia.  O turismo e serviços são as principais atividades de geração de emprego e renda na cidade.

Anice e o General Silva e Luna falaram também  sobre a moção de aplauso que será entregue aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19. A Itaipu irá receber, juntamente com outras instituições, pela grande parceria no enfrentamento da pandemia.

A homenagem proposta pela vereadora, reunirá os diretores dos Hospitais Ministro Costa Cavalcante, Unimed, Cataratas e Municipal Padre Germano Lauck, das secretarias de Saúde de Foz do Iguaçu e do Estado do Paraná, do Ministério da Saúde e da Itaipu Binacional para celebrar a importância da atuação destes profissionais no ano de 2020 e 2021.

——————–

CABO CASSOL PEDE RELAÇÃO DE CONVÊNIOS DA PREFEITURA COM A ITAIPU

Objetivo de Cassol  é conhecer as parcerias para propor novos convênios 

Um requerimento (33/2021), do Vereador Cabo Cassol, aprovado na sessão desta quinta-feira, 11 de fevereiro, questiona o Executivo sobre quais são os contratos e convênios ativos firmados com a Itaipu Binacional, bem como o andamento de cada um deles. A atual gestão brasileira da Itaipu Binacional tem realizado obras estruturantes para o desenvolvimento da região. E, reconhecendo importante papel que a empresa tem para Foz do Iguaçu, o vereador Cabo Cassol fez o requerimento solicitando a relação completa dos convênios da Prefeitura com a Binacional. O propósito é conhecer as parcerias para que os vereadores possam fazer proposições de convênios que talvez não estejam em pauta com a Usina.

COMISSÃO MISTA EMITE PARECER FAVORÁVEL AO REGULAMENTO DISCIPLINAR DA GUARDA MUNICIPAL 

Projeto está pronto para ser incluído na ordem do dia das próximas sessões para votação

A Comissão Mista da Câmara de Vereadores emitiu parecer favorável ao Substitutivo de Projeto oriundo da prefeitura que implanta o Regulamento Disciplinar da Guarda Municipal. O documento será lido na sessão desta quinta-feira (11). Com isso, o projeto está pronto para ser incluído na ordem do dia das próximas sessões para votação. A comissão entendeu que não há ilegalidade no texto e considerou a proposta como de interesse público.

O Regulamento Disciplinar trata dos princípios, da hierarquia e dos regramentos fundamentais das atribuições, fiscalização, controle, competências, disciplina, infrações, penalidades e julgamento dos integrantes da Guarda Municipal. Trocando em miúdos, o cerco está se fechando contra a chamada “banda podre” que pode existir em corporações dessa natureza. Vem aí o conjunto de normas que vai enquadrar os indisciplinados e busca fortalecer a o reconhecimento da Guarda como referência na prestação de serviço eficiente e de excelência.

——————–

PREFEITO VETOU PROJETO DO EX-VEREADOR CELINO

Projeto de Celino resolveria a dificuldade dos pacientes nas farmácias das unidades de saúde que funcionam em horário reduzido

Sem cerimônias, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) vetou o projeto de lei do vereador Celino Fertrin (Podemos) que prevê a implantação em Foz do Iguaçu do Programa Remédio para Todos. O texto assegura que os medicamentos em geral atualmente distribuídos para a população apenas nas farmácias do SUS sejam disponibilizados também por meio da rede privada, facilitando a vida do cidadão.

Isso seria possível por meio de convênios e resolveria a dificuldade dos pacientes nas farmácias públicas que funcionam em horário reduzido e não existem na maioria das unidades de saúde. O prefeito Chico vetou integralmente o projeto, aprovado na legislatura passada. O chefe do Executivo alegou inconstitucionalidade por se tratar de assunto de iniciativa exclusiva da competência do Executivo, risco de afetar a livre concorrência entre as farmácias privadas e a possibilidade de o produto sair mais caro. Vale lembrar que Celino fez oposição ao atual prefeito na legislatura e durante a campanha eleitoral.

——————–

VEREADOR JOÃO MORALES PEDE INFORMAÇÕES SOBRE RESPONSABILIDADE DA VIA DE ACESSO AO PORTO SECO

João Morales denunciou que o trecho está em péssimas condições 

O vereador João Morales (DEM) fez um requerimento, ao Executivo, aprovado na sessão da última terça-feira (09/02), questionando a respeito da responsabilidade da via de acesso à multilog (Porto Seco), com entrada ao lado da sede da Polícia Federal pela Avenida Paraná. A via é o principal acesso ao Porto Seco, sendo utilizada há mais de uma década pelos caminhões de transporte de cargas oriundos da aduana Argentina. Ocorre que as condições da pista não estão boas e os motoristas reclamam de prejuízos causados com as irregularidades e buracos. Além disso, carretas apresentam problemas mecânicos em razão das péssimas condições da via e trancam o acesso, causando enormes transtornos. 

PREFEITO É COBRADO SOBRE O PROJETO “VACA MECÂNICA”

Alex Meyer apresentou requerimento que teve apoio dos demais vereadores

Um requerimento (26/2021) do Vereador Alex Meyer (PP), aprovado na sessão desta terça-feira (09/02), pede ao prefeito Chico Brasileiro informações sobre o funcionamento do Núcleo de Nutrição e Alimentos – “Vaca Mecânica”. O projeto trata-se da produção de pães e sucos de soja que reforçava e enriquecem a merenda servida nas escolas, CMEIs, além dos centros de convivência, postos de saúde, hospital, famílias cadastradas e instituições de cunho social.

O Vereador Alex Meyer (PP) destacou. “Esse projeto fornecia pães às escolas e outras entidades de cunho social. A produção diária chegou a ser de 33 mil pães e entre 15 a 18 mil saquinhos de suco de soja. Temos um alto número de desemprego na cidade, a pandemia também trouxe muita pobreza para as famílias. A questão desse projeto traz muitos benefícios porque certamente vai contribuir com essas pessoas. Que possamos somar forças e melhorar ainda mais esse projeto”.

——————–

LÍDER DO PREFEITO RESPONDE QUESTIONAMENTOS SOBRE A VACA MECÂNICA

Kalito afirmou que “os pães estão sendo fornecidos principalmente na época de pandemia”

Na sessão desta terça-feira, 9, o vereador Kalito (PSD), líder do governo na Câmara de Foz do Iguaçu respondeu aos questionamentos sobre o funcionamento precário do Centro de Alimentos, localizado na Vila Yolanda, também conhecido como “Projeto Vaca Mecânica”.

Kalito afirmou que “os pães estão sendo fornecidos principalmente na época de pandemia. São 8 mil pães por semana que estão sendo feitos, chegamos a 32 mil pães aproximadamente por mês”. O vereador Rogério Quadros (PTB) disse que em 2018 fez um requerimento sobre o mesmo assunto. “É de fundamental importância que continuem com o trabalho feito pela Secretaria de Educação”.

——————–

CÂMARA DE FOZ DEFINE COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA

Os líderes partidários e as bancadas indicaram nomes para o sorteio

A composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar foi definida na sessão desta terça-feira, 09 de fevereiro. Após sorteio entre os indicados ficou como Presidente do Conselho o Vereador Edivaldo Alcântara (PTB); Vice-Presidente o Vereador Alex Meyer (PP); e membros titulares Cabo Cassol (Podemos), Valdir de Souza “Maninho” (PSC); e Yasmin Hachem (MDB). Os suplentes são Protetora Carol Dedonatti (PP), Adnan El Sayed (PSD) e João Morales (DEM). Os líderes partidários e as bancadas indicaram nomes para o sorteio que formaria a composição final do Conselho.

——————–

ROGÉRIO PROPÕE NOVAS MEDIDAS PARA PERMISSÃO DE USO DE IMÓVEIS DO MUNICÍPIO

O projeto de Rogério Quadros foi apresentado no expediente da sessão para dar início à tramitação

O vereador Rogério Quadros apresentou nesta terça-feira, um Projeto de Lei que modifica a Lei nº 4.477, de 19 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a permissão do uso de imóveis do município às entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos. Sendo assim, ficará permitido o uso de imóveis de propriedade do município pelo prazo de 30 anos, prorrogável por igual período, às entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, a critério da Administração Pública Municipal, mediante interesse público municipal devidamente justificado.

A medida visa dar mais segurança para entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, para uso de bem público, quanto aos investimentos que serão efetuados nos imóveis, garantindo assim a continuidade dos serviços oferecidos à sociedade. O projeto foi apresentado no expediente da sessão para início de tramitação. O texto vai análise das comissões técnicas da casa, que vão emitir pareceres antes da inclusão na pauta de votação.

——————–

ANICE PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER SOLUÇÕES PARA OS CONSTANTES ALAGAMENTOS EM FOZ DO IGUAÇU

Anice busca solução para os moradores que perdem seus bens e sofrem com essa situação

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui (PL) apresentou um requerimento, em que solicita a realização de Audiência Pública para debater soluções para os constantes alagamentos, em diversas regiões de Foz do Iguaçu. Sempre que ocorrem chuvas fortes, nosso município conta com uma série de problemas em praticamente todas as regiões.

Mesmo com as obras realizadas pelo Poder Público, é notório que os problemas desta natureza ainda estão longe de serem resolvidos. Por isso, a vereadora propõe a realização de Audiência Pública para debater sobre estes constantes incidentes e qual a melhor solução, principalmente para os moradores que perdem seus bens e sofrem com essa situação.

VEJA OS PROJETOS QUE ESTÃO EM ANÁLISE NAS COMISSÕES DA CÂMARA DE FOZ

Reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação com Rogério, Anice e Freitas

Os projetos apresentados neste ano na Câmara de Foz do Iguaçu estão em análise nas comissões permanentes. Uma das mais importantes e que emite o primeiro parecer antes de ir para avaliação das demais é a Comissão de Legislação, Justiça e Redação, presidida pelo Vereador Rogério Quadros (PTB), tendo também como integrantes Anice Gazzaoui (PL) e Dr. Freitas (PSD).  Essa é a comissão que analisa se o texto está dentro dos parâmetros legais e se baseia em manifestação do setor jurídico da casa para definir os pareceres. Nesta segunda-feira (8) aconteceu mais uma reunião da Comissão de Legislação. Vários projetos estão em debate técnico na comissão.

Um dos projetos (nº 5/2021), do vereador Kalito (PSD) dispõe sobre criação do Performance Bond, a utilização do seguro-garantia de execução de contratos públicos de obras e de fornecimento de bens ou de serviços de valor igual ou superior a R$ 650 mil. Outra proposta é o Projeto de lei 138/2020, de autoria da vereadora Anice Gazzaoui, que declara como essenciais para a população de Foz do Iguaçu, em situações de calamidade pública, de emergência, de epidemia ou pandemia, os serviços prestados por academias de ginásticas e similares.

——————–

BOLSA DE ESTUDOS NA ÁREA DE ARTES E CULTURA

A proposta consiste em avançar no desenvolvimento de políticas públicas na área artística

Dentre os projetos que estão sob análise das comissões, um deles é o Projeto de Lei 123/2020, de autoria do Poder Executivo e que está sob a relatoria da Vereadora Anice Gazzaoui (PL) na Comissão de Legislação, Justiça e Redação. O PL cria o instrumento de bolsa de estudo e pesquisa a pessoas físicas nas áreas de arte, cultura e patrimônio cultural. A proposta consiste em avançar no desenvolvimento de políticas públicas na área artística e de patrimônio cultural. A ideia do projeto de lei é de que a bolsa de estudo e pesquisa se dê por meio de prestação pecuniária temporária concedida ao bolsista habilitado e aprovado em edital de chamamento público, mediante normas estabelecidas pela Fundação Cultural.

——————–

ALTERAÇÃO NO CONSELHO DA JUVENTUDE

Alex afirma que juventude estará representada no conselho

As comissões da Câmara analisam o projeto de lei 03/2021, que altera a Lei nº 3.736, de 3 de agosto de 2010. A proposta é do Vereador Alex Meyer (PP), incluindo representante da Secretaria da Juventude no Conselho Municipal da Juventude. Para tanto, o texto exclui da composição do conselho o representante da Secretaria de Administração. Na opinião do vereador, o propósito é assegurar aos jovens a verdadeira representatividade dentro do Conselho.

——————–

PREFEITO REMANEJA R$ 4,8 MILHÕES NO ORÇAMENTO

Prefeito alterou secretarias e agora está ajustando os orçamentos

Por meio das comissões técnicas, a Câmara de Foz do Iguaçu também analisa um projeto do prefeito Chico Brasileiro (PL nº 06/2021), remanejando R$ 4,8 milhões no orçamento. São adequações para atender a um projeto anterior, aprovado em sessão extra da Câmara, ainda em janeiro promovendo uma minirreforma administrativa na prefeitura. A Secretaria Municipal de Governo passou a ser Secretaria Municipal de Transparência e Governança. Foi criada também a Diretoria de Gestão da Transparência e Compliance. A pasta absorveu a Ouvidoria Geral do Município, e permanece com as atuais diretorias de Cerimonial e Relações Públicas, Comunicação Social e Informações Institucionais.

A Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos foi desmembrada. Passou a ser Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário agregou as atividades de Comércio, Indústria, Serviços, Empreendedorismo e Desenvolvimento Socioeconômico. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento foi extinta. E na Secretaria do Meio Ambiente foi criada a Diretoria de Bem-Estar Animal.

——————–

CHICO BRASILEIRO QUER REVOGAR LEI DOS EXAMES E RECEITAS PARTICULARES NO SUS

Lei foi criada para dar agilidade no serviço e economia para o próprio sistema

Um projeto da ex-vereadora Ines Weizemann, aprovado no final do ano passado, virou lei, mas agora o prefeito Chico Brasileiro quer revogá-la. A norma determina que o sistema de Saúde Pública do Município aceite encaminhamentos, receitas e exames do serviço particular. A ideia da lei é dar objetividade e celeridade nos serviços diante do quadro de demora e filas de espera na saúde. Devido a ineficiência do sistema, muitas pessoas buscam serviços particulares de saúde de baixo custo e conseguem fazer consultas e exames por conta.

Para continuidade do tratamento, como encaminhamento para especialistas ou exames complexos, o paciente precisa do SUS. Nestes casos tem que começar do zero, indo para a unidade de saúde, ter nova consulta e refazer exames, caindo novamente na fila de espera. Com a lei aprovada ano passado, a ideia era aproveitar no SUS o que foi feito no serviço particular, dando agilidade e economia para o próprio sistema. Entretanto, o prefeito Chico Brasileiro quer a revogação da lei, alegando inaplicabilidade e ilegalidade da lei, tendo em vista que se trata de um sistema único de saúde e que obrigatoriamente deve ser regido por lei federal.

——————–

ÁREA DO COLÉGIO JK AINDA NÃO ESTÁ REGULARIZADA      

Projeto do Executivo vai regularizar a área do colégio JK no Porto Meira

O Colégio Estadual JK, na Grande Porto Meira, até hoje não tem o terreno regularizado. Isso porque quando da construção ninguém cuidou da papelada para transferência do imóvel para o Estado. O tempo passou e ninguém fez nada até que recentemente houve uma solicitação forma da Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de regularização terreno do colégio. Para tanto, o prefeito Chico Brasileiro enviou à Câmara o projeto de lei nº 7/2021, que autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a doar o imóvel ao Governo do Estado do Paraná onde está o Colégio Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira. O texto está em análise técnica nas comissões da Câmara.

——————–

CONSELHO DE DEFESA DOS ANIMAIS DEVERÁ TER REPRESENTANTES DA CÂMARA

Alteração faz parte do primeiro projeto da vereadora Carol na Câmara de Foz Foto

Na lista de projetos em análise pelas comissões da Câmara de Foz do Iguaçu está o de nº 2/2021, de autoria da vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP). O texto altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 4.251, de 8 de julho de 2014, que “Cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais – CMPDA”. A mudança proposta é incluir na composição do Conselho dois representantes da Câmara, sendo um vereador e um servidor e alterando a quantidade de membros para 13, com mandato de dois anos, permitida uma recondução.

CÂMARA DE FOZ DEFENDE AUTONOMIA MUNICIPAL NO NOVO CONTRATO DO PEDÁGIO

Proposta foi apresentada durante reunião parlamentar para discussão do tema

Foz do Iguaçu recebeu no sábado, 06, a segunda audiência pública sobre a nova concessão do pedágio no Paraná. No evento, promovido pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa, o presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício, defendeu maior autonomia dos municípios no novo modelo de contrato. Estiveram presentes os vereadores Rogério Quadros, Anice Gazzaoui, Maninho, Galhardo, Cassol e Freitas. Os vereadores Adnan, Protetora Carol Dedonatti  e Yasmin Hachem foram representados.

“A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu defende veemente a redução verdadeira da tarifa de pedágio, a mais cara atualmente no país. Nós, vereadores, também pedimos a inclusão da maior autonomia dos municípios na discussão de obras nas intersecções da BR 277 neste novo modelo de contrato”, defendeu Ney Patrício.

——————–

REQUERIMENTO PEDE TRINCHEIRA NO CTG CHARRUA

Vereador  Admilson Galhardo entrou com requerimento na Câmara

A sugestão de autonomia municipal no novo contrato de pedágio, defendida pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, está justificada no problema enfrentado pelos moradores dos bairros paralelos a BR-277, na entrada da cidade. A população do Três Bandeiras teve os acessos limitados após a construção do viaduto da Avenida Costa e Silva. Soma-se a isso o fechamento do trevo do CTG Charrua, tornando mais difícil a entrada e saída de moradores na região norte.

O vereador Galhardo apresentou requerimento na última semana sobre o andamento do projeto para construção da trincheira na BR 277, no trevo do Charrua. A obra está prevista para ser implantada na nova concessão do pedágio.

——————–

VEREADORA PROTETORA CAROL PEDE CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO ANIMAL

Carol defende que dinheiro de multas seja canalizado para o fundo

A vereadora Protetora Carol Dedonatti (Progressistas) apresentou ao Poder Executivo, uma indicação para criação de um Fundo Municipal próprio de Proteção Animal. O artigo 57, da Lei Complementar nº 196/2012 – Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais, prevê que as multas aplicadas sejam destinadas para o Fundo Municipal de Saúde, com recursos revertidos ao órgão responsável pelo controle de zoonoses.

Entretanto, segundo a vereadora, existe a necessidade de que estes recursos sejam destinados para o uso exclusivo de políticas públicas de proteção animal, como a aquisição de ração, um programa de castração permanente, e outras atividades fundamentais para o controle, bem estar animal e que também é uma questão seríssima de saúde pública.

 

 

KALITO É O LÍDER DO PREFEITO NA CÂMARA DE FOZ

Karl Stoeckl, o Kalito, foi o chefe de gabinete de Chico Brasileiro

Em ofício encaminhado ao presidente da Câmara, Ney Patricio, o prefeito Chico Brasileiro comunica a indicação do novo líder do Governo. Karl Stoeckl, o Kalito, do PSD, mesmo partido do prefeito assumiu a função na casa de leis. Nos últimos quatro anos, Kalito foi o chefe de gabinete de Chico Brasileiro e ao se eleger vereador pela primeira vez chegou a colocar o nome como opção do grupo situacionista para ser o presidente da Câmara. Ney Patricio, por ter mais experiência, acabou como cabeça de chapa. Kalito que ficou sem cargo algum na mesa diretora, agora é o líder do prefeito na Câmara, função que funciona como uma espécie de porta voz da administração municipal no Legislativo. É o primeiro pára choque diante das demandas que chegam à casa de leis, bem como as investidas da oposição que devem se tornar cada vez mais contundentes neste segundo mandato de Chico Brasileiro.

——————–

PROGRESSISTAS NOMEIAM ALEX MEYER COMO LÍDER DO PARTIDO

Ofício nomeando Alex Meyer como líder do partido foi enviado ao presidente da Câmara

O Partido Progressistas, que concorreu em chapa de oposição ao prefeito Chico Brasileiro, oficializou o vereador Alex Meyer como líder da agremiação na Câmara de Foz do Iguaçu. Para composição da mesa, o PP fechou acordo com o grupo do atual prefeito, sepultando qualquer tentativa ou possibilidade de a oposição eleger mesa diretora. Com isso, o grupo de Chico Brasileiro venceu a eleição e o PP ganhou cargo na mesa. Em troca do apoio, a vereadora Carol Dedonatti ficou com o cargo de 2ª Vice-Presidente da Casa de Leis. O PP também teve o direito de indicar o Diretor Jurídico da Câmara.

O ofício nomeando Alex Meyer como líder do partido foi enviado ao presidente da Câmara, Ney Patricio, pelo presidente do PP de Foz, Thiago Yoshio Fingstag Kodama.

——————–

PEDÁGIO: VEREADORES DE FOZ RECEBEM DEPUTADO FEDERAL AROLDO MARTINS 

Na visita os vereadores também falaram com o deputado sobre o destravamento da BR 277

Os vereadores Admilson Galhardo (Republicanos) e Ney Patrício (PSD) receberam na manhã desta sexta-feira (05/02) o deputado federal Aroldo Martins (Republicanos). Um dos temas foi a questão do pedágio que está em pauta no Paraná.

Audiências publicas estão sendo promovidas para dialogar sobre novas propostas de concessão rodoviária. Na visita os vereadores também falaram com o deputado sobre o destravamento da BR 277, como a necessidade de trincheiras e outras formas de aumentar a mobilidade da importante rodovia que corta o Estado do Paraná. Também esteve presente na reunião, o Presidente do Republicanos em Foz, Sidnei Prestes.

——————–

PROJETO TORNA ESSENCIAL ATIVIDADE DE ACADEMIA EM SITUAÇÕES DE CALAMIDADE

Projeto da vereadora Anice foi apresentado em sessão e seguiu para análise das comissões

Começou a tramitar na Câmara de Foz do Iguaçu, o Projeto de Lei nº 138/2020, de autoria da vereadora Anice Nagib Gazzaoui, que declara como essenciais para a população, em situações de calamidade pública de emergência, epidemia ou pandemia, os serviços prestados por academias de ginásticas e seus similares. A proposta foi apresentada no expediente da sessão de quinta-feira e seguiu para análise das comissões técnicas, responsáveis para apresentação dos pareceres antes da votação em plenário.

Com a medida, passarão a ser consideradas essenciais as atividades prestadas por academias de ginástica, musculação, natação, hidroginástica e escolas de iniciação esportiva, assistidas por profissionais de educação física ou personaltrainer. As artes marciais, escolas de dança e demais prestadores de atividades físicas e similares no município, também farão parte da medida proposta pela vereadora.

CÂMARA SEM FOLGA NO CARNAVAL

 

Decisão da Presidência da Casa de Leis atende decretos do Município e do Estado

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu cancelou os pontos facultativos dos dias 15, 16, e 17 de fevereiro de 2021, que se referem ao feriado de carnaval. A decisão da Presidência da Casa de Leis está em consonância com o Decreto Municipal 28.949 e também com o decreto estadual 6.766. Com a medida, o Legislativo funcionará normalmente nesses dias, no expediente das 08h até 14h.

——————–

CASSOL PEDE ISENÇÃO DE TAXA PARA EMPRESAS E AUTÔNOMOS

“Podemos usar como exemplo Cascavel, que isentou 100% dessa taxa”, disse Cassol

Como forma de priorizar a retomada econômica do município e pensando em setores mais atingidos pela crise econômica, o Vereador Cabo Cassol (Podemos), reivindicou, por meio de indicação, ao Prefeito o envio de projeto de lei que conceda isenção da Taxa de Verificação Regular de Funcionamento para o ano de 2021 para pessoas jurídicas e autônomas dos setores mais atingidos. Ele citou principalmente o Turismo, carro-chefe da economia iguaçuense, que foi intensamente impactado. “Podemos usar como exemplo Cascavel, que isentou 100% dessa taxa. E eu entendo que Foz do Iguaçu foi mais afetada pela crise do que Cascavel”, disse Cassol.

——————–

VEREADOR EDIVALDO SUGERE MEDIDA PARA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO TRANSPORTE PÚBLICO

Pedido de Edivaldo considera demissão em massa que segundo ele vem ocorrendo no setor 

Em face das dificuldades que os trabalhadores do transporte coletivo estão enfrentando, o vereador Edivaldo Alcântara (PTB), propôs, por meio de indicação, ao Poder Executivo, criação de lei para isenção de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para que a isenção vigore por um período de seis meses. E, e em contrapartida os valores não remetidos ao município seriam utilizados na capacitação dos profissionais contratados pelas empresas, considerando demissão em massa que tem ocorrido desses trabalhadores e em virtude do colapso do transporte coletivo.

——————–

ROGÉRIO QUADROS É O LÍDER DO PTB NA CÂMARA DE FOZ DO IGUAÇU

Rogério Quadros vem se destacando pela postura de moralidade e austeridade na Câmara

A presidente da Comissão Provisória do PTB de Foz do Iguaçu, Débora de Oliveira Darcin da Silva, encaminhou ofício ao presidente da Câmara, Ney Patricio, informando que o partido definiu Rogério Quadros como líder da bancada petebista no Legislativo. Reeleito para o segundo mandato, Rogério Quadros vem se destacando pela postura de moralidade e austeridade na Câmara Municipal.

No comando da liderança, Rogério fica responsável pelo encaminhamento das votações e orientação de voto do PTB no Legislativo. Também tem a incumbência de dialogar com as outras bancadas e fazer valer as deliberações do partido quanto às votações e posicionamentos diante dos assuntos de interesse da coletividade. Para esta legislatura, além de Rogério Quadros, o PTB elegeu também o vereador Edivaldo Alcântara.

CÂMARA DE FOZ SUSPENDE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS


Mesa diretora da Câmara de Foz determinou o corte desse tipo de gastos por 90 dias 

Um ato da Presidência (13/2021), que contou com anuência dos demais membros da Mesa Diretora, suspende por 90 dias a concessão de diárias e passagens a Vereadores e servidores na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. A medida foi tomada em virtude da necessidade da contenção de despesas, dada a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. O ato foi publicado no diário oficial da última terça-feira (02/02) e já está em vigor.

O Presidente da Casa, Ney Patrício, pontuou. “A formação e a representatividade fora da cidade são importantes, mas o momento econômico está difícil. O ano será complicado também. A Câmara mostra que está preocupada com essa questão e é também uma resposta à população. A medida foi tomada com anuência da Mesa Diretora e de outros Vereadores”.

“Dar o exemplo”

O Vereador Rogério Quadros, 1º vice-presidente da Mesa Diretora, ponderou que “neste momento em que toda população passa por momentos difíceis, a Câmara precisa dar o exemplo de economia e corte de gastos”.

“A formação é importante, mas o momento necessita de medida de corte de gastos”

A Vereadora Yasmin Hachem (MDB), 1ª secretária da Mesa Diretora, afirmou “entendo a importância da formação e da representatividade. Mas, nada supera o momento atual de crise econômica, social e de saúde. E, necessitamos de medidas mais urgentes como o corte de gastos. E, nós como representantes do povo, também precisamos de medidas que tenham efeitos sobre nossas vidas. Concordo, nesse sentido, que precisamos dar o exemplo”.

“O momento não é propício e precisamos de cautela com dinheiro público”

O Vereador Valdir de Souza “Maninho” (PSC) pontuou. “O meu posicionamento é favorável ao ato, em virtude da crise econômica que estamos vivendo. É difícil pela questão de ser dinheiro público, não há necessidade no momento em se ter gasto com isso. O momento não é propício para viajar, mesmo que seja a trabalho. A decisão foi perfeita”.

“Precisamos dar respostas à população”

A Vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP), 2ª vice-presidente da Mesa Diretora afirmou. “Apoio integralmente a decisão em razão do cenário econômico, causado pela questão da pandemia. Existe a necessidade de redução de despesas e de darmos respostas à população”.

_____________________________

APROVADA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O FEMINICÍDIO

A Câmara de Foz do Iguaçu aprovou a realização de Audiência Pública para debater a violência contra a mulher e o feminicídio. o requerimento foi apresentado pela vereadora Anice Gazzaoui. Ela afirmou que o Brasil ocupa hoje a 5ª posição no ranking mundial em feminicídio – assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher.

“Como advogada criminalista, como vereadora, como mulher, como mãe, como esposa, como cidadã, por onde eu vou, acompanho muitos casos de violência. Algumas mais camufladas, outras infelizmente expostas, e nós estamos vivenciando cada dia que passa, as mulheres sendo vítimas das pessoas que deveriam amá-las, as pessoas que principalmente juraram amor” disse Anice. A data da audiência será definida e amplamente divulgada.

 

 

APROVADO REQUERIMENTO DE ROGÉRIO QUADROS QUE PEDE MELHORIAS NA AVENIDA BRASIL

Para o vereador Rogério, a revitalização da Avenida tem que sair do papel

A primeira sessão ordinária de 2021 aconteceu nesta terça-feira (02), e foi marcada pela apresentação de muitos projetos, indicações e requerimentos de extrema importância para a população. O vereador Rogério Quadros trouxe para a sessão três requerimentos em que solicita do Poder Executivo informações ou prestação de contas. Em um dos requerimentos, ele cobra informações e planejamento de melhorias na Avenida Brasil. Rogério quer saber se existem estudos nesse sentido, e caso haja, que a prefeitura informe o prazo para execução das obras.

O vereador cita que a via abriga muitos comércios e é peça fundamental no setor turístico e formação de renda para nossa cidade. Os empresários situados ali investem diretamente na economia e agora, precisam desses investimentos por parte do poder público. “É importante esse requerimento para que possamos ter de forma documental quais são os investimentos que serão realizados na Avenida e assim repassarmos aos comerciantes da região, que sempre cobram esses esclarecimentos” ressaltou Rogério Quadros.

——————–

REQUERIMENTO REIVINDICA TRINCHEIRA NA ANTIGA ROTATÓRIA DO CTG CHARRUA

Um requerimento de autoria do vereador Galhardo cobra informações ao Executivo

A questão da trincheira na antiga rotatória do CTG Charrua foi um dos assuntos amplamente discutidos na primeira sessão ordinária da Câmara de Foz do Iguaçu realizada nesta terça-feira, 2. Um requerimento de autoria do vereador Galhardo cobra informações ao Executivo a respeito das negociações para implantação da trincheira no local, considerando que é importante acesso da região Norte à região central da cidade.

“Os comerciantes estavam animados com a retomada das atividades. Mas, com o fechamento da rotatória do CTG Charrua tudo mudou. Lembramos que só temos dois acessos da região norte para região central da cidade. São obras possíveis de se realizar”, defendeu o Vereador Galhardo (Republicanos). Como forma de contribuir para discussão, o Vereador Ney Patrício se manifestou. “Esse assunto é recorrente e quero passar de antemão que amanhã (quarta, 3) o Prefeito estará aqui na Câmara em reunião conosco e deve falar sobre esse assunto. Tivemos a sinalização positiva, em uma ida a Curitiba, para duas trincheiras que a cidade precisa, a da região do Hotel Rafagnin na BR e a da antiga rotatória do CTG Charrua”, afirmou o Presidente do Legislativo.

——————–

PROJETO PREVÊ SEGURO-GARANTIA PARA EXECUÇÃO DE CONTRATOS PÚBLICOS

Kalito  está propondo, via projeto de lei (05/2021), a criação do Performance Bond

Como forma de evitar atrasos e paralisação de obras no município de Foz do Iguaçu, o vereador Kalito Stoeckl está propondo, via projeto de lei (05/2021), a criação do Performance Bond, uma espécie de seguro-garantia na execução de contratos públicos de obras e fornecimentos de bens e serviços. O projeto foi lido na sessão ordinária desta terça-feira (02/02) para iniciar sua tramitação na Casa de Leis, indo para análise das comissões permanentes.

A proposta abrange contratos públicos de obras e de fornecimento de bens e serviços, com valor igual ou superior a R$ 650.000,00. “A ideia é que empresa que ganhar a licitação para execução de obras, por exemplo, já apresente, na fase de habilitação, o seguro garantidor. Assim, qualquer problema que possa existir estaria assegurado. Em outros países, como Estados Unidos, esse tipo de seguro já existe”, explicou Kalito.

——————–

VEREADOR MANINHO INDICA REVITALIZAÇÃO DE VÁRIAS ÁREAS ESPORTIVAS E NOVOS CAMPOS DE FUTEBOL

Para o Porto Meira, Maninho pediu reformas e melhorias no Gustavão e construção de um novo campo

Com atuação destacada em defesa do esporte de Foz do Iguaçu, em especial para as comunidades dos bairros, o vereador Valdir de Souza Maninho iniciou a legislatura mostrando trabalho.  Dentre as atividades, ele apresentou 18 indicações, várias para revitalização de áreas de lazer, além de manutenção, reformas e construção de novos campos de futebol.

A primeira indicação no setor de esporte é a revitalização do campo de futebol Gustavo Dobrandino da Silva, mais conhecido como “Gustavão”, no Porto Meira. Para a mesma região, ele entrou com documento pedindo a construção de um novo campo de futebol, com toda estrutura necessária.

Reformas no Estádio Gustavão – No estádio Gustavão, o vereador Maninho solicita a troca do gramado, troca de iluminação, construção de arquibancadas e construção de banheiros masculino e feminino. “É um pedido da população iguaçuense que participa de torneios de futebol por esta região e também promover a prática de esportes e lazer para os cidadãos”.

A construção de arquibancadas se faz necessária, pois a maioria dos jogos contam com a participação das torcidas que, por sua vez, não possuem lugar para ficar, nem banheiros.

Novo campo no Porto Meira – Sobre um novo campo de futebol no Porto Meira, o vereador apresentou documento a ser enviado a prefeitura, indicando que o prefeito determine à Secretaria competente a realização de estudo que viabilize a construção de um campo de futebol, com toda estrutura necessária, com gramado, arquibancadas, iluminação, banheiros, cabine técnica e bancos de reservas, na região do Bairro Porto Meira.

Maninho como local uma ampla área localizada no fim da Rua Francisco Antonio Moreira, nas proximidades da Avenida Javier Koelbl e ao CENSE – Centro de Socioeducação de Foz do Iguaçu.

Regiões de Três Lagoas e Vila C – Com as indicações, Maninho solicitou espaços esportivos para várias outras regiões. Uma delas é a construção de uma área para a prática de esportes e lazer no antigo Loteamento Residencial Lagoa Dourada, no Bairro Três Lagoas.

Também pediu a troca da iluminação do campo de futebol localizado na Avenida João Riccieri Maran, no Bairro Três Lagoas, próximo aos Pesque e Pagues da região. Outra indicação é a revitalização do campo de futebol localizado entre a Rua Engenho Novo e Avenida Araucária, no Bairro Três Bandeiras.

Além disso, Maninho indicou, via documento a ser enviado da Câmara ao Prefeito Municipal, a revitalização do campo de futebol da Vila C, localizado entre as ruas Recife, “N”, João Pessoa e Rua “O”, com instalação de iluminação, arquibancadas, bancos de reservas e banheiros públicos. Segundo Maninho, é um bairro de grande porte na cidade de Foz do Iguaçu, onde diversos times usam o mesmo campo para torneios e escolinha de futebol.

Outras indicações para áreas esportivas – As indicações apresentadas por Maninho que oficializam a reivindicação perante o Poder Público incluem outros espaços esportivos, vários deles como:

  • Revitalização do campo de futebol localizado entre a Rua João Goulart e Rua da República, no Bairro Centro Cívico;
  • Revitalização do campo de futebol localizado na Rua Dirceu Pastorello, na Área Rural;
  • Revitalização do campo de futebol e da quadra de esportes localizados entre a Rua Carijós e a Rua Marajoaras, no Bairro Maracanã;
  • Revitalização do campo de futebol localizado nas proximidades da Avenida Silvio Américo Sasdelli e Avenida Brodosqui, no Bairro Itaipu A;
  • Revitalização do campo de futebol localizado próximo à Rua Guarapari, no Bairro Panorama;
  • Revitalização do campo de futebol localizado próximo à Praça da Bíblia, entre a Avenida Pôr do Sol e a Rua Parnaíba, no Bairro Campos do Iguaçu.

 

 

 

VEREADORA PROTETORA CAROL INDICA AQUISIÇÃO DE COLEIRAS REPELENTES PARA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE

Para Protetora Carol, trata-se de um grave problema de saúde pública 

A vereadora protetora Carol Dedonatti (Progressistas) entrou com pedido formal indicando ao prefeito a aquisição e distribuição de coleiras repelentes do mosquito phlebotominae (mosquito palha), conhecido como o vetor da leishmaniose. As coleiras seriam distribuídas gratuitamente para quem possui cães em casa e não tem condições de adquirir; e também para os animais de rua ou abrigados com protetores.

Na opinião da vereadora Protetora Carol, é uma questão de saúde pública, tendo em vista que a doença infecciosa pode ser transmitida ao ser humano por meio do mosquito. Leishmaniose é doença perigosa e pode acometer inclusive as crianças.

——————–

VEREADOR ALEX ENTRA COM PROJETO PARA ALTERAR CONSELHO DA JUVENTUDE

Alex Meyer disse que projeto garante a representatividade

O vereador Alex Meyer (PP) quer substituir no Conselho Municipal da Juventude o representante da Secretaria de Administração por um da Secretaria da Juventude. É o primeiro projeto do vereador na Câmara de Foz do Iguaçu. Alex é um dos 13 novos eleitos para a atual legislatura composta por 15 vereadores. Atualmente, o Conselho da Juventude é formado por 10 representantes da sociedade civil eleitos na Conferencia Municipal da Juventude e 5 da administração municipal designados pelo prefeito das secretarias correlatas.

O projeto de Meyer altera a redação do item da lei onde consta representante da Secretaria de Administração, passando a ser da Secretaria da Juventude. O vereador justificou a proposta afirmando que a alteração assegura “a verdadeira representatividade dos jovens junto ao conselho”.

Após passar pelas comissões técnicas e caso seja aprovado, o projeto definirá que dos membros indicados da administração serão: 1 da Fundação Cultural; 1 da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; 1 da Secretaria Municipal da Educação; 1 da Secretaria Municipal da Juventude; e 1 da Secretaria Municipal da Assistência Social, Família e Relações com a Comunidade.

——————–

GALHARDO QUER LIBERAÇÃO DE CALÇADAS PARA COMÉRCIO DE ARTESANATO E USADOS

Vereador Admilson Galhardo apresentou também proposta de Alvará na Praça para trailers

A geração de emprego e renda, principalmente no cenário pós pandemia, é demanda urgente no país. Pensando assim, o Vereador Galhardo (Republicanos), está propondo ao Executivo, via indicação (38/2021) a implantação do programa denominado Venda na Calçada. A ideia é possibilitar ocupação e renda às mulheres do município, liberando em período transitório a utilização da própria calçada para comercialização de produtos usados e artesanais.

Também com a finalidade de retomada econômica, outra proposta de Galhardo é alvará na praça. A ideia consiste em uma permissão transitória para que proprietários de trailers utilizem o espaço público e que a praça tenha rede subterrânea de água e energia.

——————–

BIBLIOTECA DO CIDADE NOVA VAI RECEBER LIVROS ADQUIRIDOS COM EMENDA IMPOSITIVA DA VEREADORA ANICE

Anice também apresentou outra emenda desta vez para reforma da biblioteca

A Biblioteca Comunitária do Cidade Nova receberá, nesta sexta-feira (29), as 10h30, na Fundação Cultural, a doação de 156 livros para compor o acervo do espaço, que disponibiliza os exemplares gratuitamente para os moradores da região. A doação é resultado de uma emenda impositiva executada ainda no ano passado no valor de R$ 3 mil da vereadora Anice Gazzaoui.

A aquisição dos livros foi feita pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu que fará o repasse à Biblioteca. A vereadora ainda tem outra emenda a ser executada neste ano no valor de R$ R$ 16.194,00 para reformas e melhorias na Biblioteca Comunitária.

O espaço existe há cerca de 10 anos e é administrada pela Associação Cidade Nova Informa – CNI. Atualmente, o acervo dispõe de 8 mil livros da literatura em geral. Devido a pandemia do novo Coronavírus, a biblioteca está funcionando por agendamento quando solicitada previamente.

YASMIN QUER PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS NAS ESCOLAS DE FOZ

Vereadora Yasmin com a secretária de Educação, Maria Justina

 

Afirmando que o novo Fundeb garante os recursos para a finalidade, a vereadora Yasmin Hachem, do MDB, está pedindo a inclusão de psicólogos e assistências sociais nos quadros da educação básica. A sugestão foi feita ao Executivo por meio de indicação e também em reuniões nas secretarias de Educação e de Assistência Social. “Já existe concurso com chamamento aberto. A ideia é que em um período pós pandemia seja possível viabilizar equipe multiprofissional que atenda escolas e CMEIs”, afirmou Yasmin em nota da assessoria.

O que ocorreu foi que o novo Fundeb incluiu esses profissionais na chamada Folha de Pagamento do Fundeb. “Portanto, existem agora as condições para no cenário pós pandemia (em que as vedações de novas contratações não estejam mais em vigor) possa se implantar essas equipes multiprofissionais nas escolas e CMEIs de Foz do Iguaçu”, divulgou a vereadora.

——————–

VEREADOR ROGÉRIO QUADROS COBRA INFORMAÇÕES SOBRE INVESTIMENTOS DA PREFEITURA NAS ESCOLAS

Vereador Rogério Quadros (PTB) cobra do prefeito Chico Brasileiro investimentos na Educação

Com o requerimento (01/2021), o primeiro entre os 16 já apresentados neste ano, o vereador Rogério Quadros, do PTB, está cobrando do prefeito Chico Brasileiro investimentos em algumas escolas que é compromisso da administração. Os estabelecimentos citados no documento são as escolas municipais Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo; Oswaldo Cruz, no Jardim Manaus; Antônio Gonçalves Dias, no Campos do Iguaçu; Professor Benedicto João Cordeiro, no Jardim Tarobá; e Frederico Engel, no Jardim Copacabana.

Rogério solicita que a Prefeitura envie as informações especificando quais foram os investimentos, reformas e ampliações, nos últimos dois anos nas escolas citadas. Em matéria divulgada pela Câmara, ele afirma que desde que iniciou o mandato, em 2017, uma das plataformas é a visita em escolas e CMEIs, ouvindo diretores, professores e equipe.

“Dentro da função de vereador, estamos questionando os investimentos na área de educação, que é o segundo maior orçamento do município. A educação também recebe recursos dos governos: federal e estadual. E essas escolas fazem parte das regiões do Jardim São Roque, Panorama e Campos do Iguaçu. A Frederico Engel já não comporta a demanda de alunos”, disse Rogério.

——————–

ANUNCIADA CRIAÇÃO DE BANCADA DESENVOLVIMENTISTA NA CÂMARA DE FOZ

A criação de uma bancada desenvolvimentista na Câmara de Foz do Iguaçu foi anunciada nesta semana pelos vereadores Adnan El Sayed (PSD) e Cabo Cassol (Podemos). O bloco que já oficiou o presidente Ney Patrício (PSD) é formado também por outros vereadores, mas os dois se colocam como os coordenadores.  Afirmam que a ideia consiste em propor projetos em âmbito local e dialogar com entidades do município e demais entes federativos a respeito de iniciativas, obras estruturantes e demais ações que venham acontecer e impactar diretamente no desenvolvimento do município.

Cassol e Adnan dizem que vão “encabeçar a bancada”

Dentre os assuntos como desenvolvimento econômico sustentável, inovação, indústria, comércio, turismo, agricultura, serviços e atividades de pequenos empreendedores, o bloco se propõe a dialogar com outros entes e sociedade organizada citando ACIFI, CodeFoz, Itaipu e outras esferas de governo. Além dos impactos das chamadas obras estruturantes, a pauta inclui a busca de soluções para questões como a cobrança de pedágio no Paraná. “Ainda de acordo com os parlamentares, outras questões discutidas em âmbito estadual, como o pedágio, devem entrar nos debates da bancada, uma vez que esses temas têm impacto direto no município”, consta na notícia divulgada pela Câmara.

 

 

 

leave a reply