Reviravolta: CONMEBOL ANUNCIA BRASIL COMO SEDE DA COPA AMÉRICA

País foi escolhido no lugar da Argentina e da Colômbia; a entidade agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro por 'abrir as portas ao evento’.

Sede da Conmebol, na cidade de Luque, no Paraguai

A Conmebol confirmou o Brasil como sede da Copa América nesta segunda-feira (31). O torneio deve começar no próximo dia 13 e terminar em 10 de julho. O país foi escolhido no lugar da Argentina e da Colômbia.

As datas de início e final do torneio já estão confirmadas, segundo a entidade máxima do futebol sul-americano. As sedes das partidas e a tabela deverão ser informadas pela Conmebol nas próximas horas, de acordo com a publicação da confederação nas redes sociais. A Copa América foi cancelada na Colômbia por causa de protestos e, na Argentina, por causa da pandemia.

Mais cedo, o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil, havia se reunido com os organizadores do evento para avaliar a possibilidade de o Brasil sediar a Copa América no mês de junho – o que se confirmou poucas horas depois.

Nas redes sociais, a Conmebol agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “assim como à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por abrir as portas do país ao que hoje em dia é o evento esportivo mais seguro do mundo.” No domingo (30), a entidade confirmou o cancelamento da Copa América na Argentina e disse que estudava ofertas de outros países para a realização do evento.

O torneio programado para o período de 13 de junho a 10 de julho, adiado em um ano pela pandemia do novo coronavírus, deveria ter duas sedes pela primeira vez em seus 105 anos de história, dividindo partidas entre a Colômbia e a Argentina.

PRESIDENTE DA CPI NÃO VÊ PROBLEMA EM COPA AMÉRICA NO BRASIL

 

 

Omar Aziz leva em consideração o fato de haver outros campeonatos em disputa no país, mas ressalta importância de “garantias sanitárias”

O presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), falou sobre o Brasil ter sido escolhido a sede da Copa América 2021 nesta segunda-feira (31). A notícia tomou as redes sociais e dividiu pessoas a favor e contra o torneio, sobretudo devido à situação da pandemia no país. Para Aziz, não há problema.

“Se não tiver público e tiver todas as garantias sanitárias… com certeza absoluta não vejo grandes problemas, porque nós temos já campeonatos andando”, disse o senador à agência de notícias Reuters.

Aziz sugeriu ainda que se formem “barreiras sanitárias”, para “a gente saber que não vai trazer uma cepa para cá, uma cepa nova para cá”. O senador também ressaltou a importância da testagem das delegações.

Mais cedo, o governador Ibaneis Rocha disse ao Jornal de Brasília que também não vê nada contra o Brasil e o Distrito Federal receberem jogos do torneio. “Não tenho nada contra a Copa América, desde que mantidas as medidas sanitárias”, declarou.

A Copa América, que estava programada para ser disputada na Colômbia e na Argentina, ocorrerá no Brasil entre 13 de junho e 10 de julho. Os colombianos desistiram de sediar a competição devido a problemas sanitários e políticos; o governo argentino também recusou por conta dos casos de covid-19 no país.

Os estados que sediarão os jogos ainda não foram escolhidos. Especula-se Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Natal e o Distrito Federal. A final, inclusive, poderia ser no Mané Garrincha. A Conmebol deve anunciar as sedes em breve.

(Da Redação com CNN e Jornal de Brasília)

leave a reply