O secretário chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, se reuniu com a diretoria da margem brasileira da Itaipu, na tarde desta quarta-feira (9), em Foz do Iguaçu, para obter informações sobre a composição do orçamento da empresa, o processo de privatização da Eletrobras e a revisão do Anexo C do Tratado da Itaipu.
O secretário foi recebido pelo diretor-geral brasileiro, general João Francisco Ferreira, e em seguida assistiu a uma apresentação feita pelo diretor financeiro executivo, almirante Anatalicio Risden Junior.
Risden durante apresentação ao secretário chefe da Casa Civil do Paraná
O objetivo do encontro, segundo Silva, foi alinhar informações para defender os interesses dos paranaenses. “A MP [Medida Provisória 1.031] que trata da privatização da Eletrobras, por exemplo, está permeando o mundo político e algumas questões estão sendo levantadas”, disse. “Então vim para a Itaipu conhecer melhor esse contexto e também me atualizar sobre outros temas, para, se necessário, compartilhar essas informações e não deixar que a pauta política distorça os fatos.”
Silva aproveitou a ocasião para fazer um agradecimento “por tudo o que a Itaipu está fazendo pelo povo do Paraná”, referindo-se à série de obras estruturantes pagas pela empresa, que totalizam um investimento de cerca de R$ 2,5 bilhões para atender a antigas reivindicações da população paranaense.“Essa empresa é um orgulho para o nosso Estado e para o Brasil.”
O secretário agradeceu as informações e, principalmente, o apoio que a empresa está dando ao Paraná com a série de obras estruturantes
Segundo o general Ferreira, a solicitação do chefe da Casa Civil foi muito bem-vinda. “Às vezes nos deparamos com algumas declarações que não correspondem à realidade, então, é importante que a população seja informada de forma clara e transparente e, nesse sentido, a visita do secretário foi importante”, afirmou o diretor.