Meio Ambiente: IMPACTO DA POLUIÇÃO POR PLÁSTICO NA SAÚDE HUMANA CAUSA PREOCUPAÇÕES

A pesquisa descobriu que três quartos dos entrevistados achavam que a poluição do plástico e o lixo eram as maiores ameaças à saúde dos mares

O impacto da poluição marinha de plástico na saúde humana está no topo de uma lista de preocupações relacionadas à saúde sobre ameaças marinhas em uma pesquisa em grande escala que pode ajudar a definir a política sobre a melhor forma de proteger nossos oceanos.

Pesquisadores da Universidade de Exeter conduziram uma pesquisa com mais de 15.000 pessoas em 14 países europeus, além da Austrália, como parte da colaboração europeia interdisciplinar chamada Projeto Mares, Oceanos e Saúde Pública na Europa (SOPHIE) , financiado pelo Horizons 2020.

Trabalhando com colegas do European Marine Board, da University of Vienna e da University of Queensland, o projeto SOPHIE investigou as percepções do público em relação a vários tópicos marinhos, incluindo a poluição marinha por plástico.

O novo estudo, publicado na Global Environmental Change , descobriu que tanto europeus quanto australianos estavam altamente preocupados com o impacto da poluição marinha de plástico na saúde humana, classificando-a no topo das 16 ameaças marítimas em termos de causa de preocupação, incluindo derramamentos de produtos químicos ou de óleo , perda de biodiversidade marinha e efeitos relacionados às mudanças climáticas, como aumento do nível do mar e acidificação dos oceanos.

A pesquisa surge no momento em que a poluição por plástico é amplamente reconhecida como uma das principais causas de preocupação internacional. Minúsculas partículas de plástico conhecidas como microplástico foram encontradas em todas as amostras de vida marinha, o que significa que provavelmente serão ingeridas por humanos. No entanto, embora muito se saiba sobre os danos ecológicos, incluindo à vida marinha e outros animais selvagens, os impactos potenciais sobre a saúde humana são inconclusivos. O estudo descobriu que as pessoas entrevistadas apoiaram mais pesquisas para entender o impacto da poluição marinha de plástico em nossa saúde.

A autora principal Sophie Davison, do Centro Europeu para o Meio Ambiente e Saúde Humana da Universidade de Exeter , disse: “A poluição por plástico é um dos desafios ambientais de crescimento mais rápido em nosso planeta. No entanto, embora o dano à vida marinha seja bem compreendido, o impacto sobre a saúde humana permanece obscuro. Nosso estudo indica que isso é uma grande preocupação para o público, e que há amplo apoio para mais pesquisas nesta área. ”

A pesquisa mostrou que a poluição do plástico se decompõe em partículas minúsculas de microplástico, que chegam às entranhas de criaturas marinhas, pássaros e outros animais selvagens. Até o momento, as evidências sobre se e como eles afetam os humanos, por exemplo, ingerindo-os através da ingestão de frutos do mar, são limitadas.

O coautor Mathew White, psicólogo ambiental da Universidade de Viena, disse que o objetivo do documento é informar a tomada de decisões sobre a política de poluição por plásticos e o financiamento de pesquisas sobre os impactos potenciais à saúde humana. Ele disse: “Dado que a poluição marinha de plástico é um desafio global e toda a sociedade contribui em algum grau para o ciclo de consumo de plástico, precisamos urgentemente encontrar maneiras de conectar o alto nível de preocupação com formas de reduzir o vazamento de plástico no meio Ambiente.”

As descobertas ecoam uma pesquisa recente com 8.000 pessoas, conduzida pelo Departamento do Governo para o meio ambiente, alimentação e assuntos rurais. A pesquisa descobriu que três quartos dos entrevistados achavam que a poluição do plástico e o lixo eram as maiores ameaças à saúde dos mares e 94 por cento das pessoas acreditam que a saúde dos oceanos e dos humanos está ligada, por sua vez ecoando um alerta de pesquisadores liderados por Exeter que traçou um plano de ação para instigar as primeiras etapas da mudança .

A Universidade de Exeter é líder mundial em pesquisa de microplásticos, incluindo o impacto biológico em animais marinhos , e desenvolvendo um novo método para testar diferentes tipos de plástico simultaneamente.

 

(Da Redação com EcoDebate)

leave a reply