Artistas do Iguaçu: EM FOZ, COMUNICAÇÃO E FUNDAÇÃO CULTURAL INICIAM SÉRIE SOBRE OS ARTISTAS LOCAIS

Candidatos a diretores e coordenadores de escolas e CMEIS devem passar por formação de 30 horas. Eleições acontecerão no dia 3 de dezembro.

Série especial vai contar a história e a influência de diversos artistas, mais variados segmentos, na identidade cultural da cidade.

A arte possui diversas formas de se manifestar e todas elas recebem uma carga de pessoalidade, individual a cada artista, que emprega vivências, memórias e técnica a favor de uma mensagem. Eles serão apresentados a partir desta quarta-feira (21), em uma série especial de matérias, em parceria com a Fundação Cultural, para mostrar a importância que possuem no desenvolvimento da identidade iguaçuense ao mostrar uma cidade por outra perspectiva.

Os textos irão contemplar personagens dos mais variados segmentos, como as artes visuais, artes cênicas, arte circense, dança, música, cinema e também a arte contemporânea. Serão perfis, características de trabalho e a apresentação de profissionais, naturais de Foz ou não, que encontraram por aqui uma vitrine para mostrar seus trabalhos ao mundo.

“Há 36 anos, é isso que a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu promove. O encontro entre todas essas formas artísticas com a população. Contar um pouco sobre essas pessoas, que tanto se dedicam à cidade, pode ser o próximo passo da nossa evolução enquanto produtores culturais”, disse o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Além de coordenar ações da autarquia, Juca também conhece o mundo artístico, pela carreira que possui como ator, diretor teatral e produtor.

“A diversidade de povos que temos na cidade também é vista na diversidade de arte que é produzida por aqui. Estamos em uma região trinacional, com forte influência de tribos indígenas a nações europeias e asiáticas. Tudo em Foz inspira arte. Nossa natureza muito rica, nossas atividades turísticas que recebem milhares de visitantes todos os anos. É um local único”, complementou.

TRABALHO DA FUNDAÇÃO CULTURAL

Na atual gestão, a autarquia realizou uma série de promoções da cultura local, entre elas a aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc para atender aos artistas que foram afetados pela pandemia de Covid-19.

Em um novo edital, deverão ser contemplados novos artistas, para fortalecer ainda mais o setor no município. “Ter apoio para criar estratégias e trabalhos de promoção à cultura é primordial. Felizmente é isso que encontramos na atual gestão e, por isso, não vamos medir esforços para transformar Foz do Iguaçu em um polo cultural”, declara Thaisa Praxedes, diretora de cultura.


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO OFERTA CURSO PREPARATÓRIO PARA GESTORES DAS UNIDADES DE ENSINO

Candidatos a diretores e coordenadores de escolas e CMEIS devem passar por formação de 30 horas. Eleições acontecerão no dia 3 de dezembro.

A Secretaria Municipal da Educação está ofertando um curso de formação para professores que desejam concorrer a uma vaga de diretor ou coordenador de escola ou CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil). A formação, que começou no dia 1º deste mês e seguirá até o dia 29, é de caráter obrigatório e foi estabelecida pelo Plano Municipal de Educação.

Cerca de 550 pessoas, entre secretários e professores da educação infantil e ensino fundamental, participam do curso, em plataforma virtual. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal do gestor e na melhoria da qualidade dos processos de organização e gestão da unidade de ensino.

“A proposta da formação é que o gestor entenda a função social da escola, o processo administrativo e pedagógico como um todo, podendo criar métodos e estratégias de intervenção. Além disso, o curso oferece ferramentas para a elaboração de planos de ações que contribuam para o atendimento da comunidade escolar”, explicou a secretária da educação, Maria Justina da Silva.

Os desafios da escola pública; transferências voluntárias de recursos para as unidades; o papel do gestor público na intervenção social; elaboração de documentos oficiais; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); conselhos escolares e APMF são alguns dos temas abordados durante a formação.

PROCESSO ELEITORAL

Após a realização do curso, será aberto o período de inscrição dos candidatos, de 02 a 06 de agosto, junto ao Protocolo Geral do Município. No dia 30 de agosto será divulgada a lista provisória das inscrições e de 31 de agosto a 1º de setembro será o prazo para recursos das inscrições. No dia 03 de setembro será divulgada a homologação das inscrições e de 10 a 30 de novembro ocorre a campanha eleitoral.

A eleição para diretor e coordenador de escola será no dia 03 de dezembro, uma sexta-feira, das 7h30 às 15 horas, nas próprias unidades de ensino. “A Comissão Especial de Eleição inova nesse pleito atendendo um pedido antigo dos gestores que é a eleição ocorrer durante a semana, em período de aula. Esperamos com isso uma maior participação dos pais e responsáveis, que é sempre o que se objetiva: escolas, Cmeis e comunidade juntas na construção democrática da educação municipal”, disse a presidente da Comissão, Valeria Cristina Rodrigues.

Conforme prevê o Plano Municipal de Educação, pais e servidores podem votar para escolher os diretores e somente servidores escolhem os novos coordenadores pedagógicos das 50 escolas e 41 CMEIS do município.

As funções de Diretor e Coordenador Pedagógico das escolas ou CMEIS só poderão ser exercidas por ocupantes de cargo efetivo e estável, do Quadro Próprio do Magistério Público Municipal, ou ainda, no caso de Diretor de Escola, detentor do cargo efetivo de Secretário de Escola, mediante eleição para o mandato de três anos, na forma de regulamento próprio.

(Da Redação com AMN)

leave a reply