Foz do Iguaçu: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FORMA NOVAS TURMAS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Foram 37 alunos que receberam o certificado profissional em cursos de gastronomia e poderão começar a empreender

Uma nova turma de futuros empreendedores foi formada pela Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu nesta semana. Na quarta-feira (4), 37 alunos dos cursos de Elaboração de Salgados, Elaboração de Doces e Fabricação de Bolos e Pães Naturais e Integrais receberam o certificado de conclusão e poderão começar a atuar profissionalmente no ramo.

Os cursos foram ministrados em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) na Carreta do Conhecimento, montada ao lado da Praça da Paz. Durante 14 dias, cada aluno pôde aprender técnicas e receitas da cozinha profissional, bem como recebeu orientações para iniciar uma carreira na área.

“Firmamos parcerias para oferecer cursos úteis para as pessoas, em áreas onde elas possam trabalhar, adquirir renda e ter uma profissão. Dar essa autonomia é imprescindível para também movimentar a economia da cidade, com mais pessoas tentando empreender”, observou o secretário de Assistência Social, Elias Souza.

NOVAS OPORTUNIDADES

Jaqueline Vogado perdeu o emprego durante a pandemia e, para garantir a renda, começou a vender pães caseiros para os vizinhos. Para se aperfeiçoar, decidiu fazer o curso de panificação e, em poucos, já começou a ter resultados.

“Quando vi a chance de um curso nessa área, não perdi tempo e corri para me inscrever. Eu adorei tudo o que me ensinaram e aperfeiçoei as receitas. Hoje eu já tenho mais encomendas por conta disso”.

Ela não pretende parar de ampliar os conhecimentos. Já se matriculou no curso de Elaboração de Salgados e ainda irá fazer o de doces. “Quero entrar nesse mercado de trabalho e mudar de vida. Minha carteira de trabalho sempre foi preenchida como auxiliar de serviços gerais e limpeza, mas agora vou navegar em uma área que pode ser muito melhor”, garantiu Jaqueline.

Para Florentin e Norberta Martinez, o aprendizado foi em família. Além do casal, o filho e a nora também se formaram no curso de panificação. O sonho agora é continuar a parceria e montar uma padaria.

“Esse ramo da gastronomia nunca vai entrar em crise. Foi uma oportunidade boa para todos, porque agora cada um vai usar o que aprendeu e um dia, se Deus quiser, teremos o nosso próprio negócio. Mas desde já vamos trabalhar com o ramo e aprender mais”, disse Florentin.

NOVOS CURSOS

A partir de segunda-feira (9), serão abertas vagas remanescentes para os novos cursos profissionalizantes. Os interessados devem se apressar, pois das 180 vagas, 150 já foram ocupadas. O pré-requisito para a matrícula é ter 16 anos e, no mínimo, o Ensino Fundamental II incompleto. As inscrições vão até o dia 16 de agosto.

São ofertados os seguintes cursos: Assistente Administrativo, Aperfeiçoamento em Recursos Humanos, Modelagem em Costura para Roupas Íntimas, Modelagem em Costura para roupas de ginástica, Refrigeração, Pacote Office, Elaboração de Salgados, Elaboração de Doces e Fabricação de bolos e pães naturais e integrais.

Pessoas do grupo prioritário ainda podem fazer as inscrições. Para isso, é necessário estarem inscritas no Cadastro Único ou serem beneficiárias de programas do Governo Federal, como o Bolsa Família. Elas podem ser feitas em um dos cinco CRAS do município.

Cada turma terá no máximo 20 alunos (as). As aulas para seis cursos iniciam no dia 30 de agosto na sede do Senai (Rua Perdigão, 58 – Vila A), e no dia 19 para os cursos de culinária, ofertados na Carreta do Conhecimento, estacionada na Rua Barão do Rio Branco.

“Ficamos muito felizes com o retorno que estamos tendo nessas inscrições. Muita gente está disposta a mudar de vida e aprender. Essa é a chance pra eles, em cursos gratuitos e com profissionais dispostos a ensinar”, comemorou o diretor de Gestão da Secretaria de Assistência Social, André dos Santos.

(Da Redação com AMN)

 

leave a reply