Educação Ambiental: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE AÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE CISTERNA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO IGUAÇU

A atividade integra as ações de educação ambiental que serão realizadas até a próxima quinta, 26 de janeiro.

Começou nesta segunda-feira (23) a semana de oficinas coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para educação ambiental. A primeira atividade contou com a participação de alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e integrantes do projeto Patronato Municipal para uma palestra e construção da cisterna no Centro de Educação Ambiental do Iguaçu (CEAI).

Sabrina Elizabeth, 18 anos, conta que a ação proporcionou um importante conhecimento para a carreira que pretende seguir dentro da área ambiental e de consultoria.

“Um conhecimento como esse contempla toda a área de técnico em meio ambiente, como um diferencial para quando for exercer a profissão. Cisternas são obras muito buscadas por empresas, para cumprir esse papel de preservação do meio ambiente”, disse a estudante.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Educação Ambiental, Roseli Barquez, as atividades serão integradas. A cisterna será utilizada para regar a horta mandala, que será construída nesta terça-feira (24).

A horta será cultivada com hortaliças, plantas medicinais e Plantas Comestíveis não Convencionais (PANCs). “Montamos uma programação pensada para educar os participantes e fazê-los replicar os conhecimentos. Os participantes terão a oportunidade de obter conhecimentos teóricos e práticos ao acompanhar as fases de cada uma das atividades: construção de cisterna, horta mandala e recuperação de nascente”, afirmou Roseli.

Parceiros de trabalho

As atividades acontecem até o dia 26 de janeiro e integram as atividades do Convênio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itapu – Linha Ecológica: Educação para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território.

O Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional e o Consórcio da Segunda Ponte Brasil/Paraguay também são parceiros na organização. Para o secretário interino de Meio Ambiente, Jorge Pegoraro, a parceria da Prefeitura com os parceiros enriquece a atividade.

“São aliados que deixam o trabalho ainda mais completo, pois empregam os conhecimentos a favor de um bem comum. Ao promover ações de educação ambiental, contribuímos para a formação de uma sociedade mais consciente, principalmente quando trabalhamos com jovens”, frisou Pegoraro.

Ações ambientais

Dentre os participantes estão: Técnicos das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVR), catadores de materiais recicláveis da UVR Campos do Iguaçu, alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Associados da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia de Foz do Iguaçu (ADERE).

Além da construção de cisterna nesta segunda-feira (23) e horta mandala na terça-feira (24), na quarta-feira (25) será realizada a oficina de recuperação de uma nascente do rio M´Boicy, localizada próxima da conexão da Rua Tibagi com Rua Capiaribe, Campos do Iguaçu.

 

 

(Da Redação com AMN/Assessoria)

leave a reply