Foz do Iguaçu: MORTOS POR COVID JÁ SÃO 958 NO MUNICÍPIO

Um novo decreto deverá ser anunciado pelo prefeito Chico Brasileiro nesse começo da semana, estendo as medidas restritivas até o fim do mês.

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou neste domingo, 13/06/2021, 41 casos de covid-19. No total, são 38.967 casos da doença no município desde o início da pandemia. Destes, 37.404 pessoas já estão recuperadas. Dos 41 novos casos, 19 são mulheres e 22 homens, com idades entre 13 e 67 anos. Entre eles, 39 estão em isolamento domiciliar e 2 internados. Do total de casos ativos, 409 pessoas estão em isolamento domiciliar com sinais e sintomas leves e 196 pessoas estão internadas.

ÓBITOS

Foz do Iguaçu registrou 4 óbitos em consequência da covid-19. As vítimas são 2 mulheres de 85 e 69 anos e 2 homens de 59 e 59 anos. No total, são 958 mortes pela doença no município desde o início da pandemia. As estimativas apontam que ainda neste mês, Foz do Iguaçu passará de 1.000 mortos. Um novo decreto deverá ser anunciado pelo prefeito Chico Brasileiro nesse começo da semana estendo as medidas restritivas até o fim do mês, seguindo o que o Governo do Estado definiu.

CONFIRA O GRÁFICO OFICIAL COM NÚMEROS DA COVID EM FOZ:


VACINAÇÃO 

A corrida pela vacina continua. Nesta  segunda-feira (14) prossegue a vacinação da população em geral a partir dos 50 anos e profissionais de saúde a partir de 35 anos. O agendamento já está disponível no site (vacinacao.pmfi.pr.gov.br). A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que aplicou 113.242 doses de vacina contra a covid-19 até este sábado (12), sendo que 27.027 pessoas já receberam as duas doses, para garantir a imunização.

Também seguem sendo vacinados os públicos prioritários, que não precisam fazer o agendamento prévio. As doses serão aplicadas em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Conforme nota técnica enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA), a Secretaria Municipal de Saúde irá retomar a vacinação de gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, que são consideradas grupos prioritários. Ainda conforme a nota, esse grupo deverá receber as vacinas Pfizer ou Coronavac.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE 

Os profissionais de saúde a partir de 35 anos das seguintes profissões poderão receber a vacina: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionista, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Eles devem levar a carteira do Conselho de Classe, certidão ativa no Conselho de Classe, comprovante de residência e cartão SUS (se tiver).

GRUPOS VACINADOS

Seguem sendo vacinados profissionais de saúde, que também devem fazer o agendamento pelo site, forças de segurança e salvamento, e forças armadas, mediante lista enviada pelas corporações, e trabalhadores do transporte aéreo. Os grupos prioritários podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para aplicação das doses. Esse grupo inclui pessoas acima de 60 anos, com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente grave e trabalhadores da educação (ensino básico e superior).

(Da Redação com AMN)

leave a reply