Foz do Iguaçu: COM QUASE 1 MIL MORTES, “CAIXA PRETA” DA SAÚDE COMEÇA A SER ABERTA NA CÂMARA DE VEREADORES

Requerimento com pedido de dados detalhados dos gastos do dinheiro para enfrentamento da Covid foi aprovado no Legislativo, em meio a silêncio das lideranças da base de apoio do prefeito.

Na sessão desta terça-feira, 15 de junho, da Câmara de Foz do Iguaçu, aconteceu uma votação bastante enigmática, e que não pode passar despercebida. Com quase mil mortes na cidade, os vereadores não aguentaram o rojão e tiveram que começar a abrir a caixa preta dos gastos com a Covid-19 na prefeitura.

Um requerimento apresentado pelo vereador Ademilson Galhardo foi aprovado por 13 votos e em meio a um silêncio absoluto no plenário por parte das lideranças do grupo de apoio ao prefeito Chico Brasileiro. A proposição do vereador exige que em 30 dias o prefeito informe ao Legislativo detalhadamente quanto recebeu do Estado, da União e da Itaipu Binacional para o enfrentamento da pandemia. Também é preciso apresentar todos os gastos até o momento.

A situação é delicada justamente no momento em que o Senado Federal abriu uma CPI para passar a limpo esse assunto em nível nacional. É compreensível que essa pressão aumentou em cima do Poder Legislativo local principalmente diante dos rumores de que Foz do Iguaçu recebeu mais de R$ 100 milhões para medidas de combate ao vírus.

Questionamentos

O requerimento de Galhardo pede respostas para as seguintes perguntas em relação as verbas públicas que entraram nos cofre município na gestão Chico Brasileiro/Rosa Jerônymo (foto ao lado): Quais os valores recebidos unitariamente pelo Município de cada um dos órgãos citados (Estado, União e Itaipu)?; Qual o valor do montante recebido pelo Município até a presente data?; Do valor recebido até a presente data, quanto já foi investido?

Onde e como foram investidos os valores recebidos?; Detalhar, em planilha, onde cada recurso foi utilizado, observando comprovação de gastos através de emissão de notas fiscais; Detalhar, em planilha, os insumos e equipamentos que foram adquiridos, e qual forma de aquisição; E detalhar também pesquisa de mercado e valor efetivamente pago pelos insumos e equipamentos.

“Esses questionamentos buscam tão somente a transparência no que tange ao direcionamento dos recursos recebidos, dada a situação de dificuldade observada no setor econômico, sanitário e de saúde em Foz do Iguaçu”, consta na justificativa do vereador.

Ao defender a aprovação do requerimento, Galhardo afirmou: “Não quero duas linhas explicando. Quero saber a entrada, a saída, quero saber também pesquisa de mercado, tudo que foi adquirido, comprado com verba pública, têm parâmetro no mercado? Quero saber inclusive com notas fiscais”, avisou.

O vereador apontou que não adianta a prefeitura dizer que está tudo lá no Portal da Transparência, “No Portal da Transparência, como alguém disse aqui, aquilo ali é uma Enciclopédia. Tem que fazer um curso na Nasa para poder entrar lá (e obter os dados). Foi o Cabo Cassol que falou né? Eu também concordo! Podia ser A ou B, é isso ou aquilo, mas enfim, até o tal do Compliance é uma piada de péssimo gosto”, criticou Galhardo.

Pano Quente

A vereadora Anice Gazzaoui do PL (foto ao lado) da base de apoio do prefeito Chico Brasileiro, é tida como pré-candidata a deputada no grupo de Chico Brasileiro, tentou “aliviar a barra”. No pronunciamento durante a sessão, não debateu as questões pertinentes e sequer explicou porque uma Comissão Especial da Covid criada há cerca de 2 meses, e que foi proposta pela vereadora, não tomou as medidas agora tomadas por iniciativa individual do vereador Galhardo.

Segundo consta, a ainda inoperante Comissão Especial criada por Anice, teria sido criada para travar a pauta e impedir CPI contra o prefeito,  e com a inoperância da comissão, abriu-se brecha para o esperto vereador Galhardo “nadar de braçadas”, aproveitando-se da desarticulação das lideranças do prefeito no Legisaltivo.

Aliás, não seria a primeira vez, segundo nossas fontes, que Anice, apelida pelo ex-vereador Vitorassi de “Naja Cuspideira”, senta em cima de Comissão para, ainda segundo fontes do IGUASSU News, “…negociações políticas não repuplicanas…”.

“Dias antes da campanha eleitoral para prefeito, ela (vereadora Anice) comandava uma Comissão de Saúde e afirmava que estava com toda documentação pronta para pedir o afastamento do prefeito Chico e do vice Bobato, que era Secretário de Saúde na época…”, disse a fonte do IGUASSU News para corroborar a afirmação de que a vereadora usaria Comissões do Legislativo para benefício próprio.

“Fez ameaças até que do dia para noite mudou tudo. Havia concordado com o relatório que apresentava as irregularidades e incriminava o prefeito e o vice, mas de repente, como num toque de mágica, passou a defender um relatório em separado para que tudo terminasse em pizza, como de fato ocorreu. O relatório em separado foi assinado por ela e pelo vereador Narizão, outro capacho do prefeito, atualmente com pessoa da família nomeada na prefeitura”, disse indignado um ex-vereador, fonte do IGUASSU News para esta matéria.

“De oposição, Anice pulou para a situação num piscar de olhos, passando a defender com unhas e dentes a reeleição do atual prefeito. Atualmente, a vereadora faz parte na Câmara da chamada turma do ‘Amém Chico’ e vota de olhos fechados em todos os projetos e demandas de interesse do prefeito. Em troca, indicou pessoas para assumir cargos na prefeitura, tudo pago com dinheiro público.”, concluiu o ex-vereador que pediu para não ser identificado.

Posicionamento

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Patrício (PSD), se manifestou sobre o requerimento (249/2021) quanto a compra de vacinas de covid-19, notadamente sobre proposição questionando qual número de doses adquiridas pelo Consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos, qual origem dos recursos; quais os valores pagos por doses e previsão de entrega dos imunizantes.

“A vacina demorou, mas depois acabou sendo enviada para todo país. Foz está sendo privilegiada porque a gestão municipal está dando a rapidez na logística. Os Estados Unidos querem mandar algumas vacinas para cá e com certeza Foz vai pleitear esse recebimento. Poucas cidades do Brasil têm a logística pronta, preparada e certamente Foz deverá ser contemplada”, disse o presidente do Legislativo.

 


CONFIRA OS ÚLTIMOS NÚMEROS DA TRAGÉDIA DA COVID EM FOZ:

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou nesta terça-feira, 15/06/2021 (vide gráfico acima),  registrou outros 4 óbitos em consequência da covid-19. As vítimas são 3 homens de 83, 84 e 85 anos e 1 mulher de 57 anos. No total, são 967 mortes pela doença no município desde o início da pandemia.mais 196 casos de covid-19.

No total, são 39.216 casos da doença no município desde o início da pandemia. Dos 196 novos casos, 97 são mulheres e 99 homens, com idades entre 4 meses e 87 anos. Entre eles, 187 estão em isolamento domiciliar e 9 internados. Do total de casos ativos, 440 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 169 estão internadas.

(Da Redação)

leave a reply