A nova ciclovia de 2,8 km no canteiro central da Avenida Andradina, entre os bairros Cidade Nova e a Vila A, muito em breve poderá ser aproveitada pelos ciclistas de Foz do Iguaçu. As equipes da empresa contratada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu estão atuando em três diferentes pontos da via e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos nas próximas semanas.
Na tarde de quarta-feira (16), a empresa responsável pela execução dos serviços atuava de forma simultânea em três pontos nos trabalhos de pavimentação, preparação da base e também nos acabamentos de meio-fio em um dos trechos.
Após a conclusão, a ciclovia possibilitará, por exemplo, o ciclista sair da Vila C, passando pelos bairros Cidade Nova e Jardim Ipê, para chegar ao centro comercial da Vila A. Outro trajeto possível é sair da Vila A, passando pelas avenidas Andradina, Tarquínio Joslin dos Santos e Tancredo Neves, para ir ao Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu.
O investimento da Prefeitura de Foz do Iguaçu na obra é de R$ 970 mil e atende antigas reivindicações da comunidade por melhorias na mobilidade urbana da região.
MALHA CICLOVIÁRIA
Foz do Iguaçu conta atualmente com mais de 50 quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas. Ampliar a malha cicloviária da cidade é um compromisso da gestão municipal. Em breve, o Município deve implantar novas redes de ciclovias, inclusive na Avenida Juscelino Kubitschek, uma das principais vias da cidade.
Além das ações da Prefeitura, a Itaipu Binacional também está investindo na implantação de ciclovias na Avenida Tancredo Neves, e no entorno da área florestal onde passa o Arroio Jupira, na Vila A.
NOVAS ÁREAS DE LAZER E ESPORTE NOS BAIRROS DE FOZ SÃO APROVADAS PELOS MORADORES
Investimentos em espaços como campos de futebol e praças, feitos pela Prefeitura, dão cara nova aos bairros e incentivam a prática esportiva.
A nova Praça do Jardim Nacional se tornou o local preferido para Saionara Ferreira passar as manhãs com o filho. Mesmo durante os dias mais frios, ela faz questão de ir até o local para brincar com o pequeno e aproveitar o espaço, que já ganhou um campo de futebol comum e com gramado sintético, academia da terceira idade e em breve receberá também um playground.
“Um espaço como esse dentro do bairro é muito importante para nós. Além de vir brincar com o meu filho, também faço ginástica e aproveito tudo o que posso. É um local seguro, bem arborizado, espaçoso e completo”, disse a moradora.
O local é apenas um exemplo da série de investimentos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer em áreas esportivas e praças públicas de Foz do Iguaçu. Os espaços de lazer para a comunidade incluem campos de futebol, quadra de areia ou praças completas.
“O esporte está ligado com a saúde. Investir em espaços para a população fazer exercícios é essencial para a qualidade de vida dos moradores, que podem aproveitar de forma gratuita os locais planejados para atender diversas demandas”, disse o secretário Antonio Sapia.
ESPAÇOS PADRONIZADOS
Os espaços foram construídos ou reformados para atender aos padrões necessários de uso, como campos com traves, alambrados, arquibancadas, bancos de reservas e praças com mesas para jogos, academias ao ar livre e playground.
No bairro Cidade Nova, o campo de futebol está na fase final e deve ser entregue em poucas semanas. Segundo Edinaldo dos Santos, presidente da Associação dos Moradores, a conquista representa um novo capítulo para o bairro.
“Quando vemos um espaço assim já começamos a pensar em como utilizá-lo da melhor forma possível, criando projetos, campanhas e trabalhos que envolvam a comunidade para esse bem comum. A região fica muito valorizada e todos ganham”, celebrou.
INTEGRAÇÃO
A menos de 500 metros do campo da Cidade Nova está a Praça do Jardim Almada, outro espaço amplo que já recebe os moradores para aproveitar toda a estrutura padrão.
A conquista foi celebrada pelo morador José Ferreira, principalmente por conta dos jovens do bairro. “Lugar de jovem não é a rua, eles precisam estar em atividades com outros jovens e ocupar a cabeça com diversões nos lugares onde moram. Isso vai nos ajudar muito”, disse.
Essa proximidade entre os espaços faz parte do planejamento da secretaria, conta Sapia. A intenção é integrar espaços e garantir que todas as regiões sejam contempladas.
“Quem anda pelos bairros já consegue encontrar academias, campos e praças espalhadas, tanto as que já estão finalizadas como as que ainda estão em construção. Era isso o que queríamos, uma cidade conhecida também pelo esporte e pela boa vida da população”.
COBERTURA DE TODA A CIDADE
Entre outros destaques de espaços esportivos finalizados ou em fase de construção pela administração municipal está o playground recém-inaugurado no Conjunto Libra, bem como a academia da terceira idade e os equipamentos para a prática de calistenia instalados no bosque do bairro; campo sintético na Vila Borges; construção de uma nova praça no Jardim Dona Leila; reforma das quadras poliesportivas do Morumbi; e campo de futebol com alambrados e arquibancadas no Morumbi 3.