Imunizantes: VACINAÇÃO BIVALENTE CONTRA A COVID-19 COMEÇOU HOJE NAS UNIDADES DE SAÚDE

Nesta primeira fase da campanha, serão imunizados os idosos acima de 70 anos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos que tenham pelo menos duas doses com vacinas monovalentes.

A Secretaria Municipal da Saúde deu início, nesta segunda-feira (27), a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 com doses do imunizante da Pfizer. Todas as 29 Unidades Básicas de Saúde ofertam a vacinação e não é necessário agendamento.

Nessa primeira fase, conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde, estão incluídas as pessoas idosas acima de 70 anos, pessoas residentes em instituições de longa permanência e trabalhadores dessas instituições, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas e imunocomprometidas.

Para receber essa dose, é necessário ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico).

Imunocomprometidas: Pessoas com imunodeficiência primária grave; pacientes oncológicos; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; pessoas que façam uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Veja a ordem de vacinação desta primeira etapa:

Fase 1 (27/02): Pessoas com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2 (06/03): Pessoas de 60 a 69 anos;
Fase 3 (20/03): Gestantes e puérperas;
Fase 4 (17/04): Profissionais da saúde.
Fase 5 (17/04): Pessoas com deficiência permanente (a partir dos 12 anos), população privada de liberdade (a partir dos 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional.

 

 

(Da Redação com AMN)

leave a reply